Teste Exclusivo - Honda CRF 450R 2025
- DirtAction
- 3 de abr.
- 4 min de leitura

Com total exclusividade, aceleramos a renovadíssima Honda CRF 450R 2025, que na temporada passada garantiu o título do Mundial de SuperMotocross com o australiano Jett Lawrence. Acompanhe como se comportou este modelo vencedor que recebeu inúmeras modificações.
Os lendários modelos de motocross CRF 450R e CRF 250R da Honda receberam extensas atualizações para 2025, baseadas em parte na contribuição no desenvolvimento pelos pilotos do Team Honda HRC, os irmãos Jett e Hunter Lawrence, e tendo como plataforma a moto de Tim Gajser, pentacampeão no Mundial de Motocross, que na temporada passada utilizou um protótipo da nova versão da 450R. O motocross continua evoluindo, com novas técnicas e estilos de pilotagem permitindo os pilotos levarem o esporte a novos patamares. Acompanhando essa evolução, a CRF 450R 2025 dá passos importantes nas características de manuseio, entrega de potência e desempenho da suspensão para que os pilotos tenham o melhor desempenho, mesmo quando a pista está pior.
Vale lembrar que os irmãos Lawrence utilizaram esse (novo) modelo na final do AMA Motocross e no Mundial de SuperMotocross, onde Jett conquistou o título da 450, sinalizando que ele tem muitas qualidades, apesar de comentarem que tiveram certo trabalho para acertar as motos para o início do AMA Supercross neste ano.

O modelo 2025 apresenta inúmeras alterações, já esperadas depois da apresentação da moto de Gajser na temporada passada. A lista das mudanças é longa. Começando pelo visual, encontramos novos plásticos, mais compactos e com fendas verticais nas aletas dos radiadores, que lembram os modelos dos anos 1990, buscando melhor refrigeração. O quadro também recebeu alterações e apresenta mais de 70% de novos componentes, além de novos pontos de montagem, para aumentar a rigidez e a maneabilidade.

O motor recebeu alterações para melhorar torque, e a ECU teve o mapeamento atualizado e foi reposicionamento (atrás do painel esquerdo), para facilitar o acesso. A caixa do filtro de ar foi posicionada mais abaixo e o filtro ganhou o formato triangular, para melhor admissão de ar.

O sistema de suspensão é Showa, com o garfo de 49 mm recebendo novas molas, calços e vedações, e agora fixado por novas mesas. O amortecedor traseiro também tem nova mola e eixo, além de haste mais longa, entre outros refinamentos. Já no sistema de freio encontramos uma nova pinça dianteira.
COMPORTAMENTO - E para a nossa felicidade (e de vocês também), conseguimos ter acesso ao novo modelo da Honda, que já está sendo comercializado no mercado nacional, e rapidamente agendamos o teste. Partimos para o Centro de Treinamento Betão, em Piratininga (SP), e contamos com a colaboração dos pilotos Carlos Lázzaro e Roberto Guizardi neste teste.

"Num domingo com bom tempo, entramos na pista para conhecer o comportamento e desempenho da nova CRF. E de cara nos sentimos confortáveis ao sentar na 450R, com sua carroceria, banco e tanque bem planos, demonstrando ser perfeito para todos os tipos de pilotos. O visual "meio retrô" traz boas memórias dos modelos dos anos 1990, mas associado às novas tendências de design. Ela é estreita e compacta, e o visual é agressivo.
Já nos primeiros treinos você sente rapidamente o excelente comportamento do motor, com uma nova faixa de potência permitindo uma pilotagem controlável e segura, tornando a condução divertida e ágil. As configurações dos mapas alteram significantemente o comportamento da motocicleta, apesar de me sentir mais confortável com padrão. Vale falar do controle de tração, que oferece um comportamento mais suave no Modo 1 e respostas mais rápidas no Modo 2. Já no Modo 3 a energia é cortada instantaneamente em terrenos lisos e com lama.
O sistema de suspensão é eficiente, com funcionamento suave, ideal para pilotos novatos. As imperfeições da pista e os saltos foram superados com certa tranquilidade, sem muitas pancadas na traseira, permitindo uma pilotagem mais equilibrada. Mas foi necessário realizar ajustes nos cliques do sistema. Destaque também para a precisão ao realizar curvas, mesmo as mais apertadas. Ela pareceu se adaptar rapidamente ao estado da pista, tamanha maneabilidade a agilidade." afirmou Lázzaro.
Acompanhe a seguir as impressões do Roberto sobre a nova 450R.
"Sou proprietário de uma Honda CRF 450R 2024 e estava ansioso para acelerar o modelo 2025, afinal de contas ele recebeu muitas modificações. A pista do teste é longa, com grandes saltos e curvas rápidas, e tivemos a oportunidade de realmente avaliar o comportamento da nova CRF.

Logo que ao sentar na motocicleta, percebi que o posicionamento ficou melhor, mais confortável e permitindo muita movimentação. Você fica mais no centro da motocicleta, e isso é percebível ao andar com ela – as marcas das pernas nas aletas são bem representativas.
Achei o novo modelo mais equilibrado, permitindo uma pilotagem mais agressiva e, ao mesmo tempo, mais controlável. É muito fácil e divertido pilotar a nova Honda, pois ela transmite muita confiança na condução, seja nas curvas, nos saltos ou nas retas.
E por falar em curvas, ela também me impressionou nesse quesito, ao permitir colocar a motocicleta onde você deseja, seja em curvas abertas ou mesmo fechadas. Ela é muito ágil e leve na condução. Penso que ela atende todos os níveis de pilotagem, seja você um intermediário ou mesmo um piloto experiente.
O motor é bem elástico, com entrega de potência bem progressiva, permitindo maior controle do acelerador, mesmo com as respostas rápidas que entrega. Você não toma susto ou pancadas na entrega de força, e tem grande controle da motocicleta, mesmo em altas velocidades", finaliza Beto.
Resumindo, o novo modelo é leve, ágil e divertido, com uma grande faixa de potência, excelente posicionamento e lindo visual. Acredito que a Honda acertou a mão neste novo modelo, e tenho certeza que todos os pilotos que o adquirirem se sentirão confortáveis e confiantes ao entrarem nas pistas para treinos e competições. Foi um dia de testes bem divertido e proveitoso, com uma motocicleta competente e de grande desempenho.
Fotos Lucas Mendes
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