• DirtAction

Honda CRF 450RX - Teste


Fotos Idário Café

A própria Honda informa que este modelo é a união da leveza e agilidade da “R” e a versatilidade da “X”. Ela apresenta praticamente o mesmo visual da linha motocross, apenas o tanque de combustível que é maior e mais saliente. Os grafismos também são inetados diretamente nos plásticos, oferecendo maior durabilidade, e o vermelho tradição Honda deixa este modelo bem esportivo e agressivo, que combinado com o preto, encontrado nos protetores do disco dianteiro, motor e do pinhão deixa a motocicleta mais bonita.

O motor é o tradicional monocilíndrico 4 tempos, com comando único, denominado Unicam, com refrigerção líquida, 449,7 cilindradas, câmbio de cinco velocidades, injeção eletrônica progamada PGM-FI, que oferece a potência máxima 64,7 cv a 9.500 rpm e torque máximo de 5,47 kgfm a 7.500 rpm. O sistema de escapamento é formado por curva e dois silenciadores, tradicional dos modelos da Honda, apesar que isso pode mudar na próxima versão da motocicleta de motocross, já que como vocês acompanharam na edição passada, a equipe oficial apresentou sua nova motocicleta para a temporada 2020, e ela foi totalmente renovada e com somente uma ponteira.


O chassi é o mesmo da 450R, semi berço duplo construído em alumínio, sendo que o sistema de suspensão utiliza garfo telescópico com óleo e mola e curso de 305 mm, e na traseira, monoamortecedor com sistema Pro-Link e curso de 312 mm. Para parar essa máquina, na dianteira disco simples de 260 mm de diâmetro e na traseira 240 mm. Mantendo as características do modelo de motocross, a 450RX apresenta partida elétrica, sistema eletrônico de mapeamento e controle de largada, que aciona a ECU para garantir total aproveitamento da tração.


Como este modelo é dedicado ao off road, ela apresenta tanque de combustível com maior capacidade, 8 litros, diferente do modelo de motocross, e seu peso (seco) é de 110 kg. E diferente do modelo “R”, este apresenta rodas com aros de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira, normais no segmento off road.


Comportamento - Como outros modelos da marca Honda, a 450RX apresenta bom posicionamento e apesar do tanque maior oferece boa mobilidade e dirigibilidade em todas as condições extremas. Tradicionalmente as motocicletas Honda oferecem facilidade na pilotagem, e esse modelo não foge à regra, permitindo ao condutor realizar manobras rápidas, assim como nas curvas, mesmo as mais fechadas. Durante os testes, passamos por sessões de trilhas fechadas com curvas, e ela foi bem ágil e fácil de se manobrar.

Você tem controle total com ela, permitindo abusar na pilotagem, mesmo os pilotos mais experientes, vão gostar do comportamento desta motocicleta da Honda. E caso você se defronte com saltos, ela se comporta de forma adequada, ultrapassando com propriedade e transmitindo mutia segurança na condução. Esta sua grande agilidade contribuiu nas trechos com mata fechada com árvores ou grandes galhos, ultrapassando esses obstáculos de forma bem fácil e traquila.


O sistema de suspensão também foi outro item que agradou nosso piloto de teste, como disse anteriormente, mesmo nos momentos dos saltos. O comportamento se mostrou suave e progressivo, copiando bem as imperfeições do terreno e buracos, mesmo nas ultrapassagens em obstáculos comuns no off road, como raizes, pedras entre outros. Tanto a dianteira como a traseira apresentaram grande equilíbrio e muita estabilidade, oferecendo muita confiança e segurança na pilotagem, mesmo em trechos com o piso mais liso. Também se apresentou eficiente o sistema de freios, muito utilizado no off road. Eles não exigem muito esforço e são precisos, permitindo uma pilotagem confiável e segura.

O motor é outro item de grande destaque nesta motocicleta. Apesar de ter como base o modelo de motocross, que tem respostas rápidas e fortes, na “RX” ele se apresenta mais suave e progressivo, mas sem perder a força. Esta motocicleta é dócil, apesar dos mais de 400 centímetro cúbicos, e mesmo para os pilotos menos experientes, ele oferece controle na condução, dificilmente você vai tomar sustos com esta máquina campeã. A entrega de torque é bem sensível, e os mapas oferecem diversidade no comportamento do motor, e com certeza você vai encontrar o mais adequado para a sua tocada. Em nenhum momento nossos pilotos de testes se sentiram “passageiro” da motocicleta, tamanho o comportamento progressivo deste motor.

Fim do teste e a certeza de ter acelerado uma motocicleta verdadeiramente campeã. A nova Honda CRF 450RX manteve suas grandes características da versão anterior e apresentou poucas mudanças mas que foram significativas no seu comportamento e desempenho. Lembrando que esta campeã brasileira é comercializada pelo valor de R$ 46.790,00, base São Paulo e sem frete, e já está disponível na rede de concessionárias da Honda. Então, se você é um fã do off road, curte trilhas aos finais de semana, ou compete, tenha certeza que ao adquirir este modelo vai estar de posse de um grande equipamento, que tem a chancela de campeã brasileira de rally. O que mais você procura?

ESPECIFICAÇÕES

Motor Monociclíndrico, OHC, refrigeração líquida

Cilindrada 449,7cc

Alimentação Injeção eletrônica PGM-FI

Transmissão 6 velocidades

Chassi Berço semi duplo de alumínio

Suspensão dianteira Garfo telescópico, convencional, curso 305 mm

Suspensão traseira Monoamortecedor Pro-Link, curso 312 mm

Freio dianteiro Disco simples, 260 mm

Freio traseiro Disco simples 240 mm

Tanque de combustível 8l

Peso (seco) 110kg

Preço (sem frete) R$ 46.790,00



REVISTA DIRT ACTION

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram