Yamaha - TY-E 2.0 Electric Trials Bike



A Yamaha Motor anunciou hoje que desenvolveu a moto TY-E 2.0 de testes elétricos, que se aproxima de alcançar a neutralidade de carbono do ponto de vista da diversão do motociclismo. A Empresa planeja entrar na moto em rodadas selecionadas do Campeonato Mundial de Testes FIM (Federação Internacional de Motociclismo) de 2022.


Em 2021, a Companhia revisou o Plano Ambiental 2050 do Yamaha Motor Group, originalmente formulado em 2018, e estabeleceu uma nova meta de buscar a neutralidade de carbono em todas as suas atividades de negócios — inclusive ao longo dos ciclos de vida de seus produtos — até 2050.


O projeto para desenvolver o TY-E 2.0 está em andamento como uma abordagem exclusivamente Yamaha para alcançar a neutralidade de carbono. Sob seu conceito de desenvolvimento FUN x EV, o TY-E 2.0 tem como objetivo proporcionar mais diversão do que os motores de combustão interna, aproveitando os traços exclusivos dos veículos elétricos, como o poderoso torque baixo e forte aceleração.


O desenvolvimento do TY-E 2.0 progrediu com base no primeiro modelo TY-E anunciado em 2018, e apresenta um quadro monocoque recém-projetado feito de laminados compostos que abrigam uma unidade de energia elétrica com melhor desempenho através de uma combinação de peças mecânicas e controle eletrônico. A moto também monta uma bateria leve recém-desenvolvida com aproximadamente 2,5 vezes a capacidade do modelo anterior.



O novo TY-E 2.0 está programado para participar do Campeonato Mundial de Testes DA FIM a partir de junho deste ano com Kenichi Kuroyama na Yamaha Factory Racing Team, que também atua como seu piloto de desenvolvimento. O TY-E 2.0 também será exibido no estande da Yamaha Motor no 49º Salão de Motocicletas de Tóquio, que será realizado de 25 a 27 de março.

  • Quadro monocoque feito de laminados compostos

O TY-E 2.0 emprega um quadro monocoque feito de laminados compostos para contribuir para o peso mais leve e a rigidez ideal. O layout da unidade de energia e da bateria foi revisado e revisado para alcançar um centro de gravidade significativamente menor em comparação com o modelo anterior.

  • Bateria leve recém-desenvolvida com aproximadamente 2,5x mais capacidade

A Yamaha desenvolveu uma nova bateria de alta capacidade com maior densidade de saída e manteve com sucesso o aumento de peso para cerca de 20%, alcançando cerca de 2,5 vezes mais capacidade do que o modelo anterior.

  • Unidade de potência ainda refinada através de uma combinação de peças mecânicas e controle eletrônico

Com base no modelo anterior, a tração foi melhorada por emparelhamento de peças mecânicas como a embreagem e o volante com controle eletrônico cuidadosamente ajustado para o motor que é capaz de ler mudanças sutis na aderência.


Especificações do TY-E 2.0

Altura × de largura × de comprimento global2.003 mm × 830 mm × 1.130 mmDistância entre eixos1.310 mmDesembaraço mínimo do solo340 mmPeso do meio-fioMais de 70 kgTipo de motorMotor elétrico síncrocroso CATipo de bateriaÍon-lítioEmbreagemHidráulica, Úmida, Multi-placaTipo de quadroMonocóque CFRP

Recurso TY-E 2.0

Bateria com saída de densidade ainda maior e capacidade a partir de uma revisão da seleção de células, layout e componentes utilizados. Layout de componente para um baixo centro de gravidade. Unidade de potência ainda refinada através de uma combinação de controle eletrônico e uma embreagem mecânica e volante. Quadro monocoque composto com formação de costela em forma de X.

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