top of page

Sertões premia primeira etapa dos concursos de artes e gastronomia em Foz do Iguaçu


Primeiros campeões do Sertões levantaram o troféu com sorriso no rosto (Foto: Gabriel Heusi)

Os carros nem começaram a acelerar e o Sertões já está entregando troféus e medalhas para os primeiros campeões do rally que nesse ano completa 30 anos e se desafiou a ser o maior do mundo. Na quarta-feira, dia 24 de agosto, quem subiu ao pódio foram os representantes de Foz do Iguaçu. Estudantes de cinco escolas do município desenharam o rally no Concurso de Artes. O Sertões ainda premiou a gastronomia local em parceria com o Sebrae. A cerimônia foi realizada na Vila Sertões sob comando da diretora executiva do evento, Leonora Guedes e o chef de cozinha Olivier Anquier, que pela segunda vez participa do rally como piloto de Moto.


Com o objetivo de valorizar as cidades e incentivar a economia local foi criado o Concurso Gastronômico Sabores do Sertão. No total, serão 14 municípios participantes, do Sul ao Norte do Brasil, acompanhando toda a competição. Em Foz do Iguaçu foram 12 pratos inscritos, entre doces ou salgados. Todos deveriam conter pelo menos um dos três ingredientes regionais propostos pela organização: molho chimichurri, carne de cordeiro ou mandioca. Após divulgadas as opções, o público elegeu os melhores em votação online, somando mais de 800 votos.



O grande campeão da cidade onde o Sertões faz sua largada foi um hambúrguer com chimichurri criado pela Mamute Burgers. O prato ainda é montado com maionese de alho confit, pão tradicional, hambúrguer de 160g, bacon em fatias e queijo muçarela. A ideia foi remontar a história da cidade e, também, do estabelecimento, que foi o primeiro food truck de Foz do Iguaçu.


Além da capacitação fornecida pelo Sebrae aos empreendimentos participantes, o vencedor recebeu, como parte da premiação, troféu e selo de reconhecimento, entregues pelo chef e competidor do Sertões, Olivier Anquier. Os campeões também estarão presentes em um guia especial de comemoração aos 50 anos do Sebrae, com veiculação nacional.


Em Foz do Iguaçu não foi só a gastronomia que recebeu destaque. Com objetivo de deixar um legado por onde passa, o Sertões convidou os estudantes do município para acelerarem a criatividade com o maior rally do mundo. Prova disso foram os vencedores da primeira etapa do Concurso de Artes promovido pelo evento. Com o tema “30 anos do Sertões e o bicentenário da Independência do Brasil” os estudantes retrataram através de desenhos a relação da competição com as suas cidades.


Entre os campeões mais sorridentes, o pequeno Abraniel Ogui Tricera, de nove anos, foi o grande vencedor da categoria para estudantes do 3º Ano. Ele escolheu um momento especial, quando visitou as cataratas e viu um arco-íris, para representar seu olhar sobre o tema proposto. Assim como os competidores do Sertões, Abraniel contou com a forte torcida de dois pais orgulhosos, Miliderpina Moreno e Rodolfo Tricera, não economizaram em fotos e vídeos para registrar o filho campeão.


Vencedores Concurso de Desenho Foz do Iguaçu


Categoria 1º Ano: Vítor Hugo Oliveira, de 14 anos (Escola Municipal Acácio Pedroso)

Categoria 2º Ano: Maria Fernanda de Sá, de oito anos (Escola Municipal Monteiro Lobato)

Categoria 3º Ano: Abraniel Ogui Tricera Pino, de 9 anos (Escola Municipal Professora Suzana M. Balen)

Categoria 4º Ano: Bruno Henrique Muller Freitag, de 9 anos (Escola Municipal Olavo Bilac)

Categoria 5º Ano: Laura Campos da Silva, de 10 anos (Escola Municipal Olavo Bilac)

O que eles disseram:

Leonora Guedes, Diretora Executiva do Sertões

“Não faz sentido a gente passar por essas cidades e só levantar poeira. Queremos deixar um legado. O Brasil é o pano de fundo do Sertões, por isso é importante destacarmos o Turismo, onde um dos aspectos importantes é a gastronomia. A ideia do concurso é escolher qual prato representa melhor cada cidade e fomentar a economia local.”

Augusto Stein, gerente da Regional Oeste do Sebrae Paraná

“Aqui o rally já começou há muito tempo. Tentamos aproveitar ao máximo eventos como o Sertões para também deixar o nosso legado impactando o maior número de pequenas empresas. Mais de 50 empreendimentos aproveitaram essa iniciativa para participar de capacitações com o Sebrae nesse período podendo gerar um grande impacto econômico para a cidade.”

Felipe Benvenuto, proprietário da Mamute Burgers

“Nós fizemos uma campanha muito grande para convidar os clientes a votarem. Enfatizamos o nosso prato e demos muito destaque para a receita e para a história dela. Estamos com a sensação de dever cumprido. É um concurso grande, feito com duas grandes instituições como o Sebrae e o Sertões, e o resultado vai impulsionar ainda mais a nossa empresa.”

Abraniel Ogui Tricera, vencedor do Concurso de Artes Categoria 3º ano

“Eu fiz as cataratas com um arco-íris, o carro do Sertões, a bandeira do Brasil e as pessoas. Escolhi as cataratas porque ela representa a minha cidade, uma vez fui lá e apareceu um arco-íris e foi muito bonito.”

Comentários


PRO TORK.jpg
CAPA 344.jpg
capa_bike_273_mai23.png
capa_bike_GUIA23.png
POST REDE SOCIAL.png
BANNER MICHELIN JAN24.jpg
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
bottom of page