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Manutenção - Cuidados com a Moto



Praticar o esporte exige muito mais do que talento, experiência e treinos, pois devemos ter uma grande atenção com a nossa motocicleta. É fundamental vistoriar periodicamente o seu estado, sendo determinados itens fundamentais para maior segurança e performance da motocicleta na pista ou na trilha. Para isso, damos algumas dicas e informações para realizar esta tarefa de suma importância que pode reduzir o risco de acidentes e os custos com a sua querida motocicleta.


Quando decidimos praticar o esporte off-road, temos consciência de que devemos estar bem fisicamente, realizar treinos e, principalmente, cuidar da nossa motocicleta. Afinal de contas ela precisa estar em bom estado para uma maior segurança na pilotagem, reduzindo o risco de quedas, que inclusive podem causar alguma lesão. Muitos praticantes contam com o suporte de um mecânico para realizar a revisão e/ou manutenção na motocicleta após cada treino ou corrida, mas alguns costumam fazer isso por conta própria ou encaminhar a motocicleta a um mecânico especializado somente em caso de quebra ou preparação.


Para esses últimos, recomendamos realizar uma vistoria completa na motocicleta após o treino ou corrida, e não eventualmente. A seguir, veja algumas dicas para essa vistoria, no que você deve se concentrar. No caso de ter alguma dúvida sobre alguma irregularidade detectada, procure um mecânico especializado para saber o que realmente deve ser feito para regularizar a questão. Não queira ser um “sabidão” nessa tarefa, o assunto é sério e importantíssimo.


Para quem confia sua motocicleta a um mecânico para a lavagem comum, peça para ele realizar a vistoria. Mesmo assim, antes de entrar na pista ou trilha, o melhor é você realizar uma vistoria simples em itens como pneus, freios, relação, refrigeração, motor e chassi. Já constatamos acidentes graves em função de uma peça danificada ou solta que não foi detectada e custou a integridade do piloto.


Leve o assunto a sério e torne essa vistoria algo comum ao praticar o esporte, afinal de contas estamos falando de motocicleta de competição, onde o uso é extremo e as peças se desgastam mais rápido. Se você não tem esse costume, é hora de tê-lo, pois faz bem para a sua saúde e também ao seu bolso, pois agir preventivamente pode evitar danos maiores.


Além da segurança durante a pilotagem, alguns itens na vistoria são essenciais para o bom funcionamento da motocicleta, lembrando que peças danificadas ou gastas podem piorar (bem) o desempenho da motocicleta. É comum encontrarmos pilotos reclamando na pista do comportamento ruim da motocicleta ocasionado por peças gastas ou danificadas. Deu para perceber a necessidade da vistoria?


Antes de iniciar a vistoria, a motocicleta deve estar devidamente limpa, para que nada fique encoberto por alguma sujeira ou barro. Portanto, capriche na lavagem!


PNEUS - Eles são fáceis de serem verificados porque normalmente só consideramos o estado dos “gomos”. Procure também por rachaduras ou deformações que podem acarretar uma queda ou acidente. E nem precisamos frisar a necessidade da substituição em caso de muito desgaste. Verifique também a calibragem dos pneus, pois normalmente eles perdem pressão com o tempo. Se esquecer disso, ao entrar na pista ou trilha corre-se o risco de em pouco tempo algum deles furar em virtude da calibragem baixa. E ninguém quer parar um treino por um pneu furado, não é mesmo?



RODAS - Depois de analisar o estado dos pneus, concentre-se nas rodas – aros, raios e cubos. É comum encontramos aros amassados. Caso fique em dúvida se o dano é grave, consulte um mecânico especializado para saber se a troca é necessária ou é possível recuperá-lo. Se encontrar uma trinca, não pense duas vezes: substitua-o.

Verifique o aperto dos raios. Raios podem frouxos podem se soltar ou quebrar e danificar o aro ou o cubo. Verifique também se há alguma irregularidade nos cubos, apesar de danos nessa peça serem incomuns. E não esqueça de verificar a folga dos rolamentos da roda. Para isso, eleve a motocicleta e mexa as rodas para os lados.


RELAÇÃO - Claro que se as rodas e os pneus estão perfeitos e a relação não estiver em condições ideais, a tração da roda traseira será prejudicada e, consequentemente, o desempenho geral. Verifique o estado da coroa, da corrente e do pinhão, e não hesite em substituí-los em caso de necessidade. Na coroa e no pinhão, observe o estado dos dentes. Dentes mais finos e inclinados sinalizam alto desgaste e podem levar à quebra dessas peças ou algo pior. Verifique também a folga da corrente. Normalmente considera-se correta a distância de três dedos juntos entre a corrente e o braço oscilante (balança), posicionados logo antes da guia dianteira de corrente. Folga excessiva pode indicar apenas ser a necessidade de esticar a corrente, mas também o desgaste das peças da relação.

Já presenciamos inúmeros pilotos indo para a pista com uma relação sem a condição ideal e ainda alegando que dá para usar, quando na verdade não dava para acelerar com segurança uma reta de 50 metros. Então, meu amigo, sabemos que a prática do esporte envolve despesas, e não queira economizar se a relação está comprometida. Se esse for o caso, substitua a relação imediatamente, pois em caso de quebra, os danos e quedas são quase sempre sérios.



