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Honda CRF 450R 2021 - Renovada


Finalmente foi apresentada a nova Honda CRF 450R e como esperado ela foi totalmente renovada e tem as características da moto do campeão mundial, Tim Gajser. Todas as peças da CRF 450R são novas, com exceção das rodas e do motor. A fábrica informa que as atualizações seguem o know-how que a HRC conseguiu coletar por meio do desenvolvimento da máquina de Tim Gajser. Ela apresenta novo quadro e novo braço oscilante, além de alterações para a geometria e a suspensão que economizam peso (ela está 2 kg mais leve) e melhoram significativamente o comportamento nas curvas. O motor recebe melhorias no sistema de admissão e escapamento, um novo sistema de descompressão e um único silenciador - os quais juntos resultam em uma resposta mais suave e maior dirigibilidade na faixa de velocidade mais baixa e média do motor. 


Outra grande novidade é a embreagem hidráulica que fornece mais controle com menos força para o acionamento. Peças plásticas mais compactas e leves além de um assento menor aumentam a liberdade de movimento. O motor agora concentra-se fortemente no torque, na faixa de velocidade baixa a média. A unidade de descompressão foi realocada, o volume da caixa de ar aumentou, o corpo do acelerador foi revisado e as aberturas de exaustão foram redesenhadas. O coletor de escape também é novo e como disse anteriormente, um silenciador substitui os silenciadores duplos anteriores.

No chassi tubos mais estreitos, a estrutura principal de 8,4 kg agora pesa 700 g a menos que seu antecessor, enquanto o sub-chassi economiza 320 g a 910 g. A nova 450R também é 70 mm mais fina (50 mm no lado esquerdo, 20 mm no lado do escarpamento). A dinâmica do chassi também é nova: enquanto a rigidez torcional é mantida, a rigidez lateral foi reduzida em 20% para aumentar a velocidade nas curvas, a tração e a precisão da direção. O braço oscilante de alumínio possui um novo equilíbrio de rigidez adaptado à estrutura, com tubos mais estreitos e um ponto de articulação. O sistema Pro-Link também foi revisada.


Para a suspensão, garfo Showa USD totalmente ajustável de 49 mm é uma variação do garfo "de fábrica". Eles foram revisados com o objetivo de melhorar o comportamento em curvas mais suaves: o curso da mola aumentou e a válvula de pistão principal do amortecedor foi ampliada para uma resposta mais rápida e uma melhor absorção de choque. Sua mola também utiliza o aço mais leve do mundo - economizando mais 200 g de peso.

As capas dos radiadores, projetadas com a tecnologia Computational Flow Dynamics (CFD) para fluxo máximo de ar, agora são feitas de uma em vez de duas partes plásticas e têm uma ventilação mais baixa, enquanto as grades do radiador são otimizadas para o fluxo de ar. O tanque de combustível de titânio tem a capacidade de 6,3 litros e também foi aprimorado.

Um leve guidão Fatbar Flex da Renthal é padrão para o máximo conforto. A mesa superior possui dois suportes do guidão com os quais o guidão pode ser movido 26 mm para trás e para a frente. Se o suporte for girado em 180 °, o guidão poderá ser deslocado mais 10 mm da posição básica, resultando em quatro posições de condução individuais. 

O sistema de freio é composto na frente, por uma pinça de freio de pistão duplo com diâmetros de pistão de 30 e 27 mm e um disco de onda de 260 mm. A pinça de freio traseira de pistão único trabalha em conjunto com um disco de onda de 240 mm.




















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