top of page

MX das Nações 2025 - Curiosidades e segredos

ree

É hora do grande! O Motocross das Nações 2025 está programado para acontecer neste fim de semana (04 e 05/10), pela primeira vez no incrível Ironman Raceway perto de Crawfordsville, Indiana, nos EUA!


HISTÓRIA DA ANFITRIÃ NO NAÇÕES - Esta será apenas a sexta vez que os Estados Unidos sediarão as "Olimpíadas do Motocross", e o Ironman será o quinto local a receber o maior evento de Motocross do planeta. Unadilla sediou o primeiro evento das Nações no País em 1987 e, desde então, visitou Budd's Creek, Thunder Valley e duas vezes em Red Bud em 2018 e 2022. O País da casa venceu todas essas competições, exceto uma, já que a equipe da França quebrou o recorde perfeito com a vitória geral em 2018. No entanto, a equipe dos EUA acertou as contas em 2022, embora ainda seja sua única vitória desde a última de sua sequência de sete anos em 2011.


A PISTA - As instalações do Ironman Raceway começaram em 1995 como um local para as corridas de Cross Country do Grand National, que se mostraram tão populares que uma pista de Motocross foi construída e inaugurada em 2014, e realizou uma rodada do AMA Pro Motocross Championship todos os anos desde então, principalmente no final da temporada, o que significa que muitos campeões foram coroados no Ironman!


AS CANDIDATAS - A equipe australiana chega ao evento deste ano como atual campeã, e tanto Jett Lawrence quanto seu irmão mais velho, Hunter Lawrence, têm bons recordes no Ironman, com Hunter vencendo o evento da classe 450cc em agosto, além de selar seu título de 250cc com uma vitória em 2023. Esse foi o mesmo dia em que Jett completou sua temporada perfeita na classe 450 naquele ano, e entre os irmãos eles acumularam cinco vitórias gerais no vale de Indiana.


Os australianos têm exatamente a mesma equipe do ano passado, com Kyle Webster novamente assumindo as funções da classe MX2 depois que seus resultados de 11-19 foram suficientes para levá-los à vitória em Matterley Basin. Até agora, Jett sempre competiu na categoria Open por seu país, mas está inscrito como piloto com a placa # 1 na classe MXGP nesta temporada. Após as vitórias na classe Open em 2022 e 2024, e uma vitória em cada uma de suas três aparições até agora, observe o talentoso irmão mais novo dar tudo de si para uma vitória dupla.


ree

O time da casa, no entanto, com certeza será forte, e ainda mais certo é quanto apoio eles receberão do que parece ser um enorme vale cheio de torcedores patrióticos! Eli Tomac se alinha para sua sexta aparição nas Nações, em uma pista onde venceu três vezes no geral e conquistou suas duas primeiras coroas no motocross de 450 em 2017 e 18. Ele tem apenas uma medalha de ouro das Nações em seu nome, no entanto, apenas uma vitória no evento também, ambas em 2022. Seu companheiro de equipe na MX2 daquele evento, Justin Cooper, foi convocado para correr com a máquina de 250cc novamente este ano, depois que uma lesão forçou uma retirada tardia do campeão da AMA, Haiden Deegan. Cooper venceu a classe MX2 naquele ano em Red Bud, então ele é certamente um substituto capaz para "Dangerboy".


Completando a escalação do país anfitrião está RJ Hampshire, fazendo sua segunda aparição no MXoN após sua estreia há dois anos em Ernée. Ele tentará melhorar seus resultados de 16-10 naquele fim de semana e prosperar contra adversários europeus, como fez quando venceu o GP MX2 no WW Ranch em 2017.


