MX das Nações - A grande parada
- DirtAction
- 4 de out.
- 4 min de leitura

A segunda parte da sexta-feira no Motocoss das Nações no Ironman Raceway em Crawfordsville, Indiana, foi cheia de emoção. Na coletiva de imprensa das equipes, a Austrália foi a primeira a defender o título, e o sempre otimista Jett Lawrence estava ansioso pela disputa, enquanto Hunter Lawrence minimizou a noção de qualquer vantagem.
A equipe francesa subiu ao palco em seguida, e o chefe da equipe, Gautier Paulin, aproveitou a oportunidade para homenagear o novo campeão mundial Romain Febvre com um gesto gentil que provocou uma salva de palmas dos presentes. O próprio Febvre se mostrou surpreso ao ver o circuito parecer "maior e mais largo do que na TV", e que os pilotos regulares do MXGP não devem levar muito tempo para se acostumar.
O chefe da equipe Itália, Thomas Traversini, e seus pilotos mais jovens estão felizes que a lenda de 40 anos Antonio Cairoli possa emprestar sua experiência ao time. A equipe Alemanha parecia feliz com o novo campeão mundial de MX2, Simon Längenfelder , e seu antigo campeão, Ken Roczen, embora Kenny tenha afirmado que gostaria de ter mais tempo de moto antes do evento.
Tim Gajser, da equipe eslovena, não se deixou levar pelas chances de repetir a vitória nas Nações do ano passado, e a equipe estava feliz por ter todos os seus melhores pilotos saudáveis pela primeira vez.
Em seguida, a seleção da casa, os EUA, subiu ao palco. O chefe da equipe, Mike Panettiere, reconheceu o desafio de ter que substituir dois terços de sua equipe a uma semana do fim, mas Eli Tomac afirmou repetidamente: "Estamos prontos" e parecia ansioso para começar o trabalho!
A seleção espanhola também parecia pronta para jogar com seu "novo capitão" Ruben Fernandez, e, finalmente, o técnico da seleção belga, Joel Roelants, expressou sua alegria por finalmente ter conseguido escalar a escalação mais forte sem que lesões atrapalhassem. Lucas Coenen parece animado para provar seu valor contra os maiores nomes do esporte.
A GRANDE PARADA - Então o dia terminou da melhor maneira possível. Se você nunca imaginou que o esporte do Motocross pudesse dominar uma cidade inteira, nunca teria acreditado nas imagens e sons do desfile do Nações em Indiana, que paralisou completamente as ruas de Crawfordsville, rebatizada de Motoville no fim de semana, em comemoração à 78ª edição da prova.

Não estamos falando apenas de um pequeno espetáculo à parte. A principal via que atravessa o centro da cidade, lar de mais de 16.000 pessoas no estado de Indiana, foi fechada para permitir que as 37 equipes desfilassem lentamente pelo centro da cidade e cumprimentassem os fãs que lotavam as ruas de Crawfordsville! No entanto, isso foi muito mais do que um simples desfile de equipes, mas sim uma celebração da paixão pelo motocross e pelas corridas off-road de motocicletas, que se tornou parte da essência da região.
Um show de motos acrobáticas aqueceu o público, enquanto o sistema de som transmitia os anúncios dos comentaristas da MXGP-TV, Paul Malin e Jason Thomas, bem como as entrevistas conduzidas pela apresentadora da MXGP-TV, Lisa Leyland, pelas ruas principais. O primeiro veículo foi um conversível clássico rosa e branco, transportando o Grande Marechal do evento, Jeff Ward, até o palco das entrevistas.

O primeiro país a passar foi a equipe Honduras, aproveitando seu momento de destaque, mas a multidão estava apenas começando a se aquecer. As lendas americanas Ricky Carmichael e Jeff Stanton logo seguiram para demonstrar seu apreço pela atmosfera incrível e pela história do evento. As equipes FIM Ásia, Costa Rica e México demonstraram sua empolgação e fizeram seus veículos vibrarem de entusiasmo.
Entre as equipes, grupos como a Banda Marcial de Southmond , as líderes de torcida da Crawfordsville High School e até veículos com dignitários como o presidente da FIM, Jorge Viegas, intercalavam-se. Os pilotos da Yamaha BLUCRU também faziam parte do desfile, alguns deles em suas motos de corrida, acelerando-as em meio à multidão que, sem dúvida, apreciava uma boa dose de fumaça de escapamento de motor dois tempos!

Milhares de torcedores lotaram as ruas, fazendo tanto barulho que os moradores da cidade até se debruçaram nas janelas de seus apartamentos para apreciar o espetáculo. As buzinas, motosserras e até sirenes só ficaram mais altas à medida que os grandes times começaram a chegar. O craque do time japonês , Jo Shimoda, arrancou aplausos efusivos ao acelerar uma motosserra para os torcedores, e isso virou uma espécie de rotina!

Lendas como Jeff Emig e Ryan Villopoto também foram entrevistados durante a preparação, antes que pilotos atuais como Martin Barr, Isak Gifting, Lucas Coenen, Camden McLellan, Antonio Cairoli e Ken Roczen também conversassem com Lisa e elevassem o nível com a multidão, em uma maravilhosa troca de adrenalina e entusiasmo pelas corridas do próximo fim de semana!
E o Brasil se fez presente na parada, contado com os nossos representantes, Fábio Santos, Enzo Lopes e Bernardo Tibúrcio, que entraram no clima desta festa inesquecível, tornando este início do Motocross das Nações mais próximo do público da cidade anfitriã do evento.

As três nações finalistas, Time Holanda, Time Austrália e, finalmente , Time EUA, trouxeram aplausos e comemorações estrondosas, especialmente com o principal piloto do país anfitrião, Eli Tomac , pegando celulares para tirar selfies, motosserras e buzinas para fazer barulho e, em geral, animando a multidão sempre que possível! Após as entrevistas de Glenn Coldenhoff e Jett Lawrence , toda a equipe americana, composta por Tomac, Justin Cooper e RJ Hampshire, conversou com Lisa e animou ainda mais o clima, embora todos achassem impossível se ouvirem em meio ao barulho dos fãs!

Com a chegada da seleção nacional, a cidade se recuperou com uma velocidade impressionante e logo voltou à normalidade. No entanto, qualquer fã de motocross presente jamais esquecerá o dia em que o esporte tomou conta de uma cidade inteira, e a região se deleitou com a paixão pelo esporte. Foi realmente um dia muito especial







.png)






.jpg)



Comentários