top of page

Mercado - Toro Sports


ree

Nas últimas três décadas, muita coisa mudou no mercado off-road nacional, e o surgimento de novas marcas internacionais e nacionais de equipamentos para a prática do esporte acompanhou a evolução do setor. Hoje nós encontramos praticamente todas as marcas internacionais e, no caso das nacionais, as tradicionais evoluíram, oferecendo produtos com qualidade internacional, e outras empresas entraram no mercado.


Mais recentemente, foi lançada a Toro Sports, do nosso amigo e piloto Arthur "Tui" Leal, que tem em seu currículo mais de 30 anos de experiência no setor, de piloto profissional a empresário do setor. Conversamos com ele para saber mais sobre seu trabalho, mercado e competições. Acompanhe.


DA – Durante mais de 30 anos, você tem sido um praticante do motocross, mas depois entrou no mercado como fabricante de equipamentos para o esporte, com a Toro Sports. O que lhe levou a seguir esse caminho?

TUI – E pensar que há uns 25 anos eu participei em uma matéria na Dirt Action como piloto Suzuki em destaque no Brasil, e agora falo à revista novamente como proprietário da marca Toro. É bom estar de volta por aqui!


Desde que iniciei no esporte, em 1992, sempre gostei de personalizar meus produtos. Ora era um desenho no capacete, ora era um grafismo na moto, ou até mesmo adaptações em coletes e joelheiras. Os anos passaram, virei piloto profissional, competia fora do país, me formei em arquitetura e fiz pós-graduação em designer gráfico. Depois de me aposentar do esporte, tive a oportunidade de trabalhar no desenvolvimento de produtos da ASW, continuei estudando e fiz outra pós-graduação em gestão de negócios.


Um certo dia, enquanto trabalhava num escritório de arquitetura, um amigo me perguntou: “Por que você não faz seus próprios produtos de moto?”. Foi então que as coisas mudaram. Juntei tudo o que tinha aprendido como piloto e tudo o que tinha estudado e fiz um plano de negócio, que mais tarde se transformaria na Toro Sports. E no ano passado a Toro Sports completou oito anos de vida! Gosto de dizer que tenho o privilégio de unir minha profissão/aptidão com meu esporte favorito.


Quais foram as maiores dificuldades para atuar no setor?

No setor de roupas personalizadas, penso que as duas grandes dificuldades são manter a produção exclusiva e a constante evolução dos produtos. A primeira requer o atendimento individualizado de cada piloto e a confecção da roupa desse piloto também de forma individualizada. Portanto, cada pedido que entra exige atenção única em todos os processos – do comercial à entrega final do produto.


A segunda é manter a evolução dos produtos com relação ao mercado. Não é simplesmente desenvolver, fechar o olho e produzir “ad aeternum”. A Toro Sports busca a melhoria constante da qualidade e performance do produto que é apresentado ao cliente.


Por que o nome Toro Sports?

É uma longa história, mas vou resumir. Quando iniciei, a ideia era ter uma marca que o público se identificasse logo de cara, não simplesmente siglas, que têm outro significado por trás. Queria também que fosse um animal, que refletisse força e persistência, que a escrita fosse curta, para melhor aplicação na roupa, e que a pronúncia pudesse ser feita de forma clara em português. Então eu pesquisei diversos nomes, fiz uma enquete com meus familiares e amigos próximos e o nome Toro foi o mais votado.


O mercado nacional possui grandes marcas de equipamentos. Como competir com empresas tradicionais do setor?

Quando me perguntam isso, eu sempre digo que o setor de personalização é um universo completamente diferente das grandes marcas vendidas em lojas. Não existe uma concorrência direta, pois o público é outro. Por outro lado, as marcas famosas nacionais e importadas ajudam a manter o nível elevado de qualidade dos produtos aqui no Brasil. E isso, no meu ponto de vista, é muito bom para a Toro, pois exige a melhoria constante no desenvolvimento do produto, tanto em design quanto em performance.


A Toro Sports trabalha muito com design personalizado, onde o consumidor pode customizar o seu equipamento. Isso tem sido fundamental para a empresa?

Sim, com certeza! E essa é exatamente a proposta da empresa. A Toro só produz por demanda, portanto a dinâmica de vendas e produção é inversa, grosso modo, das marcas vendidas/disponíveis em lojas. O público que consome roupas personalizadas é bem distinto do público que costuma comprar em lojas, o conceito é outro. E esse consumidor acaba ficando fiel a esse tipo de produto.


A empresa também apoia vários pilotos. Como tem sido essa parceria com os pilotos?

Imprescindível! Embora seja uma empresa pequena, a Toro possui muitos pilotos patrocinados espalhados por todo o Brasil. E são esses pilotos que levam a marca para diversas regiões e cidades onde competem. Apesar das redes sociais e o trabalho “boca a boca”, essa é uma forma de divulgação importante para que o novo cliente conheça o produto fisicamente.


Por que a linha de equipamentos tem inúmeros modelos?

Também me pergunto por que tantos. Acho que é apego (risos). Sempre penso em apagar os modelos mais antigos, mas então aparece um piloto e compra. Por fim, acabo deixando lá. É parte da nossa história. Então, quem estiver interessado em um equipamento personalizado, os meus contatos são: 11 99387-9902 (WhatsApp), @toro.sports (Instagran) e o site www.torosports.com.br.

 
 
 

Comentários


PRO TORK.jpg
image (53).png
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
unnamed.jpg
1200x1200.jpg
bottom of page