A equipe holandesa chegou ao pódio no ano passado com resultados consistentes e o melhor desempenho individual da MX2 de Kay de Wolf, que retorna depois de perder seu título mundial de MX2 há apenas duas semanas. A estrela da Nestaan Husqvarna Factory Racing será animada para se apresentar em solo americano, e ele é acompanhado pelos guerreiros do MXGP Glenn Coldenhoff, em sua 13ª aparição consecutiva no Nações, e Calvin Vlaanderen. Coldenhoff venceu quatro corridas consecutivas de MXoN em 2018 e 2019, liderando seu país em sua única vitória geral na areia de casa em Assen. Eles tentarão provar que podem fazer o negócio sem Jeffrey Herlings na equipe!


Os eternos favoritos, que perderam o pódio no ano passado, são os vencedores de 2023, a equipe francesa. Com o recém-coroado campeão mundial Romain Febvre liderando o ataque em sua Kawasaki Racing Team MXGP pelo terceiro ano consecutivo, eles parecem estar em boa forma, já que o bicampeão da classe no Nações, Maxime Renaux, começou a ver o fim afiado no MXGP novamente no final da temporada. Mathis Valin foi uma escolha surpresa para fazer sua estreia nas Nações na classe MX2, mas o campeão do EMX2024 de 250 seria uma escolha automática para praticamente qualquer outra equipe e trará seu próprio talento para o evento.


O ETERNO CAIROLI - A lenda duradoura que é Antonio Cairoli, se alinhará para uma incrível 16ª aparição no Motocross das Nações pela equipe da Itália. Três vezes vencedor da classe e parte da equipe vencedora em 2021, ele fará, as primeiras exibições da de fábrica da Aruba.it Ducati no Nações. Cairoli não é exatamente o piloto mais experiente das Nações aqui, mas com certeza vai trabalhar na busca de grandes resultados para sua equipe.


HOLESHOT - Não se surpreenda ao ver uma 250 levar um Fox Holeshot Award se o nome do piloto for Sacha Coenen! Inacreditavelmente, fazendo sua primeira aparição no Motocross das Nações pela equipe da Bélgica, sua proeza inicial é inigualável, e isso pode realmente fazer com que ele se misture com os meninos grandes. Ele é o companheiro de equipe da Red Bull KTM Factory Racing do novo campeão mundial de MX2 Simon Längenfelder, que faz sua sexta aparição consecutiva no Motocross das Nações pela equipe da Alemanha, ansioso para mostrar por que ele é o novo campeão! Andrea Adamo faz sua quarta exibição consecutiva pela equipe da Itália, e o campeão mundial de MX2 de 2023 tem sido uma força a ser enfrentada em superfícies duras este ano.


NOVOS PILOTOS NA MX OPEN - Talvez um jogador-chave na classe MX Open, com pressão para ajudar sua equipe a entrar nas corridas principais, seja o líder da equipe japonesa, Jo Shimoda, correndo com uma Honda HRC CR450F pela primeira vez no país onde corre em tempo integral, tendo acabado de ganhar o título SMX de 250cc. Outro que vai competir na categoria é o belga Liam Everts da Husqvarna, que deve competir com uma 350cc, como fez na edição passada.


TEAM BRASIL - Novamente a equipe brasileira é representada por Fábio Santos, Enzo Lopes e Bernardo Tibúrcio, os mesmos que na edição passada conquistaram o melhor resultado do País na prova, o 13o. lugar. Fabinho vem de uma temporada competitiva, onde disputou novamente o titulo nacional da MX1 até a última bateria. Enzo fez uma brilhante temporada no Arena Cross, disputando o título da categoria Pró também até a última prova com o britânico e campeão americano de motocross, Dean Wilson. E Tibúrcio fechou 2025 com os títulos do Arena Cross e Brasileiro de Motocross na 250cc, então temos tudo para buscar outro grande resultado neste Nações!


ree

ree

Fotos : Abertura - Largada MX Nações, Team Austrália 2024 - créditos mxgp.com/ Fábio Santos - crédito Celestino Flaire Jr. e Enzo Lopes - crédito Alberto Barbosa

 
 
 

Comentários


PRO TORK.jpg
image (53).png
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
unnamed.jpg
1200x1200.jpg
bottom of page