SEGREDO REVELADO - Detalhes do novo protótipo da Honda CRF 450R do Mundial MX
- DirtAction
- há 1 dia
- 3 min de leitura

Aproveitando nossa presença no GP da Bélgica, no arenoso circuito de Lommel, conferimos a novidade do mundial, o protótipo da Honda CRF 450RW que o espanhol Rubén Fernández está utilizando desde o GP da República Tcheca. E, com total exclusividade, apresentamos este modelo, que pode ser a CRF 2027 ou 2028 de série.
O mercado mundial off-road foi pego de surpresa quando a equipe oficial da Honda no MXGP colocou no gate do GP da República Tcheca um protótipo da Honda CRF 450RW, utilizado pelo espanhol Rubén Fernández na etapa. Esta motocicleta apresentava inovações e com certeza pode ser o próximo modelo de série da marca, apesar de ter sido lançada uma 450R totalmente renovada no ano passado, que teve como plataforma a moto do esloveno Tim Gajser em 2024.
A Honda informou que Fernández testou o protótipo por apenas algumas semanas antes do GP da Finlândia e que sua estreia na prova seguinte, na República Tcheca, no circuito de Loket, pode ser considerada boa, pois o piloto espanhol garantiu o terceiro lugar na classificatória do sábado e esteve muito perto de subir ao pódio, mas acabou se envolvendo em enrosco na largada da segunda bateria.
"Tivemos algumas sessões de treinamento muito boas no protótipo nas últimas semanas e acho que mostramos hoje (classificatória em Loket) que ele está imediatamente pronto para o campeonato MXGP. Mostramos que o protótipo é excelente e aguenta as provas do campeonato mundial. Por isso, agora vamos continuar a trabalhar", declarou Fernández, depois da etapa tcheca.

"Foram algumas semanas ocupadas desde a Finlândia, com a equipe trabalhando para colocar este protótipo da Honda CRF450R em dia, e acho que podemos dizer hoje (classificatória em Loket) que todos fizeram um trabalho incrível. Não é fácil chegar no meio desse campeonato com uma moto nova e terminar em terceiro lugar. Por isso, uma grande salva de palmas para todos na fábrica no Japão e aqui na Europa. Também a Rubén, por ter sido corajoso o suficiente para correr nele, sabendo o quão importante é cada ponto, em sua busca pelo terceiro lugar no campeonato MXGP. Eu realmente não poderia estar mais orgulhoso. Rubén mostrou que o protótipo já está no nível mais alto possível, terminando em segundo na primeira bateria e pilotando soberbamente", afirmou o brasileiro Marcus Pereira de Freitas, chefe da HRC no Mundial.
E, aproveitando nossa presença no GP da Bélgica, em Lommel, com exclusividade conseguimos imagens do protótipo da Honda, que apresenta muitas alterações. Começamos pelos plásticos, com novas aletas do radiador apresentando diferentes entradas de ar, horizontais, diferente das verticais do modelo 2026 de série. O number plate traseiro esquerdo também apresenta entradas de ar, sinalizando que a moto apresenta nova caixa de filtro de ar.

O chassi também apresenta alterações se comparado com a versão atual da 450R, assim como o braço oscilante, com novo design. E o motor é outro, apresentando grandes mudanças, bem diferente da versão anterior, do cabeçote até a parte inferior, onde nota-se novas carcaças, tampa de embreagem, dutos saindo do cabeçote do lado esquerdo, nova bomba d’água, novo local da entrada do óleo do motor (entre a tampa da embreagem e a bom d’água) entre outros, ou seja, um propulsor totalmente renovado, uma verdadeira nova geração da 450R. Mas tratando-se de um protótipo de competição, possui muitas peças exclusivas e especiais, construídas e desenvolvidas pelo departamento de competições da Honda, a HRC.

Talvez alguns devem estar se perguntando por que a Honda construiu um novo protótipo, se o modelo foi totalmente renovado em 2025, com novos chassi, motor e ciclística, tendo como plataforma o protótipo de Gajser no ano anterior. E, normalmente, as fábricas realizam grandes mudanças em seus modelos após três ou quatro anos da última renovação. Será que a moto não atendeu às necessidades da equipe ou algo não está funcionando como deveria? De qualquer forma, esta é a primeira vez (que tenho conhecimento) que uma fábrica renova seu modelo de competição em menos de um ano. Resta saber quando que esse protótipo vai servir de plataforma para a renovação da moto de linha. Seria 2027 ou 2028?
Vale pontuar que, depois de usar o protótipo na República Tcheca, na prova seguinte, na Bélgica, Fernández utilizou o modelo que vinha utilizando inicialmente neste ano – o protótipo novo acabou ficando ao lado do gate. Talvez Fernández tenha se sentido mais confortável com a moto que está utilizando desde a abertura do campeonato, principalmente numa pista desafiadora, com muita areia, como Lommel. De qualquer forma, vamos ficar acompanhando a evolução desse novo protótipo e saber qual o seu futuro nesta reta final do Mundial.
Fotos Jacqueline Flaire
Comentários