Vialle e Honda
- DirtAction
- há 17 minutos
- 3 min de leitura

Bicampeão mundial de MX2 e bicampeão de SX 250cc, Tom Vialle assinou com a Honda HRC em um contrato de vários anos, que verá o francês subir para a classe MXGP em um futuro próximo.
Sabendo que este era um momento crítico em sua carreira, Vialle – que recentemente conquistou seu segundo pódio no Mundial de SuperMotocross – optou por mudar de marca e continente ao retornar à série mundial de motocross e tentar continuar sua carreira de sucesso a bordo da Honda CRF450R.
De fato, a destreza desta máquina poderosa foi uma das principais razões pelas quais Vialle está voltando para 'casa' após sua passagem pela América, porque a chance de pilotar uma CRF450R de fábrica não aparece com muita frequência, e ele não queria deixar essa oportunidade escapar por entre os dedos. A mudança para as motos maiores é um passo tão importante a ser dado, ele sabia que o equipamento certo e o ambiente certo eram fundamentais para ajudar a continuar sua série de troféus.
Conhecida como uma das equipes mais profissionais do paddock e com uma longa história de vitórias em corridas e campeonatos, a Honda HRC espera que Vialle possa começar a correr e usar este período de entressafra para se preparar totalmente para os rigores do Campeonato Mundial MXGP de 2026, com 20 rodadas localizadas em todo o mundo.
Tendo conquistado dois títulos MX2, ele estará familiarizado com grande parte da logística que esta série apresenta, mas com mais algumas rodadas, pontos para corridas de qualificação e um calendário mais diversificado do que quando ele correu pela última vez em 2022, ainda haverá alguma adaptação necessária se ele quiser desafiar na frente deste campo competitivo imediatamente.
Ajudando-o a se ajustar à classe MXGP estará o retorno de Ruben Fernandez, que assinou novamente com a Honda HRC, enquanto tenta melhorar seu quarto lugar no Campeonato Mundial de 2025 e aumentar sua contagem de vitórias e pódios com a equipe. O espanhol mostrou muita velocidade e consistência no ano passado e, ao lado de Vialle, será uma ameaça de alto nível em sua Honda CRF450Rs.
Primeiro, porém, para Vialle, vamos vê-lo no Paris SX, dando-lhe um gate-drop na frente de sua torcida, permitindo que ele se adapte à dinâmica da equipe, enquanto seus compatriotas o torcem e dão as boas-vindas a um dos seus. Em seguida, começam os preparativos para uma campanha MXGP de 2026 que termina com o Motocross das Nações sendo realizado em Ernee, França – uma pista onde Vialle venceu o MXON anteriormente em 2023.
Tom Vialle: Esta é obviamente uma grande mudança para mim, mas senti que era a mudança certa neste momento da minha carreira. Tenho muita experiência em campeonatos do mundo, por isso sempre estive atento ao campeonato e à forma como as coisas estão a correr por lá e quando descobri que a Honda HRC estava interessada em contratar-me, sabia que não ia ter melhor oportunidade. Eu vi o que eles conseguiram alcançar na pista e não ouvi nada além de coisas boas sobre eles como uma equipe fora da pista, então este parecia o momento perfeito para voltar à série do campeonato mundial e tentar continuar meu sucesso anterior no campeonato mundial na classe MXGP. Sei que não será fácil e haverá uma grande curva de aprendizado para me acostumar com o Honda CRF450R, mas estou confiante em minhas habilidades e mal posso esperar para começar!
Marcus Pereira de Freitas - Gerente Geral da HRC - MXGP: Acho que a entrada de Tom na Honda HRC é uma grande declaração e um grande golpe para a equipe. Ele é bicampeão mundial de motocross e também bicampeão de SX, então conseguir alguém tão talentoso quanto ele para se juntar à equipe nesta fase de sua carreira mostra que estamos fazendo todas as coisas certas. É claro que esta será a primeira vez que ele correrá com uma máquina de 450cc, mas ao longo de sua carreira ele lidou com mudanças e novos ambientes, então estamos todos confiantes de que ele será capaz de se adaptar à Honda CRF450R. Ele tem a corrida Paris SX primeiro, o que é algo novo para nossa equipe, então todos aprenderemos juntos lá, mas depois disso será puramente motocross e tentando prepará-lo para o Campeonato Mundial MXGP de 2026.
Destaques da carreira
2025 – 3º Campeonato Mundial de SuperMotocross 250
2025 – 5º Campeonato AMA Pro Motocross 250
2025 – 1º Campeão do AMA Supercross 250 Leste
2024 – 2º Campeonato Mundial de SuperMotocross 250
2024 – 2º Campeonato AMA Pro Motocross 250
2024 – 1º Campeão do AMA Supercross 250 Leste
2023 – 1º Campeão de Motocross das Nações da FIM
2023 – Estreia no AMA Supercross, Pro Motocross e SMX
2022 – 1º Campeão Mundial de Motocross FIM MX2
2021 – 3º Campeonato Mundial de Motocross FIM MX2
2020 – 1º Campeão Mundial de Motocross FIM MX2





.png)






.jpg)


