Top Bike - KTM 450 SX-F - Chase Sexton
Chase Sexton conquistou seu primeiro título do AMA Supercross nas 450cc pilotando uma Honda na temporada passada e se transferiu para a KTM nesta temporada, quando garantiu seu primeiro título no AMA Motocross nas 450cc, acabando com um jejum de dez anos da marca neste campeonato. Para isso, ele contou com a rápida e vencedora KTM 450 SX-F, que apresentamos nesta edição.
Sexton sempre foi um candidato a títulos, desde a categoria 250, onde conquistou dois títulos do AMA Supercross, em 2019 e 2020. Quando se transferiu para a competitiva categoria rainha, a 450, continuou sendo um dos favoritos, e venceu o AMA Supercross no ano passado, pilotando pela equipe Honda oficial. Mas ele acabou se transferindo para a KTM neste ano e, depois de perder o título do Supercross, chegou ao motocross com chances de disputar o campeonato e fechou a temporada com o primeiro título no outdoor. Vale lembrar também que ele integrou a equipe vencedora do Motocross das Nações em 2022.
Desde os primeiros testes com a KTM 450SX-F, Sexton se mostrou confortável e rápido, sinalizando que se adaptou muito rápido com a nova motocicleta. Mas o que essa máquina vencedora ofereceu ao piloto americano para conquistar seu primeiro título no motocross da classe 450? Vamos analisar a sua motocicleta para descobrir alguns detalhes e segredos, lembrando que, diferente das motos oficiais no Mundial de Motocross, onde os protótipos e grandes preparações são aceitas, tudo é mais limitado nos campeonatos americanos.
Segundo a equipe, Sexton gosta de motor muito forte, e a equipe realizou muitas modificações para isso. Externamente, vemos carcaças de magnésio, comum nos modelos de fábrica. O sistema completo de embreagem foi substituído pelo da famosa marca Hinson, com discos e separadores especiais DDS, de maior funcionabilidade e durabilidade, hidráulica da Brembo, além de tampa que permite maior capacidade de óleo. Foi substituída também a bomba d'água, assim como as mangueiras dos radiadores, reforçadas e com maior capacidade. Internamente, o propulsor recebeu comando, válvulas, pistão, anéis e biela exclusivos, com maior performance e resistência. O câmbio de 5 velocidades foi trabalhado, assim como o cabeçote e o cilindro. O sistema de escapamento é da Akrapovic, todo de titânio.
O chassi com design de berço duplo central é reforçado e anodizado na cor laranja, recebendo protetores laterais e pequenas alterações depois de muitos testes na pré-temporada para acomodar melhor o Sexton, além de oferecer melhor dirigibilidade, com os suportes do motor sendo substituídos por modelos exclusivos em alumínio. Todos os parafusos são de titânio e aliviados, contribuindo para a redução do peso da motocicleta.
No quesito suspensão, a equipe informa que Sexton pede que ela seja equilibrada na frente e que a traseira não seja muito alta, pois ele busca o equilíbrio em todas as partes da pista, nas entradas e saídas de curva e mantendo a tração, uma tarefa que não é fácil. Ele gosta da frente mais rígida e um amortecedor um pouco mais macio. A KTM de Sexton apresenta garfo WP XACT Pro, com garfo de 50 mm com todos os itens internos substituídos e 310 mm de curso, assim como o amortecedor traseiro, que gera 300 mm de curso na roda e tem haste mais grossa e regulagens de alta e baixa velocidades exclusivas para a equipe oficial. O link também é exclusivo. As mesas que prendem o garfo são fabricadas pela própria KTM, em CNC, aliviadas, com ângulo diferente da original e anodizadas em laranja. O guidão Renthal Fat Bar, mais alto que o original, respeita a estatura de Sexton. As manoplas são dessa mesma marca.
OUTROS ATRIBUTOS - O sistema de freios é composto por pinças da marca Brembo (como no modelo original), mas trabalhados. Os discos são da Master, com 270 mm de diâmetro na dianteira e 220 mm na traseira. Na relação, coroa (na cor laranja) e pinhão são da Renthal e a corrente é DID (dourada). As rodas têm aros pretos DID DirtStar/LT-X, raios e niples (na cor laranja) mais resistentes e cubos em CNC da DID e também laranja.
Os protetores do disco dianteiro, do cilindro mestre do freio traseiro e motor são de fibra de carbono, da Akrapovic, mais leves e resistentes. Além de filtro de ar da Twin Air, gráficos Red Bull Factory Team da Decal Work, tampa do tanque de combustível em alumínio e capa de banco da marca Selle Dalla Valle, antiga parceira da KTM.
Sexton realmente contou com uma poderosa motocicleta para levantar o troféu de campeão do AMA Motocross neste ano, seu primeiro título, lembrando que a KTM não vencia a classe principal desde 2014, conquistado pelo piloto americano Ryan Dungey.
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