GUIAS DA CORRENTE - Confira o estado das guias dianteira e traseira. A verificação deve ser frequente, pois o desgaste de ambas as guias às vezes é percebido tardiamente – a traseira (ao lado da coroa) somente quando a corrente já está no protetor de alumínio, e a dianteira quando a corrente já tem contato com a balança. Aproveite para verificar o estado dos "rollers".



FREIOS - Poucos analisam o estado deste item. Não é incomum vermos pilotos substituindo as pastilhas quando já não há quase material, com a placa fixadora muito próxima do disco. Verifique também o estado dos discos e conduítes de freios (dianteiro e traseiro). Acho que não precisamos falar da importância e que todo o sistema de frenagem tem de estar em perfeitas condições. Discos, conduítes danificados ou pastilhas gastas podem significar problemas futuros e mal funcionamento dos freios. Aproveite e dê uma olhada nos cilindros-mestres, se apresentam vazamento ou trinca. Não é tão comum encontrar problemas, mas não custa vistoriar.



RADIADORES - O sistema de refrigeração ganha pouca relevância na lista de preocupações, a não ser que haja vazamento aparente ou exija reposição frequente do líquido de arrefecimento. Verifique o estado dos radiadores e mangueiras, procurando por trincas ou pequeno vazamento. Qualquer problema em algum item do sistema pode comprometer o desempenho e até levar à quebra do motor – e, com isso, a possibilidade de um acidente. Verifique também o aperto das abraçadeiras das mangueiras. Não é comum elas se soltarem, mas pode acontecer. E, claro, sempre verifique o nível do líquido do radiador.



CHASSI - Este item também é muito pouco vistoriado, mas deve ser observado de tempos em tempos. Procure por trincas, principalmente os chassis de aço, que podem apresentar pontos de ferrugem, que levam a trincas. Os de alumínio também podem apresentar irregularidades. Faça uma vistoria bem detalhada, em cada solda, procurando trincas ou danos, mesmo que pequenos, pois podem se potencializar rapidamente. Pequenas trincas acabam passando despercebidas em dias de treino e manutenções normais em uma oficina. Faça o mesmo no suchassi.



MOTOR - Analise o estado das peças do motor, verificando pequenos vazamentos, trincas ou qualquer irregularidade. Não tenha pressa nesta tarefa, olhe com muita atenção, já que normalmente o motor tem partes encobertas, como pela curva do escapamento, mangueiras dos radiadores e outras peças. Em caso de dúvida, consulte um mecânico especializado.



PARAFUSOS - Verifique o aperto de todos os parafusos da motocicleta. Qualquer um pode se soltar e provocar mau funcionamento ou quebra de peças ou do sistema pertencente. Ou mesmo liberar fluidos, como os parafusos dos cilindros mestres e óleo do motor. Parafuso solto pode significar perda de peças, dano ou quebra. E pode sim ocasionar um acidente. Verifique os parafusos das rodas, do motor, coroa, pinhão, mesa, suportes do guidão etc. Vale pontuar que os da coroa e pedal de partida soltam-se com mais frequência. Portanto, esta é mais uma verificação de suma importância.



LUBRIFICAÇÃO - Esta é uma tarefa mais específica, e a Dirt Action já publicou diversas matérias a respeito, com dicas para uma lubrificação adequada, o que contribui para o bom desempenho e evita desgaste prematuro e quebras. Já constatamos eixos de roda, do motor e do link que acabaram “colando” por falta de lubrificação e deram muito trabalho para soltá-los ou que exigiram a destruição dos eixos.

Em resumo, utilize lubrificantes adequados para cada local. Caixa de direção, link do amortecedor traseiro, eixos das rodas, rolamentos, cabos, corrente e pontos móveis devem ser lubrificados. Antes, não esqueça de limpar bem as peças. Caso precise mais informações sobre esta tarefa, consulte as matérias na Dirt Action ou o manual da fabricante da motocicleta ou se informe com seu mecânico, mas não deixe de lubrificar.


OUTRAS VERIFICAÇÕES - Confira também a amarração das manoplas, principalmente no caso delas terem sido substituídas recentemente. Os arames devem estar apertados o suficiente para evitar qualquer giro da manopla. Esta, por sinal, deve estar íntegra, sem furo e muito menos rasgada, para evitar qualquer umidade. Já tivemos o desprazer de acompanhar acidentes em virtude de uma simples manopla.

Equalize a pressão do ar das bengalas convencionais. Muitos pilotos esquecem que esta tarefa influencia diretamente no comportamento da suspensão dianteira. Se a sua suspensão tem o sistema a ar, é hora de calibrar. Apenas cuidado para não perder os parafusos.


Esperamos que essas informações lhe ajudem a fazer uma vistoria rápida e importante em sua motocicleta. Ela mantém o bom desempenho, aumenta a durabilidade das peças e, claro, reduz a possibilidade de acidente, que dependendo da situação pode sim ser grave. Substitua as peças desgastadas ou com irregularidades, pois voltamos a lembrar que a motocicleta é de competição, levada a extremos, e qualquer irregularidade pode ser potencializada. Caso tenha qualquer dúvida, não hesite em consultar um mecânico especializado. Previna-se e boas aceleradas!


Fotos Celestino Flaire Jr.

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