Race Test - Kawasaki KX 450X 2022
Com certeza o mundo do enduro não era tão familiar para as motocicletas japonesas, e os modelos europeus passaram a dominar o Mundial de Enduro e consequentemente os campeonatos nacionais. Com domínio de marcas como a KTM, Beta entre outras no enduro, os fabricantes do oriente decidiram abocanhar parte desse espaço, como a Honda e a Yamaja que oferecem modelos para a modalidade, que tiveram como base na construção das motos de sucesso do motocross. Mas a Kawasaki se mostrava desinteressada neste segmento, e oferecia a alguns mercados a KLX 450X, modelo de construção ultrapassado, inclusive com a falta da injeção eletrônica entre outros acessórios da nova tecnologia.
E para os saudosistas, no Brasil, o grande modelo da marca para o segmento foi a KDX 200, que teve durante muito tempo grande sucesso no circuito nacional. Mas a partir de 2021 a Kawasaki dá uma virada nessa situação e juntamento com a apresentação da sua renovada KX 250, a marca apresentou dois modelos para o off road, a KX 250X e a 450X, ambas com a plataforma dos modelos de cross mas com alterações para a modalidade, e elas já estão sendo comercializadas no mercado nacional e devem chegar as concessionárias neste primeiro trimestre.
E agora vamos acelerar juntos a nova versão do modleo de 450cc, mas antes vamos relelembrar o que este modelo oferece. A linha off road recebeu ajustes importantes para transpor com maestria trechos de pedras, cruzar rios, encarar morros íngremes, trilhas fechadas e até alguns saltos, como os encontrados em provas de Rally, Enduro e Cross Country. Uma das mudanças mais significativas para quem pratica off road e se diverte nos fins de semana por trilhas de todo o país é a adoção de roda traseira aro 18”, de fábrica, comportando pneus de perfil mais alto, ideais para terrenos de pouca aderência e que exigem calibragem mais baixa. Além disso, partida elétrica, descanso lateral, suspensões mais macias e relação final diferenciada completam o pacote de ajustes.
Chassi rígido e balanceado na medida certa para proporcionar uma tocada suave, mesmo nos trechos mais difíceis. Estreito e leve nas mudanças de direção, com design diferenciado, sendo mais estreito na parte de cima, próxima do assento e ligeiramente mais largo na parte de baixo, oferecendo melhor apoio para o piloto. O visual é o mesmo da linha de cross, com banco e tanque de combustível mais planos, oferecendo mais espaço de movimentação ao piloto sobre a moto. O chassi apresenta leveza e resistência do alumínio composto por partes forjadas, extrudadas e fundidas de forma a oferecer precisão nas manobras, mais tração e ótima leitura do terreno em conjunto com as suspensões.
E por falar das suspensões, a 450X apresenta suspensão da Showa, sendo que na dianteira garfo de 49mm, 16 ajustes de compressão e 16 de retorno, 305mm de curso e tubos internos com acabamento especial. Uma camada de titânio em azul marinho feita pela Kashima Coat para proteção extra contra abrasão. Na traseira, monoamortecedor em balança com o novo sistema Uni Trak, cuja montagem abaixo da linha da balança proporciona ganho de curso e considerável melhora na tração. Com ajustes de compressão separados para alta velocidade (4 voltas) e baixa velocidade (19 voltas), tem ainda 22 ajustes de retorno e ajuste de pré-carga, com 307mm de curso.
Ainda como nos modelos MX, é possível escolher a posição do guidão Renthal que acompanha o modelo entre quatro opções, para melhor adequação do Ergo-Fit: 25mm para frente, 15mm para frente, standard ou 10mm para trás, e as pedaleiras também podem ser ajustadas, oferecendo duas posições: standard e 5mm mais baixa.
Como no modelo de motocross, a KX 450X apresenta a adoção da embreagem hidráulica, com a qual os pilotos podem usufruir da leveza no acionamento do manete e da precisão nas trocas de marcha e que reduzem a fadiga nos braços e o cansaço das constantes trocas de marcha em trechos mais travados. Por utilizar molas cônicas o acionamento é muito leve, facilitando inclusive o controle em “meia embreagem”, os discos de fricção ficam ligeiramente deslocados para uma separação mais limpa, evitando o arrasto e aumentando a precisão ao acionar o manete.
Dentre as modificações que o motor recebeu na 450X, um sistema de atuação das válvulas desenhado pelos engenheiros Kawasaki do Mundial de Superbike, com maior diâmetro e perfil mais agressivo da câmara. Girando até 11700RPM, graças as novas válvulas de titânio sendo, admissão com 40mm e exaustão com 33mm, permitindo máxima abertura para passagem de ar, incrementando a performance em altos regimes de rotação. Tratamento especial das câmaras e dutos internos para prolongar a durabilidade e reduzir o atrito.
