Tomac vence abertura do Mundial SX, com Enzo em quarto na SX2 e Dunka na 15a. posição na SX1

Foi dada a largada para o Mundial de Supercross neste sábado (26/10) no Canadá, que conta com a presença dos brasileiros Enzo Lopes (Yamaha) na SX2 e de Lucas Dunka (KTM) na SX1. Os cinco primeiros na sessão de treinos de sábado na SX2 permaneceram os mesmos, exceto um - Luke Clout substituiu o companheiro de equipe da Rick Ware Racing, Mitchell Oldenburg - enquanto o atual bicampeão Ken Roczen foi marcado, sendo o mais rápido por dois décimos sobre o líder de sexta-feira, Eli Tomac.
Durante a sessão, o desastre aconteceu para Cedric Soubeyras, que caiu e acabou sendo levado de maca. Mais tarde, foi revelado que o piloto francês havia sido descartado do evento devido a lesão. Clout terminou os treinos como o terceiro piloto mais rápido, seguido pela dupla Fire Power Honda de Joey Savatgy e Dean Wilson em quarto e quinto, respectivamente.
Mais uma vez, foi Roczen em forma imperiosa quase três décimos mais rápido que Tomac que, por sua vez, foi apenas três décimos mais rápido que Savatgy. Clout completou os quatro primeiros, tornando-se os mesmos quatro pilotos dos treinos que progrediram para a disputa de uma volta da SuperPole.
Os quatro primeiros em 450 aumentaram ainda mais a aposta no confronto de uma volta da SuperPole, mas Roczen continuou sendo o líder persistente para reivindicar o portão # 1. A volta de Tomac o colocou dois décimos atrás em segundo, enquanto o esforço de Savatgy rendeu o terceiro e Clout ficou em quarto.
Vince Friese garantiu o primeiro holeshot de 450 da noite com a primeira bateria, mas um par de titãs do Supercross em Roczen e Tomac espreitava logo atrás. Nunca se esquivando de uma pilotagem defensiva robusta, Friese segurou Roczen, que teve que desacelerar para evitar o contato, permitindo que Tomac passasse para o segundo lugar.
Tomac então fez sua tentativa de contornar Friese e, após um movimento mal sucedido, fez com que o americano assumisse a liderança. Roczen não ia aceitar isso e brigou para assumir a liderança. Após a metade do caminho, Tomac se aproximou da roda traseira de Roczen usando linhas muito mais apertadas, mas acabou vencendo à frente de Tomac e Savatgy em terceiro.
Para a segunda corrida principal da noite, Tomac reivindicou o holeshot com Dean Wilson em segundo e Matt Moss em terceiro. A grande surpresa foi Roczen em 11º após uma fuga lenta. Depois de um início promissor, Wilson caiu, elevando Savatgy para segundo, mas ele caiu para trás logo depois. Friese e Oldenburg ocuparam o segundo e o terceiro lugar, enquanto o retorno do ressurgente Roczen continuava passando por ambos em um canto.
Friese e Savatgy entraram em combate pelo segundo lugar, mas Oldenburg ficou para trás e o contato resultou na queda de Friese. Um raro erro de Roczen – que havia subido de 11º para segundo – derrubou o atual campeão para 11º. Tomac acabou vencendo por impressionantes 22 segundos sobre Savatgy e Nichols.
Uma longa corrida de 12 voltas aguardava os 450 pilotos na terceira bateria, e, inicialmente, parecia ser Tomac quem tinha a vantagem na curva 1, mas Friese avançou antes de Roczen tentar alguma ultrapassagem. Fazendo um trabalho rápido com Friese, Tomac garantiu o segundo lugar e começou a perseguir a moto # 1.
No entanto, uma pilotagem mais agressiva de Friese segurou Savatgy, mas o piloto da Fire Power Honda acabou passando, momento em que ele havia perdido sete segundos para Tomac e Roczen. A dupla líder, por sua vez, lutou pela liderança da corrida e Tomac acabou terminando à frente de Roczen e Savatgy.
Aproveitando a vantagem com o último holeshot da noite, Tomac saiu da curva 1 da primeira SuperFinal de classe mista à frente de Friese e Roczen. Desconfiado de mais táticas de Friese, Roczen fez questão de passar o mais rápido possível por cima dos gritos.
Por mais que tentasse, Roczen não conseguiu fazer nenhuma incursão na vantagem de Tomac, que ampliou sua diferença para 16 segundos. Tal era sua vantagem que ele foi capaz de correr pela meia volta final e cruzar a linha com um pneu traseiro furado. Roczen em segundo, enquanto Nichols ultrapassou Friese para terminar em terceiro.

