top of page

Brasil no Nações - Episódio 2 - Entrevista Bernardo Tibúrcio

ree

Neste segundo episódio do "BRASIL NO NAÇÕES", conversamos com o mineiro Bernardo Tibúrcio, que volta a ser convocado para representar o Brasil no próximo Motocross das Nações, que acontece entre os dias 03 a 05 de outubro nos Estados Unidos, no circuito de Ironman, que faz parte do calendário do AMA Motocross.


Tibúrcio teve uma temporada brilhante neste ano, conquistando os títulos do Arena Cross na categoria AX2, e no Brasileiro de Motocross, o MX1 GP Brasil Sportbay, na MX2. É considerado o piloto mais rápido da classe, lembrando que na sua estreia no Nações no ano passado, colaborou com a equipe, para que o Brasil conquistasse seu melhor resultado no evento, o 13o. lugar.


da - Como foi receber novamente o convite para representar o Brasil na próxima edição do Motocross das Nações?

Tibúrcio - Receber o convite para representar o Brasil no Motocross das Nações é sempre especial e dessa vez não foi diferente. Tive um ano muito bom, então já vinha pensando no Nações. Quando recebi o convite fiquei ainda mais animado, foquei ainda mais nos treinos e vamos com tudo.


da - Passado um ano depois do Nações do ano passado, no qual o Brasil conquistou seu melhor resultado, 13o. lugar, como isso marcou a sua carreira profissional?

Ano passado foi sensacional, foi o meu primeiro ano no Nações. Foi bem difícil, tive que me acostumar com muita coisa nova, mas já nesse primeiro ano juntamente com Enzo (Lopes) e o Fabinho (Santos) a gente fez o melhor resultado da história. Foi perfeito. Isso marcou muito porque já no meu primeiro ano eu consegui realizar esse feito, então acredito que de lá pra cá todos só temos melhorado. Acredito que vamos para um belo resultado.


da - Os seus companheiros de equipe são os mesmos do ano passado, o Fábio Santos e o Enzo Lopes. Como foi trabalhar com eles no Nações passado?

Trabalhar com o Fabinho e o Enzo é sempre sensacional. Ano passado eu tive essa experiência com eles, a gente pôde treinar um dia antes da corrida, então já deu para ver um pouco o clima como ia ser. Eles me ajudaram com tudo, deram dicas e compartilharam as experiências que eles têm, então foi muito bom. Eles acrescentaram muito e desde então a gente também já conversou mais, então estamos ainda mais entrosados. É muito bom trabalhar com eles.


da - Neste ano o Nações acontece nos Estados Unidos, no circuito de Ironman, um País e uma pista famosos do Motocross Mundial, mas que você não tem experiência. Como tem lidado com essas novidades?

Sim, vai ser nos Estados Unidos, numa pista que eu nunca andei, não sei se meus companheiros já andaram lá ou não. Essa é uma pista que faz parte do campeonato norte-americano de motocross, então eu já pude observar um pouco a transmissão das corridas, estudar um pouco as linhas, ver o traçado. Acredito que deve ter algumas mudanças, então é novo para todo mundo. Estou bem animado para acelerar nessa pista, que parece ser muito legal e difícil.


da - E como estão os preparativos para a prova? Vocês já se reuniram para traçar estratégias?

Os preparativos para a prova são intensos, a gente se reuniu em Brumadinho (etapa do Brasileiro) para a apresentação do time. Nós já conversamos um pouco, normalmente a gente se encontra uma semana antes da corrida, treina junto e conversa bastante sobre tudo - e nos dias das corridas também, para deixar tudo em ordem e fazer acontecer.


da - Já decidiram quando vão viajar para os Estados Unidos, para se prepararem para a prova?

Eu embarquei para os Estados Unidos nessa quarta-feira (dia 24), vou fazer um total de quatro treinos antes da corrida. Vou testar a moto de corrida, ver como vai ser, e vou andar em umas pistas diferentes, testar a suspensão. Então acredito que a preparação vai ser muito boa pra enfrentar essa prova.


da - Sabe como vai ser o suporte para a estrutura de vocês nos Estados Unidos?

O chefe de equipe Honda Racing, Reinaldo Almeida, e o Fernando Orsi (supervisor de competições da Honda) estão cuidando de tudo isso. Estou tranquilo, porque eles falaram que será uma ótima estrutura, então eu estou bem animado pra essa grande surpresa.


da - Como se preparou aqui no Brasil para a prova? Como foi o seu ritmo de treinos?

A preparação aqui no Brasil foi muito forte, nas últimas semanas a gente teve a final do Brasileiro de Motocross. Foram corridas que eu pude treinar bastante e puxar esse ritmo, juntamente com o (Benjamin) Garib, que também vai correr pelo Chile, então a gente fez corridas muito boas. Voltei de lá, treinei firme também em casa, então acredito que estou muito bem preparado para mais essa edição do Nações.


Foto Lucas Mendes

 
 
 
PRO TORK.jpg
image (61).jpg
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
unnamed.jpg
1200x1200.jpg
bottom of page