Mundial de Motocross - Confronto final neste domingo na Espanha
É hora de os campeões serem coroados em ambas as classes do Campeonato Mundial de Motocross MXGP 2024, já que o local espanhol de Cozar sedia a 20ª e última rodada da série, o MXGP de Castilla La Mancha!
Batizado com o nome da comunidade autônoma sem litoral em que está inserido, o circuito faz parte do Circuito Motor Ranch, localizado a cerca de 240 km ao sul da capital Madri e 130 km a oeste da cidade de Albacete. O local será o 19º circuito em Espanha a receber um Grande Prémio de Motocross e o segundo na região de Castilla La Mancha depois de Talavera de la Reina. Esta é a terceira visita à Espanha nesta temporada, e o herói da casa Jorge Prado conquistou a vitória nas duas rodadas anteriores para a Red Bull GASGAS Factory Racing no MXGP. Kay de Wolf conquistou a vitória na MX2 em intu-Xanadu Arroyomolinos, mas seu companheiro de equipe da Nestaan Husqvarna Factory Racing, Lucas Coenen, venceu a geral em Lugo para o MXGP da Galiza em maio.
O título mundial de MXGP será decidido entre o Campeão do Mundo Prado e Tim Gajser, do Team HRC, que perdeu a liderança de pontos na China e agora está apenas sete pontos atrás do rival! Jeffrey Herlings tem uma pequena chance matemática para a Red Bull KTM Factory Racing, mas uma diferença de 48 pontos para Prado torna sua chance muito remota.
A disputa de um ano pelo Campeonato Mundial de MX2 entre o holandês De Wolf e o belga Lucas Coenen está mais acirrada do que desde a rodada de abertura, com o perseguidor Coenen se aproximando com as duas últimas vitórias em GPs para reduzir a diferença para 36 pontos. Como no MXGP, ele vai até o último dia do campeonato, que também é o 20º aniversário de De Wolf!
Haverá mais campeões coroados em Cozar, já que o Campeonato Europeu EMX250 tem sua rodada final para decidir a batalha de três vias entre o líder da série Mathis Valin, o francês da Bud Racing Kawasaki, o italiano Valerio Lata da Beddini GASGAS Factory Juniors e o voador holandês Cas Valk, que acabou de vencer o Campeonato Britânico de MX2 pela Gabriel SS24 KTM no fim de semana passado! Valin tem uma vantagem de 21 pontos sobre Lata, então pode conquistar o título na primeira corrida, e Valk está dez pontos atrás, em terceiro. Todos os três estão vinculados ao MX2 para 2025, então esta é sua última chance de reivindicar a glória do EMX Championship!
O Campeonato EMX125 apresentado pela FMF também chega ao fim este fim de semana, e este está ainda mais próximo do que o MXGP, com apenas seis pontos entre o novo líder Gyan Doensen, o holandês da equipa Racestore KTM Factory Rookies, e o húngaro Noel Zanocz da Fantic Factory Racing EMX125, que também coloca em campo o italiano Simone Mancini, que tem uma pequena hipótese matemática no terceiro lugar, 32 pontos atrás de Doensen.
Assim, com quatro campeonatos sendo decididos no fim de semana, o MXGP de Castilla La Mancha parece ser um evento cheio de celebração! Lembrando que o atual campeão brasileiro da MX1, Fábio Santos (Yamaha) participa desta final! Vamos torcer para que ele conquiste um grande resultado!
コメント