Teste exclusivo - KTM 250 SX-F 2025!

Confira teste exclusivo com a KTM 250 SX-F 2025 – e turbinada com acessórios especiais, como o sistema de escapamento Akrapovic, mesa X-Trig e outros itens. Confira como se comporta o modelo que foi campeão americano de supercross na temporada passada com o francês Tom Vialle, que recebeu atributos exclusivos.
A KTM realizou uma grande mudança na linha de motocross em 2023, que chegou com novo chassi e motor, entre outras especificações, que foram praticamente mantidas no modelo 2024. Já para 2025, a fábrica decidiu corrigir pequenas imperfeições na linha anterior. A começar pelo chassi, que apenas recebeu alterações para torná-lo menos rígido, contribuindo para uma pilotagem mais suave, como os dois orifícios no “shock tower”, um em cada lado, para melhor flexibilidade do chassi, além de paredes mais finas em determinadas partes do quadro.
O braço oscilante também recebeu pequenas alterações, juntamente com a guia de corrente dianteira, para evitar o desgaste prematuro e, portanto, aumentar sua durabilidade. A suspensão também foi refinada, com novas configurações para funcionar melhor com as mudanças do chassi. No link traseiro, novas vedações e parafusos reduziram o diâmetro visando um funcionamento mais macio. E também uma pequena alteração nas aletas dos radiadores evita que a bota se prenda à peça.
Para a felicidades dos fãs desta motocicleta, o modelo 2025 já chegou ao mercado nacional e recentemente fomos convidados para testar a 250 SX-F com “upgrade”. Isso mesmo, o modelo que aceleramos foi "turbinado" com peças especiais, como o sistema de escapamento Akrapovic totalmente em titânio e com o sistema "bomber" na curva e mesa X-Trig Rocs aliviada e anodizada em vermelho, entre outras. A motocicleta foi montada pela Factory Santa Catarina do Krish, em Florianópolis (SC).

Na lista de destaques encontramos ainda o chassi na cor laranja, como os modelos de fábrica, tampa da embreagem Hinson, capa de banco Selle Dalla Valle com mais aderência, sistema Connectivity Unit Off Road no para-lama dianteiro (que permite criar mapas específicos e analisar dados por meio do aplicativo da KTM), guidão Renthal Twin Wall 999 na cor laranja, protetores do disco dianteiro e motor em fibra de carbono, protetores de chassi na cor laranja, combinando com o quadro, e coroa anodizada em laranja com a mesma quantidade de dentes do modelo original e corrente DID Gold.
E fechando com chave de ouro, o garfo XACT Pro ganhou a tecnologia Cone Valve, da própria WP, que melhora o fluxo de óleo através do pistão de amortecimento utilizando uma válvula cônica, oferecendo melhor resposta. O amortecedor traseiro também foi substituído por um XACT Traxx, com amortecimento mais controlável e suave.

Todas essas alterações no modelo 2025 custaram no total cerca de 55 mil reais. Mas será que essas modificações tornaram o modelo melhor e mais rápido? Para termos a resposta, contamos com o colaborador Guilherme Campos, piloto intermediário que acelerou esta KTM 250 SX-F turbinada no Centro de Treinamento do Rafael Zenni, em Itu (SP). Confira as suas impressões sobre este modelo especial.
COMPORTAMENTO - "Tive a oportunidade de andar com a nova KTM 250 SX-F original, e uma coisa que me chamou a atenção logo de cara foi que as alterações que a fábrica fez no chassi deixou a moto mais maleável, mais ágil, o que é fundamental no motocross. Mas é melhor falar como se comporta este modelo com acessórios especiais. Começando pelo motor, o novo sistema Akrapovic faz a diferença, ficando mais forte, com respostas rápidas e faixa de potência linear, entregando força à medida que você acelera. A potência e o torque são bem sensíveis.
O sistema Cove Valve da suspensão dianteira também me impressionou. Você não tem surpresas no comportamento da suspensão, principalmente em sessões difíceis, com golpes rápidos consecutivos. Oferece mais segurança e confiabilidade, permitindo enfrentar qualquer obstáculo, sem contar a variedade de opções de ajuste que permite atuar da melhor forma em diferentes pistas. Você vai se adaptar muito fácil com o sistema, que aliado ao novo chassi, torna a pilotagem mais equilibrada e ágil. Você tem controle total da motocicleta, permitindo colocá-la onde desejar. A capa de banco da Selle oferece mais grip, também contribuindo para uma pilotagem mais extrema.

O amortecedor traseiro especial também tem grande funcionalidade, com retorno da roda traseira ao solo mais rapidamente, oferecendo maior tração e controle. E seus variados ajustes permitem desempenho em qualquer piso e/ou estilo de pilotagem.
Os freios Brembo, os mesmos da geração anterior, são eficientes e transmitem muita confiança e segurança em pilotagens mais agressivas. Outro destaque são os protetores do chassi, que oferecem mais grip para uma pilotagem mais extrema, possibilitando utilizar bem as pernas no controle da motocicleta, além de proteger a peça.
Claro que não poderia deixar de comentar o visual da KTM, com seu design moderno e bem agressivo. E o posicionamento é muito bom, graças ao novo chassi mais estreito e com os plásticos facilitando você se movimentar bastante na motocicleta.

Resumindo, o modelo original passa a sensação de ser uma moto mais na mão, como se já estivesse preparada. O conjunto chassi/suspensão original tem melhor funcionalidade que a versão anterior. Mas com a suspensão Cone Valve, ela copia melhor e com mais facilidade as imperfeições do piso. E o motor é incrível, com mais força e entrega linear", finaliza Guilherme.
Vale completar que a KTM 250 SX-F original é durável, rápida e ágil, e venceu comparativos internacionais. E ela melhorou para 2025. Já com os novos acessórios, ela se tornou mais poderosa e confortável, permitindo uma pilotagem mais agressiva e controlável. Enfim, quem gosta de acelerar uma 250 4 tempos, irá se apaixonar pela KTM 250 SX-F 2025. E se você tiver "bala" para dar um upgrade, se divertirá bastante com os acessórios especiais.
Fotos Idário Café
Kommentare