Entrevista - Rigor Rico

O piloto mineiro Rigor Rico tem um currículo invejável na sua carreira profissional, com títulos brasileiros, latino-americano e grandes participações na mais dura prova de hard enduro do planeta, o Red Bull Romaniacs. Mesmo estreando em uma nova equipe, a Husqvarna Power Husky/Itaminas, ele continua colecionando vitórias e títulos, sinalizando que, mesmo com tudo novo, se adaptou muito bem e está feliz com a mudança.
Depois de conquistar antecipadamente o título brasileiro e da sua participação no Romaniacs, decidimos bater um papo com essa lenda do motociclismo off road-nacional. Na conversa, abordamos sua nova equipe, suas vitórias, o título no Latino-americano e, claro, o Romaniacs. Então, sente-se confortavelmente em sua poltrona preferida, relaxe e aprecie essa interessante entrevista com o dominante Rigor Rico e descubra como foi a temporada 2024.
DA – Nesta temporada você se transferiu para a equipe Husqvarna Power Husky/Itaminas. Como surgiu essa oportunidade?
RIGOR – A gente vinha conversando há alguns anos e nunca tinha dado certo. Mas, dessa vez, fizemos algumas reuniões e fiquei muito feliz que deu certo, representando a equipe a partir de 2024.
Como foi a sua adaptação à motocicleta Husqvarna TE 300, depois de anos pilotando motos de outra fabricante?
O primeiro contato com a moto foi incrível! Já peguei o recém-lançado modelo 2024. Basicamente, a moto vem pronta, e teve muitas melhorias e mudanças em relação à geração anterior. O novo sistema de injeção eletrônica ficou muito bom e a moto ficou bem forte. Confesso que estava um pouco receoso com os freios Braktec, mas eles também melhoraram muito, o sistema freia bem. O que mais tive dificuldade foi acertar qual relação usar, o resto foi fácil e me encaixei bem com a moto.
Como foi sua pré-temporada, mudou algo na sua preparação com a nova equipe e motocicleta?
Basicamente, não tirei férias, pois queria chegar forte no Latino-americano de Hard Enduro, que seria em março, na Costa Rica. Então, comecei os treinos bem antes e fui aumentando o ritmo. Uma coisa que me ajudou muito foi ter começado uma nova preparação física. Depois, inclui o pilates e peguei firme nos treinos de bike.
O proprietário e chefe da equipe, Maurício Fernandes, também é um praticante e campeão de off-road. Como é trabalhar com ele?
Sem dúvida, esse foi um ponto que me fez querer entrar para a equipe. Já conhecia o Maurício e sua história e sabia o quanto ele vive o off-road e, ainda mais, o hard enduro. É bem legal acelerar junto com o seu chefe (risos). Ele é um cara muito focado e gosta de coisa boa, então está sendo muito fácil trabalhar com ele, as coisas fluem naturalmente e está dando muito certo. Tivemos uma experiência muito boa no Romaniacs, porque é um piloto com muita bagagem e lá ficamos trocando conselhos e tal.

Você conquistou antecipadamente o título do Brasileiro de Hard Enduro. Como foi a temporada com a nova equipe e motocicleta?
Está sendo um ano muito competitivo e já sair campeão com essa invasão dos gringos foi muito bom. Acho que estou no meu auge físico e técnico, consegui andar forte em todas as provas. A estrutura da equipe também ajudou muito, o time é unido, incluindo os mecânicos, todos trabalhando para ganhar. Isso é muito bom. A parte mais fácil foi minha moto, que é basicamente original e estamos cada dia mais encaixados.
Como avalia o Campeonato Brasileiro? Algo precisa mudar?
Com essa nova gestão, do Rodolfo Balasso, a modalidade cresceu ainda mais. Temos as melhores provas muito bem-organizadas, batendo recorde de pilotos, premiação em dinheiro... O público tem acompanhado de perto tanto no prólogo como nas trilhas, ou seja, acho que estamos no caminho do sucesso, é só manter essa receita.
Neste ano você participou novamente do Red Bull Romaniacs, uma das mais duras provas da modalidade. Como foi esse evento? Foi mais difícil do que as outras edições em que participou?
Foi a edição mais difícil que corri até hoje. O primeiro dia foi considerado o mais difícil da história da competição. Mas eu me preparei muito, aprendi com os erros da temporada passada e considero que deu tudo certo. A cada ano a prova fica mais exigente e perigosa e isso é muito louco. Confesso que gosto disso. É a minha corrida preferida e espero poder acelerar no Romaniacs por vários anos.
A temporada atual está sendo recheada de conquistas, como o título de campeão latino-americano de hard enduro, na Costa Rica. Como foi mais essa vitória?
Foi muito especial porque foi a minha primeira corrida de Husqvarna e já saí com a vitória! A prova foi bem disputada e foi muito importante sair com o número 1. Competi com a TE250ia e deu tudo certo. Em março, conquistei primeiro título para a Power Husky Husqvarna no Latino-Americano.
Sabemos que ainda é cedo para falar sobre isso, mas quais são os seus planos para 2025?
Sem dúvida, vou seguir defendendo a equipe e os títulos do Brasileiro e Latino-Americano, como também vou trabalhar para fazer todas as etapas do Mundial de Hard Enduro.
Comments