Motor com apenas 3º de inclinação, praticamente na vertical, contribuindo para a distribuição de massas e o centro de gravidade, é também a posição ideal para extrair o máximo de tração ao torcer a manopla do acelerador. Pistão de saia curta com reforço nas extremidades e parte central, cilindro deslocado levemente para frente (8.5mm) para reduzir os efeitos da fricção, central eletrônica (ECU) que inclui programação que permite atrasar o tempo de ignição quando a roda traseira destraciona muito rapidamente. Corpo do acelerador de 44mm despeja grande volume de ar no motor enquanto os injetores de 12 furos entram em ação para formar o spray perfeito e obter o máximo de explosão na combustão. Ela possui câmbio de 5 marchas e relação final otimizada, que utiliza coroa 51 e pinhão 13, diferente da versão de motocross que é 50/13
O modelo vem equipado com o controle de largada KLCM (Kawasaki Launch Control Mode), que ajusta ao toque de um botão, o mapa de potência, priorizando a tração em pisos de baixa aderência, sistema de potência, onde existem três opções de ajuste para os pilotos escolherem de acordo com a pista. São três plugues que podem ser substituídos facilmente sem auxilio de ferramentas e serve para ajustar a injeção eletrônica da motocicleta. O preto (hard), que sai de fábrica e tem comportamento suave, entregando potência enquanto prioriza aderência em terrenos de solo compactado, o verde (standard da versão MX) e o branco (soft) que oferece um mapa mais agressivo, ideal para terrenos lamacentos ou com terra muito fofa.
A partida elétrica utiliza uma bateria Li-ion, mais leve e compacta que as convencionais, além de um dispositivo de descompressão automática na câmara de exaustão para facilitar as partidas. Mas diferente dos modelos de cross, a nova “X” já vem com protetor de motor na parte de baixo, capa protetora na bomba d’água e protetor de disco traseiro. Além disso, o descanso lateral, que permite parar a moto em qualquer lugar
O sistema de freios apresenta disco dianteiro de 270mm com pinça de pistão duplo e, na traseira, disco único de 240mm e pinça de pistão simples. Toda aderência e conforto dos pneus na dianteira um Pirelli Scorpion MX Extra X com medidas 80 x 100 x 21 (51M) e na traseira o mesmo modelo, medindo 110 x 100 x 18 (64M). E quando do fechamento desta edição, a Kawasaki comercializava este modelo pelo valor de R$ 59.490,00, sendo que é oferecido o financiamento por algumas concessionárias. E agora chegou a hora de acelerar a nova versão, e para isso contamos com o nosso colaborador, Philemon "Filé" Vareda. Acompanhe.
Comportamento - Estou acostumado com o modelo KX 450 de motocross, com a qual andei por muito tempo, inclusive minha última motocicleta era essa, então deu para sentir bem a diferença para esta versão de enduro. No visual praticamente o mesmo, e posso dizer que se você não observar bem vai achar que é o modelo de cross, apenas o pneu de 18 polegadas na traseira e o descanso, fora isso, é uma "cross", inclusive com o mesmo posicionamento, permitindo muito movimento com o banco e o tanque de combustível bem plano. Você vai se movimentar rapidamente sobre essa motocicleta, permitindo uma pilotagem mais controlável e agressiva, mesmo em trechos mais fechados no percurso.
O design estreito oferece muita maneabilidade e rápida mudança de direção, possibilitando muita agilidade na pilotagem. E claro, a possibilidade de regular tanto o posicionamento do guidão como das pedaleiras, torna o posicionamento ainda mais adequado a cada piloto, lembrando que ao associarmos essa regulagem com o design estreito, a tocada desta motocicleta se torna mais ágil, com muita maneabilidade na trilha.
O sistema de suspensão é mais macio e suave que o modelo de motocross, ou seja, mais adequadas para a trilha mesmo em circuitos alta velocidade. E posso dizer que gostei do comportamento do sistema, não muito macio, nem muito rígido, podendo dizer que estava na medida certda, e posso dizer que apesar de ser mais macia, ela vai bem em uma pista de motocross, pelo menos para uma pilotagem "intermediária". Então a suspensão está perfeita para o enduro e cross country.
E não posso deixar de elogiar o sistema de freios, com bom funcionamento e excelente sensação de controle total das frenagens, sem passar o efeito "borrachudo". Essa performance contribui na pilotagem um pouco mais agressiva, principalmente em trechos mais fechados e rápidos, onde a frenagem são essenciais, e mesmo nas bruscas você mantém o controle da motocicleta.
Quanto ao motor, nem precisa ser dito que esta 450cc tem força de sobra, com muito torque e entrega progressiva da potência, ideal para a trilha, só não tive tempo para testar os outros mapas (preto e branco), utilizando o verde, denominado standart, e posso dizer que ele se tornou o motor bem "na mâo", de fácil controle e sem sustos nas retomadas de baixa para altas rotações. E vale pontuar que a embreagem hidráulica é bem funcional no enduro, com acionamento suave e sem necessitar de regulagem durante todo o percurso, realmente é um item que favorece uma pilotagem mais segura e por passeios mais longos, sem trazer a fadiga dos braços prematuramente.
Penso que alguns consumidores vão sentir a falta de um protetor de mão ou um tanque de combustível com maior capacidade, já que o modelo utiliza o mesmo da motocicleta de motocross com 6,2 litros, o que pode necessitar de maior atenção ao tempo de uso da motocicleta, seja na trilha, onde muitos costumam pilotar durante horas, em tocadas prolongadas, ou em uma prova que normalmente duram mais de uma hora. Então fique atento sobre isso, pra não ficar sem combustível na trilha ou em uma prova. Fora isso, esse modelo realmente tem talento para a trilha e o enduro, e com certeza vai oferecer muita performance para os pilotos.
ESPECIFICAÇÕES
Motor - Monocilindrico, DOHC, refrigeração líquida
Cilindrada 449cc
Alimentação Injeção eletrônica 44 mm
Transmissão 5 velocidades
Suspensão dianteira Garfo telescópico 49mm
Suspensão traseira Monoamortecedor Uni-Track
Freio dianteiro - Disco semi-flutuante Braking 270 mm
Freio traseiro - Disco simples 240 mm
Tanque 6,2 l
Peso seco 106,2 kg
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