top of page

Entrevista - Carlinhos Romagnolli

Foi dada a largada da 27ª edição do Arena Cross, e com novidades. Um dos destaques é a presença em todo o campeonato do gaúcho Enzo Lopes, que compete em uma nova categoria, a Pró, acelerando pela primeira vez a 450cc. A abertura do campeonato, aconteceu no dia 30 de maio no Festival Interlagos, em São Paulo, e conversamos com o responsável pelo evento, Carlinhos Romagnolli, para sabermos o que podemos esperar da nova temporada do Arena Cross.


DA – Antes de abordar a nova temporada, gostaria que você fizesse um resumo da temporada passada. Como avalia o campeonato de 2024?

ROMAGNOLLI – O Arena Cross vive um grande momento, a vinda de grandes nomes internacionais elevou muito o nível da competição. Uma organização experiente e comprometida garantiu uma boa entrega e uma direção de prova respeitadíssima deixou o espetáculo seguro e com disputas emocionantes. Estes ingredientes que marcaram a temporada 2024 têm sido uma receita de muito sucesso.


Entramos em uma nova temporada e o Arena Cross 2025 apresenta novidades. O que muda este ano?

Realmente, muitas novidades! Começando pela abertura da temporada, em rodada dupla, juntamente com o Festival Interlagos. A vinda anunciada dos construtores de pistas ingleses, Justin Barclay e Alfie Smith, para todas as etapas, proporcionará grandes disputas em pistas de padrão internacional. Muitas novidades também de regulamento, com novas premiações; alteração do tempo das provas da categoria Pró, de 15 minutos para 12 minutos, proporcionando mais disputas até o final das baterias; inclusão da Superpole com pontuação extra para o campeonato; e ainda a Triple Crown, rodada tripla na etapa de Jundiaí (SP).


Foram mantidas as categorias 50cc e 65cc na nova temporada. Como avalia as provas para os pilotos mirins? 

As categorias de base são um show à parte, um grande sucesso para o público e para nós, uma grande forma de fomentar a base e criar pilotos profissionais para o futuro. As provas são muito disputadas, sempre. Exemplo disso é o piloto Enzo Lopes, que foi campeão nas categorias de base e hoje retorna depois de uma carreira brilhante nos EUA para a disputa da categoria profissional.


Foi divulgada a presença de Enzo Lopes em toda a temporada na categoria Pró. Como surgiu a oportunidade da participação do piloto gaúcho no campeonato?

O Enzo já tinha feito uma participação como convidado do AX na Super Final do Anhembi há alguns anos e foi um sucesso. Ele e o Leandro (Romagnolli) se falaram para tentar viabilizar a participação dele em todas as etapas, pela primeira vez competindo uma temporada completa na categoria Pró (450cc), e deu tudo certo. Será um prazer enorme para todos que acompanham a carreira internacional do Enzo, vê-lo em solo brasileiro disputando com os estrangeiros e brasileiros presentes no AX. 


As primeiras etapas acontecem junto ao Festival Interlagos. Como surgiu essa parceria e qual é a expectativa para essas provas?

O Marcinho, que é o idealizador do Festival, um evento que dispensa comentários pela sua importância e qualidade, é um grande amigo e me propôs fazer o Arena Cross no Festival, que esse era seu desejo e que alguns patrocinadores também já haviam sugerido isso. Nós entendemos que seria importante estarmos nesse grande evento e, então, tudo contribuiu oficializarmos essa parceria.    


O campeonato vai contar com pilotos de mais de dez nacionalidades. Como a presença de estrangeiros contribuiu para o evento?

É muito importante esse intercâmbio de pilotos. Historicamente, vimos nosso esporte crescer muito na evolução dos pilotos em todas as fases que tivemos bons e rápidos pilotos estrangeiros no país. Ano passado nós contamos com a presença de Dean Wilson em duas etapas e de Mike Alessi na Super Final, ídolos que só acompanhamos pela TV e internet, e tivemos a oportunidade de ver ao vivo essas disputas. Acredito que isso só valoriza o esporte nacional e eleva o nível de todos os pilotos.


Os famosos construtores britânicos Justin Barclay e Alfie Smith novamente serão os responsáveis pela construção das pistas. Como os pilotos avaliam o trabalho deles? Eles gostam do traçado dos britânicos?

Justin e Alfie são figuras muito respeitadas no meio internacional, além de Justin ter sido por muitos anos o construtor oficial de pistas do MXGP. A dupla foi responsável pela maioria das etapas do WSX e de muitos outros importantes eventos ao redor do mundo. A qualidade das pistas e os acabamentos deles são impecáveis. Para os pilotos e para o campeonato é uma ótima oportunidade de evolução competir em pistas de alto nível, com opções de traçado e medidas com padrão internacional.


O campeonato deste ano conta com as premiações Monster Holeshot e Destaque Monster, este último para o melhor piloto da noite, independente da categoria. Quem vai avaliar esse piloto, quais itens serão considerados para a escolha do vencedor e como serão as premiações?

O Monster Holeshot premiará o piloto que fizer a primeira curva na ponta nas baterias da categoria Pró. Já o Destaque Monster será uma premiação para o melhor piloto da noite, aquele que mais se destacou, independente da categoria. Para isso, nossa comissão julgadora será representada pelas seguintes pessoas: Marcus Tucano (direção de prova), Leandro Romagnolli (direção do evento), Leandro Silva (comentarista), Rafael Ramos (comentarista) e um representante da imprensa. O critério está em aberto, pode ser uma prova perfeita, uma ultrapassagem marcante, uma prova de recuperação... Enfim, estamos abertos para analisar o melhor e mais marcante desempenho da noite, para premiar. A premiação será um determinado valor em dinheiro.


Como foi a abertura do campeonato no Festival Interlagos?

Feliz demais por ver nossa casa cheia. Ver o público torcendo pelos pilotos e vibrando a cada disputa. Isso faz com que o sentimento seja de enorme gratidão pela forma como fomos recebidos em São Paulo e no Festival Interlagos. Nos sentimos realmente em casa com essa estrutura e com esse público apaixonado.

Comments


PRO TORK.jpg
image (50).jpg
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
unnamed.jpg
1200x1200.jpg
bottom of page