Curiosidade: Tomac tem uma KTM com embreagem a cabo
- DirtAction
- há 20 minutos
- 2 min de leitura

Uma das grandes novidades do motocross mundial, são as trocas de equipes de grandes nomes do esporte, seja na Europa ou nos Estados Unidos. Uma de destaque é a contratação do americano Eli Tomac na KTM, depois de anos competindo na equipe Yamaha, onde conquistou inúmeras vitórias e títulos. E um dos grandes desafios de cada piloto que troca de motocicleta de uma temporada para outra, é se adaptar à sua nova máquina. E isso é fundamental, inclusive muitos pilotos não conseguem encontrar o acerto ideal para a nova motocicleta, e passa a temporada "brigando" com sua moto. Exemplo disso é o espanhol Jorge Prado, que não se adaptou a sua Kawasaki KX 450.
Mas isso depende de cada piloto, pois a mesma máquina foi campeã mundial, com o francês Roamin Febvre. Afinal de contas, esses pilotos profissionais e de ponta, tem muita sensibilidade, e em muitos casos, seu estilo de pilotagem nâo "bate" com a sua motocicleta, mesmo com acertos e preparações por parte das equipes. Então a grande dúvida era como Tomac iria se adaptar ao novo equipamento, sua KTM SX-F 450?
E já em sua primeira aparição com a KTM, notou-se um detalhe importante. No modelo austríaco, o sistema de embreagem é hidráulico há anos, enquanto que na Yamaha que Tomac acelerou durante anos era um sistema a cabo. E não que ele apareceu pilotando sua 450 laranja com o sistema de embreagem com cabo! Isso mesmo, a equipe teve que alterar o sistema para que Tomac se sinta mais confortável na nova motocicleta.

Pode ser que essa situação mude no desenrolar dos treinos antes do início do AMA Supercross, mas de imediato, Tomac vai acelerar uma KTM com sistema de embreagem a cabo, lembrando que a grande vantagem do hidráulico é justamente a não necessidade de regulagem, mas como sabemos, cada piloto tem seu estilo de pilotagem, e neste momento, Tomac optou pelo seu "velho" sistema. O poderoso Roger De Coster, da KTM, comentou que ele está testando os dois sistemas, mas ainda dá preferência ao cabo, que segundo Tomac tem mais progressividade.








.png)






.jpg)



Comentários