Top Bike - Yamaha WR 450F - Gabriel "Tomate" Soares
- DirtAction
- há 4 horas
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Gabriel "Tomate" Soares estreou na equipe Yamaha IMS Rally nesta temporada e, apesar de contar com tudo novo, motocicleta e equipe, não se intimidou e garantiu o título brasileiro. Em suas mãos estava a poderosa WR450F, que apresentamos com exclusividade. Confira os segredos e detalhes desta motocicleta que contribuiu para o pentacampeonato brasileiro da Yamaha!
Mudanças são sempre complicadas, afinal de contas, depois de nos acostumarmos com algumas situações, sempre é difícil recomeçar algo. E quando o assunto é se transferir para uma nova equipe de competição para acelerar uma nova motocicleta, penso que tudo é ainda mais difícil, pois competição exige muito preparo e longos testes com a equipe e motocicleta para se chegar no acerto ideal. Mas existem casos que isso não prejudica os resultados do piloto, apesar dos desafios.

E foi isso que aconteceu com Gabriel "Tomate" Soares, que depois de anos competindo pela Honda, neste ano se transferiu para a Yamaha, e teve que se adaptar à nova equipe em claro, à nova motocicleta, a WR450F. Mesmo assim, ele se mostrou confortável com as mudanças. Apesar de iniciar a temporada do Brasileiro de Rally com "apenas" o terceiro lugar no RN 1500, ele venceu as provas seguintes, Minas Brasil e Jalapão, confirmando que se adaptou rapidamente às novidades.
O Sertões não foi como o esperado, enfrentando problemas que prejudicaram seus resultados, mas foi para a última prova, no Tocantins, onde se consagrou campeão da principal categoria com o segundo lugar na prova. Em suas mãos, a poderosa e rápida Yamaha WR450F, que recebeu toda a atenção da equipe para proporcionar ao piloto as condições necessárias para entrar na batalha pelo título, mesmo em seu primeiro ano na Yamaha.

O modelo de série tem como plataforma a vencedora YZ450F. Nela encontramos o motor “invertido” monocilíndrico de 450cc, 4 tempos, com 4 válvulas, DOHC, injeção eletrônica, refrigeração líquida, câmbio de 5 marchas, suspensão Kayaba, com garfo invertido de 300 mmde curso e monoamortecedor traseiro que gera 306 mm de curso na roda, freios a disco de 270 mm na dianteira e 240 mm na traseira, tanque de combustível de 7,4 litros. O peso (líquido) anunciado da motocicleta é 117 kg.
Mas agora apresentamos a motocicleta campeã, que tem oferecido à equipe e aos pilotos cinco títulos consecutivos. E para sabermos mais sobre essa máquina vencedora, para conhecermos seus atributos, conversamos com a Yamaha. Acompanhem a seguir as mudanças realizadas nesta motocicleta que com certeza fizeram a diferença dentro dos circuitos do Brasileiro. O depoimento é do próprio campeão brasileiro, Gabriel Tomate.

"Como as competições de rally, tanto o Sertões como o Brasileiro de Rally Raid, exigem maior autonomia de combustível e também por cada piloto ter um estilo de pilotagem diferente, alguns ajustes foram feitos nesta motocicleta. Incluímos um tanque de combustível com maior capacidade, de 12 litros, e dois tanques auxiliares, um de 8 litros e outro de 6 litros (traseiro).

O motor recebeu um sistema de escapamento da marca Akrapovic, proporcionando melhores respostas. E para maior estabilidade, instalamos um amortecedor de guidão da marca Scott. Na relação, um conjunto Durag, com 14 dentes no pinhão e 49 na coroa. A suspensão foi trabalhada pela Negretti Preparações, baseada no meu estilo de pilotagem. E, para finalizar, utilizamos pneus Borilli", completa Tomate.
Enfim, deu para perceber que as mudanças não foram tantas e que a equipe manteve muitas especificações originais, o que sinaliza a qualidade do modelo de série nas competições.
Fotos Doni Castilho e Davi Arduino/Yamaha






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