• DirtAction

Tunico - Seu legado



Sou praticante do esporte off road à 40 anos e editor da revista Dirt Action à 25 anos, e durante todo esse período conquistei inúmeros amigos, o mesmo na profissão, onde muitos passaram de ídolos para amigos. Penso que em todo esse período sempre me deparei com pilotos do mais alto nível, verdadeiros guerreiros que para buscarem o sonhado título se davam de corpo e alma, que não mediam esforços para atingir esse objetivo. Muitos tiveram que enfrentar lesões nessa jornada e outros se foram, infelizmente.


Pilotos como João "Marronzinho" Paulino e Swin Zanoni, dos quais tive o prazer de acompanhar toda a carreira até o dia em que eles se foram. E posso dizer que se tornaram amigos, como a grande maioria. Estive presentes em seus momentos de glórias e decepções, mas que nada os abalava, por serem puramente determinados. Jovens que acreditavam e amavam o esporte, talvez como eu, que nesses quarenta anos já colecionei inúmeras lesões e cicatrizes, mas que continua praticante seu amado esporte off road.


E nesta segunda-feira (09/11), outro grande nome do esporte nos deixou, um cara que mesmo com o pouco tempo como profissional, mostrou todo seu talento, mas sem perder sua simplicidade, honestidade e garra. Um cara que vi deixar cair lágrimas em muitas coletivas de imprensa, sempre emocionado com sua carreira, construída com desafios e mais desafios, mas sem desistir. Tunico Maciel era assim, um piloto determinado, e um ser humano recheado de emoções e de vontade de vencer. Ele também nos deixou, e mais um vazio vai fazer parte da nossa vida.


Tunico mereceu tudo o que conquistou, e deixa na memória aquele sorriso maroto, de garoto sapeca, que vai aprontar alguma coisa para você também sorrir. Suas lágrimas e seu sorriso vão deixar saudades, e suas vitórias vão ficar eternizadas no esporte. Uma vez, ao escrever o editorial da Dirt Action, dediquei as palavras pra esse grande homem, que com seu jeito de garoto, me fez emocionar na coletiva de imprensa do Sertões do ano passado. Me arrepiei com a sua sinceridade, com suas lágrimas seguida de um sorriso de garoto que iria aprontar alguma arte. Mesmo jovem, ele me atingiu com suas palavras sinceras, e me fez amar ainda mais o esporte.


Adeus Tunico, sei que você partiu para emocionar em outro lugar, e oferecer esse seu sorriso travesso. Obrigado por nós oferecer todos os grandes momentos, de passar toda a sua paixão que as vezes colocamos de lado. Obrigado pela sua lição de vida, de fazer tudo com amor, paixão e determinação. Agora você vai acelerar em outro lugar, oferecendo suas lágrimas e seu sorriso. Obrigado Tunico e descanse em paz meu amigo, e que sua família tenha força para enfrentar esse difícil momento.


Celestino Flaire Jr.








REVISTA DIRT ACTION

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram