top of page
DirtAction

Top Bike - KTM 250 SX-F Andrea Adamo (campeão MX2)

Fotos Juan Pablo Acevedo

É inegável o domínio da equipe austríaca KTM Red Bull Racing no Mundial de Motocross na categoria das 250cc. Desde que ela conquistou seu primeiro título, em 1989, com Trampas Parker na antiga categoria 125cc (2T), ela acumula 18 títulos na categoria de entrada do Mundial (125cc e MX2), sendo consecutivamente de 2008 (Tyla Ratray) a 2014 (Jordi Tixier) e de 2016 (Jeffrey Herlings) a 2020, além de 2022 (Tom Vialle).


Com a transferência do campeão, o francês Vialle, para os Estados Unidos, a equipe contratou dois jovens pilotos para 2023: o jovem italiano Andrea Adamo, que mostrou velocidade na temporada passada, em seu primeiro ano no Mundial de Motocross na MX2, acelerando a motocicleta da GasGas, e finalizou o ano na oitava posição, e o belga Liam Everts.


Em seu ano de estreia na equipe, Adamo iniciou a temporada com bons resultados, mas também apresentou rendimento abaixo das expectativas em alguns momentos, e venceu sua primeira prova na categoria no GP de Trentino. Depois da lesão de Jago Geerts, Adamo assumiu a liderança da categoria e mesmo em uma temporada conturbada, Adamo aproveitou e conquistou o seu primeiro título mundial.


Para brigar pelo título, Adamo acelerou a renovada KTM 250 SX-F, que no modelo 2023 recebeu novo chassi e motor. Segundo a fábrica, tais mudanças tornaram essa vencedora de GPs mais ágil, mais fácil de pilotar e mais poderosa. Claro que a motocicleta da equipe foi alterada para tornar a moto ainda mais confortável para Adamo e, portanto, ainda mais competitiva.



A equipe realizou alterações no chassi, reforçando e alterando alguns itens, como o subchassi e a posição das pedaleiras. As mesas são de fábrica, anodizadas em laranja e oferece regulagens do suporte do guidão Fat Bar, da Renthal. O suporte do acelerador é da marca Domínio, para melhorar as respostas. As manetes são originais, rígidas (não retráteis). No punho direito encontram-se os botões de partida e engine stop. Não há seletor de mapas de ignição ou controle de tração, sinalizando que tudo é acertado antes de entrar na pista.



O sistema de freios é composto por pinças especiais da marca Brembo, discos com as mesmas medidas da motocicleta original (270 mm e 240 mm) e cilindros mestres especiais, também da Brembo, além de conduítes exclusivos. O sistema de suspensão é outro item fantástico, de dar inveja a muitos oponentes. A equipe utiliza o sistema WP, de propriedade da KTM, com garfo XACT Pro totalmente modificado e produzido pela fábrica, com peças exclusivas. Assim como o amortecedor traseiro, com preparação oficial, haste e mola maiores, além de inúmeras regulagens. 



O motor do modelo 2023 foi totalmente renovado, mesmo assim a equipe informa que promoveu alterações nos comandos, válvulas, pistão e anéis, virabrequim, caixa de câmbio e outros, como cabeçote e cilindro. Segundo comentários, as mudanças resultaram num acréscimo de 5 cv. As carcaças foram substituídas por peças usinadas (CNC) e o sistema de escapamento é da marca parceira Akrapovic, totalmente em titânio. O sistema de refrigeração também foi modificado, recebendo radiadores maiores e mais resistentes, mangueiras reforçadas e bomba d'água gerando maior fluxo do líquido.



Entre outras exclusividades, podemos destacar as pedaleiras construídas pela fábrica, de titânio e com dentes mais "afiados", mais leves e resistentes e com design providenciando melhor posição dos pés do piloto. Na relação encontramos a corrente da Regina e coroa e pinhão da Renthal, sendo que a coroa mais utilizada pelo piloto a de 50 dentes, que pode mudar conforme a pista. O tamanho do pinhão não foi informado. Protetores de disco dianteiro e de motor e guia de corrente traseira são de fibra de carbono, de fabricação da própria fábrica e da Akrapovic (guias). As rodas de aros pretos são da Excel, com raios mais grossos (presos entre si) e cubos da Kite, na cor laranja e também mais resistentes.



Você percebe que pouco sobrou do modelo original e que Adamo teve em suas mãos a motocicleta ideal para conquistar o seu primeiro título no ano de estreia na equipe.











































Comments


PRO TORK.jpg
image (20).png
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
unnamed.jpg
1200x1200_HDA-XRE190-Banner.jpg
bottom of page