Josep Garcia vence na Espanha, assim como o brasileiro Capila
- DirtAction
- há 2 dias
- 4 min de leitura

Uma rápida verificação da classificação do EnduroGP no final da segunda rodada na Espanha e você seria perdoado por pensar que era normal ver o ás da Red Bull KTM Factory Racing liderando o caminho. Mas, na realidade, Josep Garcia está em uma briga de cães consigo mesmo para chegar lá. Até agora, defender sua coroa de EnduroGP não tem sido nada fácil.
Menos de dois meses atrás, sua preparação para a abertura da temporada em Portugal se virou com uma clavícula quebrada. De repente, o homem que todos esperavam dominar estava em uma corrida contra o tempo para chegar à linha de partida.
Como todos sabemos agora, Josep não chegou apenas à primeira rodada em Fafe, ele também venceu. Claro, no segundo dia, sua forma física não estava lá para lutar pela vitória, mas o terceiro lugar ainda era um resultado revelador.
"Tem sido uma montanha-russa de um mês", Josep nos disse no final da primeira rodada. "Me machucar, fazer uma cirurgia e depois esperar estar pronto a tempo – tem sido difícil. Eu não esperava ganhar, então é irreal ter feito isso."
Josep admitiu que a falta de tempo de moto antes da primeira etapa resultou em mais erros do que gostaria. Ele riu que seu cérebro e a mão do acelerador não estavam totalmente sincronizados. Mas já contando os dias para seu Grande Prêmio em casa na Espanha para a segunda rodada, ele sabia no que trabalhar.

O que se seguiu no primeiro dia do GP da Espanha em Oliana foi uma corrida de declaração do campeão do EnduroGP. Esquecido por alguns, seu tempo no Akrapovič Super Test de sexta-feira foi simplesmente sensacional. Enfrentando o líder do campeonato Zach Pichon (TM MOTO), ele superou o francês por 1,5 segundos e todos os outros por pelo menos três segundos.
Ao longo do sábado, as coisas continuaram rolando para Josep. O mais rápido em oito dos nove testes especiais do dia, enquanto superava todos por impressionantes 14 segundos no segundo teste GMoto Enduro, o viu terminar o dia com uma imensa margem de vitória de 49 segundos.
Parecendo que mal tinha suado, Josep minimizou sua conquista com humildade refrescante e honesta.
"Eu queria muito vencer, especialmente aqui em casa, mas nunca se sabe. O objetivo depois de Portugal era lutar pelo degrau mais alto em Espanha, mas nada é certo", disse. "É a minha corrida em casa, então é difícil não transformar a energia dessa multidão em motivação para mim. Vencer na frente deles foi incrível." completou.
Apesar da mudança dramática de clima para o segundo dia, juntamente com atrasos no início, ele se viu mais uma vez liderando com duas das três voltas concluídas. No entanto, um acidente desagradável resultou em um pé machucado e, com três testes restantes, a vantagem de 30 segundos que ele havia acumulado desapareceu nos momentos finais da corrida.
Uma derrota de 1,44 segundos para Andrea Verona (GASGAS) diminuiu um pouco as comemorações em casa. Mas conseguir assumir o controle da placa líder do EnduroGP é, em última análise, o que Josep veio reivindicar em Oliana.
Naturalmente, como o restante deste campeonato se desenrola ainda está para ser visto enquanto nos dirigimos para o GP da Suécia em duas semanas. Mas uma coisa é certa, o desejo de Josep de correr com o coração na manga está garantido. Você sempre pode contar com isso!
Brasileiro é primeiro novamente - Patrik Capila participou desta etapa, e depois de conquistar um primeiro e segundo lugares na primeira etapa em Portugal, o brasileiro venceu os dois dias na categoria Open 4T, garantindo a manutenção da liderança da categoria, com 77 pontos, sendo que o francês Alex Pichaud é o segundo colocado com 58, e o compatriota Nathan Boulenc é terceiro com 54 pontos. A próxima etapa acontece entre os dias 23 a 25 de maio na Suécia.
"Muito feliz em sair daqui como líder. Bora para a Suécia, manter a liderança e chegar ainda mais perto do campeonato. Obrigado a todos!." disse Capila em sua rede social.

Resultados do GP da Espanha
EnduroGP - Dia 1
1. Josep Garcia (ESP), KTM,
2. Zach Pichon (FRA), TM,
3. Andrea Verona (ITA), GASGAS,
4. Hamish Macdonald (NZL), Sherco,
5. Antoine Magain (BEL) Sherco,
Enduro1 - Dia 1
1. Josep Garcia (ESP), KTM,
2. Morgan Lesiardo (ITA), Triunfo,
3. Mikael Persson (SWE), Triunfo,
4. Samuele Bernadini (ITA), Honda,
5. Jamie McCanney (GBR), Triunfo,
Open 4T - Dia 1
1.Patrik Capila (BRA), Fantic
2.Alex Puchaud (FRA), Beta
3.Charles Cotet (FRA), Yamaha
EnduroGP - Dia 2
1. Andrea Verona (ITA), GASGAS,
2. Josep Garcia (ESP), KTM,
3. Samuele Bernadini (ITA), Honda,
4. Antoine Magain (BEL) Sherco,
5. Morgan Lesiardo (ITA), Triunfo,
Enduro1 - Dia 2
1. Josep Garcia (ESP), KTM
2. Samuele Bernadini (ITA), Honda
3. Morgan Lesiardo (ITA), Triunfo
4. Mikael Persson (SWE), Triunfo
5. Jamie McCanney (GBR), Triunfo
Open 4T - Dia 2
1.Patrik Capila (BRA), Fantic
2.Robin WIss (SWE), KTM
3.Nathan Boulenc (FRA), Beta
Classificação do campeonato (após a 2ª rodada)
EnduroGP
1. Josep Garcia (ESP), KTM, 72 pontos
2. Andrea Verona (ITA), GASGAS, 65 pts
3. Zach Pichon (FRA), TM, 56 pontos
Enduro1
1. Josep Garcia (ESP), KTM, 80 pontos
2. Samuele Bernadini (ITA), Honda, 64 pts
3. Mikael Persson (SWE), Triunfo, 58 pontos
Enduro2
1. Zach Pichon (TM) 71pts
2. Andrea Verona (GASGAS) 69pts
3. Nathan Watson (Beta) 57pts
Open 4T
1.Patrik Capila (Fantic) - 77pts
2.Alex Pichaud (Beta) - 58pts
3.Nathan Boulec (Beta) - 54pts
Fotos Josep Garcia (#1) crédito endurogp.com / Patrick Capila - crédito arquivo pessoal
Comments