top of page

Mercado - Mattos Racing


A Sportsco é uma empresa de distribuição de produtos e acessórios para a prática de esportes de ação, fundada em 2014 pelo experiente empresário Pérsio Mattos, com mais de 30 anos de atuação no setor motociclístico. É focada no motociclismo e ciclismo, para praticantes de todos os níveis, buscando oferecer tudo que o piloto do on e off-road necessita. Distribuindo grandes marcas internacionais, como Fly, POD, Sidi, 100% e Airoh, entre outras, e também da Mattos Racing, com produtos nacionais de alta qualidade. A empresa está localizada na cidade paulista de Mogi das Cruzes.


A Sportsco está presente também nas competições, apoiando pilotos e equipes. Nesta temporada, ela tem parceria com grandes nomes do esporte, como o campeão brasileiro de motocross, Fábio Santos, com a Sidi, 100% e POD. "É bom trabalhar com pessoas que têm o mesmo objetivo que eu, de ser bem-sucedido, buscar evoluir e estar no topo. A Sportco tem esses objetivos. Já tenho alguns anos de parceria com a Sportsco, utilizando as marcas 100%, POD e recentemente a Sidi. Segurança em um esporte de alto risco é tudo, e essa empresa não mede esforços quando o assunto é me deixar bem equipado, com os melhores equipamentos do mercado", afirma Fabinho.


Com a Mattos Racing não é diferente. Nesta nova temporada, a marca é parceira de equipes e pilotos, e aproveitamos que os campeonatos nacionais estão começando para conversar com o fundador e amigo Pérsio sobre a temporada, apoios, produtos e muito mais sobre a Mattos Racing. Acompanhe essa entrevista especial e saiba mais sobre uma das marcas de destaque nacional.


DA – No ano passado, a Sportsco completou 10 anos no mercado nacional. Como avalia a primeira década da marca?

Em primeiro lugar, quero agradecer à Dirt Action pelo espaço. Dez anos é uma data muito importante. Ao alcançar essa marca, conseguimos ter uma boa avaliação do trabalho e dos objetivos alcançados. Acredito que tivemos um bom caminho, com muita dedicação e empenho para chegarmos até aqui. A avaliação que faço é super positiva, conseguimos consolidar marcas, trazer novas marcas para o mercado e introduzir nossa marca própria, a Mattos Racing, com muito sucesso.


Quais foram os maiores desafios nos primeiros anos?

Inicialmente, o maior desafio foi a questão financeira. Como trabalhávamos com produtos importados, tinha a questão da importação, com o dólar podendo gerar um fluxo de caixa negativo: pagava antes de receber e faturava com prazo aos clientes. Administrar esse fluxo não foi fácil.


A empresa representa grandes marcas internacionais, como a 100%, Airoh, Fly, Sidi e outras. Como tem sido a aceitação do público brasileiro dos produtos dessas empresas? Qual é o carro-chefe em vendas?

Estas são marcas muito conhecidas no Brasil e no mundo. O consumidor busca essas marcas premium. Talvez a Airoh seja o carro-chefe, não em quantidade, mas em valor, pois trata-se de produtos com valores agregados maiores. Em quantidade, seguramente a 100% toma a liderança. E, correndo por fora, a Mattos Racing, que não para de crescer. Já teve meses que ela assumiu a liderança.


Dois anos depois da sua fundação, a Sportsco lançou a marca própria, Mattos Racing. O que levou seguir esse caminho?

Lembra do fluxo de caixa? A Mattos, sendo uma marca nacional, fabricada por nós, ajuda a minimizar o fluxo. O preço também foi fundamental para partirmos nessa direção, buscando um consumidor que quer um bom produto com preços mais acessíveis.


Atualmente existem muitas empresas nacionais de equipamentos. Como a marca lida com a concorrência e como ela está no mercado nacional?

Temos uma forte penetração nas lojas que confiam na Sportsco, que gostam de trabalhar conosco e acreditam em nosso trabalho. Isso, associado a um bom equipamento de ótimo custo-benefício, sem contar o grande investimento de marketing que fazemos com as equipes, como a 595, Caio Lopes, TM, Mattos Racing Team etc. Tudo isso é fundamental para os excelentes resultados que estamos tendo nas lojas de todo Brasil. A concorrência não é meu foco. Procuro fazer meu trabalho, posicionar bem meus preços e entregar um equipamento de melhor custo-benefício. Naturalmente, os clientes percebem isso, e a busca por produtos da Mattos Racing é crescente.


Tendo mais de 30 anos de experiência no setor, como avalia a evolução do mercado e do esporte? 

O mercado de off-road no Brasil não teve uma grande evolução em número de usuários. Tivemos grandes evoluções nos campeonatos, principalmente no motocross nacional, que hoje é muito forte e competitivo. Mas o mercado não cresceu muito. Eu acredito que falta muito uma estratégia para fomentar as categorias de base. Nosso formato de competições não favorece o surgimento de novos adeptos. Mas isso é um assunto para uma outra oportunidade.


A empresa está presente nas competições, apoiando pilotos e equipes. Quem vocês estão patrocinando neste ano?

A Sportsco é uma empresa que apoia muitos pilotos. Temos uma clara consciência disso. Para 2025, além dos atletas que já apoiávamos, como o Caio Lopes, Fábio Santos e Stephen Rubini, estamos apoiando a equipe Kawasaki, com o Frank, a equipe Belco, com o Fernando, e muitos pilotos das categorias de base, como o Enzo Fialho, Heitor Mattos, Henrique Spinasse. E a equipe Diva, do Fabio no enduro, com o Patrik Capila, Machito (Humberto Martin) e Muguinho (Renato Paz), a equipe Mattos Racing, além de pilotos experientes, como Leandro Silva e Jean Ramos. Temos ainda muitos outros pilotos importantes que apoiamos. Também temos atletas de motovelocidade, como o Eduardo Burr, Gui Brito, João Carneiro e Flávio Trevisan. São muitos pilotos e peço desculpas se deixei de citar algum.


Falando sobre patrocínio, o supercampeão brasileiro Fábio Santos faz parte dos pilotos apoiados pelas marcas da Sportsco. Como é trabalhar com o Fabinho?

Fabinho é um piloto diferente. Ele nos representa muito bem e precisa de um equipamento de ponta, o melhor. Ele não abre mão de usar botas Sidi, óculos 100% e joelheiras Pod. Sua performance e segurança é fundamental. Trabalhar com ele é muito gratificante, pois nos mostra que estamos no caminho certo. E diante de tantos estrangeiros aqui, nossa torcida fica ainda maior.


E teremos novidades da empresa em 2025?

Claro! Não podemos parar. A linha Mattos não para de crescer, agora com duas linhas de capacetes, novas luvas, conjuntos básico e uma linha Pró, mais adequada aos pilotos de ponta, e novidades que estão em desenvolvimento e ainda não posso falar. Mas os clientes podem ficar atentos, pois coisas boas vêm aí. Os lançamentos internacionais também vão acontecer e estamos tomando todas ações necessárias para que os brasileiros tenham acesso aos lançamentos no mesmo momento que são lançados lá fora. Nós merecemos isso, né? Por último, podem contar com a Sportsco, pois continuaremos nosso apoio ao esporte, a pilotos e aos consumidores, trazendo tecnologia, segurança e custo-benefício a todos.


Commentaires


PRO TORK.jpg
image (34).jpg
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
unnamed.jpg
1200x1200.jpg
bottom of page