top of page

Honda HRC e Tim Gajser - Fim de uma parceria recorde

ree

O tempo de Tim Gajser na Honda HRC está chegando ao fim após 12 anos, em uma parceria recorde entre o piloto esloveno e o fabricante japonês.


'Tiga 243', como é carinhosamente conhecido por sua legião de fãs ao redor do mundo, tem sido um desafiante constante desde que entrou para a equipe em 2014, acumulando pódios, vitórias em corridas, vitórias em GPs e campeonatos em ritmo sem precedentes, e se posicionando no topo de uma lista lendária de pilotos que tiveram o privilégio de correr pelo HRC.


Como jovem amador, o #243 teve muito sucesso, incluindo uma vitória nos campeonatos europeu e mundial de 125cc, mas após uma transição difícil para a máquina de quatro tempos em 2013, poucos teriam previsto o sucesso que ele teria nos 12 anos seguintes, porém Giacomo Gariboldi percebeu algo e decidiu trabalhar com esse jovem do interior esloveno. A primeira temporada com a equipe o viu melhorar gradualmente ao longo do ano, eventualmente conquistando algumas vitórias em baterias no final da temporada e mostrando a todos que talvez em 2015 realmente veríamos o melhor do #243.


Após algumas etapas difíceis, Gajser conquistou sua primeira vitória na MX2 GP no MXGP de Trentino de 2015, um local que se tornaria conhecido como sua pista 'de casa'. No entanto, só no meio da temporada ele realmente ganhou força e afirmou seu domínio na série, sendo coroado campeão em cenas emocionantes na rodada final, anunciando a si mesmo e o retorno do HRC ao palco mundial.


Mantendo esse ímpeto em 2016, junto com a equipe, Gajser tomou a corajosa decisão de subir para a classe MXGP e tentar conquistar campeonatos consecutivos como novato. Uma atuação impressiomante na rodada inicial confirmou imediatamente essa decisão, e resultados sólidos ao longo da campanha – incluindo sete vitórias em oito baterias em um período – fizeram com que ele conquistasse seu segundo título mundial.


2017 começou bem, mas foi interrompido por lesão, enquanto 2018 foi o mais difícil de sua carreira, pois ele lutou para superar um acidente na pré-temporada. Na verdade, quando venceu o MXGP de Trentino de 2019, já fazia quase 19 meses que ele não subia ao topo do pódio. No entanto, sua temporada decolou depois disso e sete vitórias consecutivas em GPs consolidaram seu terceiro título três etapas antes do fim da temporada, quando os eslovenos invadiram Imola, Itália.


A Covid-19 afetou a temporada de 2020, mas isso não impediu o #243, que conquistou seu quarto campeonato por mais de 100 pontos com uma boa sequência de forma que o levou a vencer cinco das etapas finais da série, incluindo mais algumas vitórias no Trentino. O calendário de 2021 foi igualmente afetado e, ao final, Gajser estava a apenas 20 pontos de conquistar mais um título, após uma disputa a três que se decidiu na última bateria. O piloto da Honda HRC não foi impedido, em um ano dominante que incluiu 10 vitórias em GPs e mais uma diferença de pontos, de mais de 100 pontos.


Na pré-temporada de 2023, Gajser sofreu uma queda feia que o afastou da maior parte do ano, mas ainda assim conseguiu vencer dois GPs no final da temporada, preparando-se bem para um ataque ao título de 2024, que ele ficou a apenas 10 pontos de distância, após um duelo que durou toda a temporada.


Em 2025, parecia que um sexto título seria adicionado após dominar as cinco primeiras etapas da série, mas um incidente infeliz na Suíça fez com que ele tivesse que se retirar da disputa pelo título, com sua última vitória no GP pelo HRC ocorrendo apropriadamente no local de Pietramurata, cercado por milhares de fãs.


Todos os envolvidos com a Honda e a HRC gostariam de agradecer a Tim por todos os seus esforços dentro e fora das pistas, e por ser uma parte tão importante da história da marca. Ele sai como o piloto mais vitorioso da história da equipe e a HRC realmente deseja o melhor para seus futuros projetos.


"Foi um privilégio trabalhar com Tim todos esses anos e vê-lo crescer como pessoa, além de grande piloto. Ele passou por muitos momentos difíceis, mas cada vez que passa, sai mais forte e melhor preparado, e acho que isso ficou evidente durante o tempo incrível que teve com a Honda e a HRC. Ele entrou para nós como um garoto talentoso, com muito potencial, mas mostra seu caráter que ele nos deixou como cinco vezes campeão mundial. Ele fez amizade com todo mundo da equipe, e acho que todos vão ficar tristes em vê-lo partir, mas isso é motocross e às vezes isso acontece, então agora todos desejamos a ele o melhor no futuro." disse Marcus Pereira de Freitas - Chefe da HRC.


Galeria


A carreira de Tim Gajser na Honda em Números


4 vezes Campeonatos Mundiais de MXGP

1 x Campeonatos Mundiais de MX2

47 vezes Vitórias gerais de MXGP 5

vezes Vitórias em MX2 Vitórias gerais 116

vitórias em corridas 125

pódios

2 vezes vitórias na classe de Motocross das Nações



 
 
 
PRO TORK.jpg
image (57).jpg
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
unnamed.jpg
1200x1200.jpg
bottom of page