Destaque - Valentina Barg
- DirtAction
- há 57 minutos
- 2 min de leitura

Esta jovem de 10 anos já coleciona títulos estaduais, participou de prova do AMA Supercross nos Estados Unidos, onde garantiu o quarto lugar na KTM Junior, e conquistou o título brasileiro de motocross na categoria 50cc neste ano.
Promessa do esporte nacional, Valentina encara o esporte com muita paixão e neste ano estava pronta para levantar o seu primeiro troféu de campeã brasileira. Nesta edição, abrimos espaço para um bate-papo com esta jovem piloto que tem tudo para brilhar e fazer parte do seleto clube de meninas vencedoras no off-road brasileiro, como Mariana Balbi, Maiara Basso e Bárbara Neves, entre outras.
DA – Você conquistou o Brasileiro de Motocross na categoria 50cc. Como foi a temporada?
VALENTINA – A temporada foi ótima! Viajamos bastante, conhecendo lugares incríveis! Graças a Deus, conseguimos bons resultados e o título!
Qual foi a etapa mais dura do ano?
Achei a etapa de Santa Cruz do Capibaribe (PE) a mais dura, pela pista de areia bem pesada e também pela disputa intensa pela vitória.
Um dos seus adversários foi o Benjamin Sagae, e vocês tiveram uma grande disputa em Pernambuco. Como é competir com ele no Brasileiro?
O Ben é muito rápido, nossas disputas sempre são limpas e ele me força a dar sempre meu melhor. Fora das pistas, somos bons amigos.

Você também disputou o título da 50cc no Arena Cross com o Sagae, que venceu todas as etapas. O que faltou para vencer uma prova nesse campeonato?
Esse foi o meu primeiro ano no Arena Cross, quase não tenho contato com uma pista assim, pois focamos bastante o motocross. Então, acho que falta treinar um pouco mais para o Arena.
Uma outra garota se destaca na categoria, a Ana Heloisa. Como os garotos encaram duas meninas andando na ponta?
A cada dia, vejo mais meninas buscando chegar ao topo. Lá fora, principalmente nos Estados Unidos, as meninas já são destaque, uma até acabou de ganhar o Loretta Lynn’s, na categoria 65cc. E é incrível saber que eu e a Aninha estamos abrindo caminho e inspirando outras no Brasil a acreditar que também é possível.
Como foi o seu ritmo de treinos antes das provas?
Foi bem puxado. Como estudo de manhã e tenho bastante faltas devido às corridas, tento deixar tudo em dia para treinar três vezes na semana.
O motocross é um dos mais duros esportes a motor. Como é competir num esporte que exige tanto esforço e dedicação?
É sensacional! Eu amo esse esporte desde os três anos, sempre fui muito disciplinada, me dedico o máximo que posso e adoro essa sensação de superação!
Para finalizar, o que você gosta de fazer além de competir no esporte?
Gosto muito de brincar com minhas irmãs e amigas, e gosto também de jogar tênis e andar de bike.
Fotos Lucas Mendes








.png)






.jpg)



Comentários