Eli Tomac, CDR Yamaha da Star Racing, disse: "Foi uma noite fantástica de corridas. Kenny andou bem nas duas primeiras corridas, e nós estávamos lutando lá fora. Encontrei meu ritmo nas últimas corridas e tudo deu certo. A energia da multidão de Vancouver foi incrível e estou ansioso para a próxima rodada em Perth."
O brasileiro Lucas Dunka (KTM) finalizou essa primeira etapa na 15a. posição.
Resultado da SX2
O atual campeão do SX2 e wildcard do GP do Canadá, Max Anstie, foi mais uma vez o único a ser observado na primeira sessão de 250cc de sábado, dominando a tabela de tempos durante grande parte dos treinos. Ele não fez tudo do seu jeito, com o novato da WSX, Coty Schock, assumindo brevemente o primeiro lugar, antes de Anstie reafirmar sua autoridade para ser o mais rápido no geral.
Anstie levou seu ímpeto direto para a qualificação, onde ficou cinco décimos à frente do pelotão com um tempo de 54.523. O desempenho de Schock nos treinos também não foi por acaso, já que o americano ficou em segundo lugar, um décimo à frente de Thompson, da Fire Power Honda, e do também estreante Ryder Kingsford, todos os quais haviam reservado seu lugar no confronto da SuperPole.
A primeira sessão de SuperPole da temporada foi tão disputada quanto esperávamos da classe SX2. Anstie ainda saiu por cima, pouco menos de um décimo à frente de Thompson e dos sempre impressionantes novatos de Schock e Kingsford em terceiro e quarto, respectivamente.
A corrida 1 não foi apenas a primeira da noite, mas da temporada 2024 do WSX e de três corridas SX2 no GP do Canadá. O holeshot pertencia a Anstie, que tinha os notáveis Kingsford e Thompson, de 19 anos, a reboque. Schock ficou em quarto e Lopes em quinto, enquanto McElrath definhou em 10º.
Kingsford grudou em Anstie nas primeiras voltas, mas caiu para trás à medida que a corrida avançava, enquanto Kyle Chisholm e Cullin Park entraram na batalha na volta 5, o último arrebatando o sexto lugar.

Com a bandeira quadriculada, McElrath havia saltado para sétimo, mas foi Anstie quem conquistou a primeira vitória da noite à frente de Kingsford e Thompson.
Foi o holeshot de Chisholm na Corrida 2, mas McElrath ficou ao lado e a dupla foi guidão a guidão nas primeiras curvas antes de ele habilmente assumir a liderança. Mais atrás, Anstie ficou em quarto, mas rapidamente ultrapassou Viney para o terceiro lugar.
Na volta 2, Anstie ultrapassou Chisholm para passar para o segundo lugar, enquanto Schock estava em movimento e seguiu Anstie até o terceiro. O britânico então começou a diminuir a diferença de quatro segundos para McElrath, mas quando se aproximou, girou a roda traseira na saída da curva e caiu para trás. Eventualmente, foi McElrath quem selou a vitória à frente de Anstie e Schock.
Na corrida 3 Na primeira disputa de 12 voltas da noite, McElrath liderou o campo na saída da curva 1, enquanto Chisholm teve outra ótima largada em segundo e Anstie ficou em terceiro. Mas não duraria, já que o britânico caiu na seção rítmica da volta 1. Com Chisholm também caindo para trás, isso permitiu que Lopes ficasse em segundo e Schock não muito atrás, em terceiro.
Os companheiros de equipe da Rick Ware Racing, Schock e Lopes, entraram em combate pelo segundo lugar, uma batalha que Schock venceu, mas caiu pouco depois, elevando o favorito da casa canadense Thompson para terceiro.
Os primeiros colocados caídos de Anstie e Schock lutaram pelo oitavo, mas Anstie cairia mais uma vez, caindo ainda mais para trás. Ambos os pilotos se recuperariam bem, com Schock cruzando a linha em sexto e Anstie em nono. Mais à frente, McElrath conquistou sua segunda vitória da noite à frente de Lopes e Thompson.
Em meio ao caos de um início de classe mista, foi Anstie quem emergiu à frente dos corredores do SX2 no início da primeira SuperFinal do WSX. McElrath estava logo atrás e aumentou a pressão sobre o atual campeão no início, mas ele teve que mudar rapidamente o foco para afastar seu companheiro de equipe da Fire Power Honda, Thompson.
Cinco voltas após o início da corrida de 12 voltas, Anstie caiu da liderança, entregando a vitória do SX2 a McElrath, o segundo a Enzo Lopes e o terceiro a Schock, que iniciou sua campanha de estreia com um desempenho admirável.
No pódio geral do evento SX2, McElrath deu o primeiro passo de Anstie e depois voltou para casa
Shane McElrath, Fire Power Honda, disse: "Foi uma boa corrida. Tive um início de noite lento, mas me reagrupei e consegui a vitória nos dois seguintes. Tratava-se apenas de minimizar os erros, mas no geral, foi uma grande noite de corrida. Tem sido muito divertido, correr na frente de uma nova multidão e agora mal posso esperar por Perth."
O brasileiro Enzo lopes ficou na quarta posição depois desta primeira etapa do Mundial.
Classificação
SX1
1-Eli Tomac - 100 pontos
2--Ken Roczen - 84
3-Joey savagty - 79
4-Colt Nichols - 74
5-Vince Friese - 65
SX2
1-Shane McElrath - 89
2-Max Anstie - 79
3-Cole Thompson - 79
4-Enzo Lopes - 76
5-Coty Schok - 74
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