Sertões estreia nas trilhas do mountain bike



Prova conta com vários tipos de pisos (Foto: Nataniel Giacomozzi)

O Sertões encara uma nova trilha. Depois de desbravar o Brasil com o maior rally das Américas – que comemora 30 anos em 2022 –; cruzar os mares com o primeiro rally de kitesurf do continente e ganhar o asfalto de Interlagos para um desafio de ciclismo de estrada em 2021, agora é a vez de pedalar pelas montanhas, em uma região de rara beleza – o IBITI Projeto. O Mitsubishi Motors Sertões MTB chega entre os dias 7 e 9 de julho para ser bem mais do que uma prova de mountain bike Cross-Country Maratona (XCM).

Como parte do DNA do Sertões, o propósito é promover lugares que poucos brasileiros conhecem e criar experiências únicas, com segurança. O local é o grande diferencial do Mitsubishi Motors MTB Ibitipoca. Uma área de mais de seis mil hectares, localizada em Lima Duarte, Sul de Minas Gerais, zona da mata mineira. Os participantes terão uma experiência completa, com visuais de tirar o fôlego; a chance de desbravar uma região pouco conhecida por quem pedala – o IBITI Projeto; e um desafio que exigirá força nas pernas.

A prova

São duas opções de percurso (completo e reduzido) conforme o nível de preparação física e disposição dos atletas. Além disso, o evento está aberto à febre do momento: as E-Bikes, que contam com a ajuda de um motor elétrico para auxiliar o ciclista nos trechos mais exigentes. Os inscritos com esse tipo de equipamento farão nos três dias a versão mais curta do circuito, algo pensado pela organização para evitar a necessidade de troca das baterias.

Ao todo serão 22 categorias: quatro para as E-Bikes (Elite/Golden 50+/Masculino/Feminino); 10 para as bicicletas convencionais no percurso longo (Elite Masculino/Elite Feminino/Sub-30/30 a 39/40 a 49/50+/Sub-30 Feminino/30 a 49 Feminino/50+ Feminino/PCD) e oito para o percurso reduzido (Sub-30/30 a 39/40 a 49/50+/Sub-30 Feminino/30 a 49 Feminino/50+ Feminino/PCD).

Como nas principais provas ciclísticas mundo afora, ao final de cada dia os melhores na classificação de todas as categorias receberão a camisa amarela de líder, que os identificará entre os demais.

Percurso

Elaborado por quem entende muito do assunto, o percurso dos três dias do Mitsubishi Motors Sertões MTB promete testar a resistência e a habilidade dos ciclistas. A começar pelos tipos de terrenos variados: single tracks, chão batido, areia, trechos pedregosos. E também pela variação altimétrica, explorando todas as possibilidades de uma região montanhosa.

Na quinta-feira (7/7) o percurso completo prevê duas voltas pelo circuito de 21 quilômetros (uma para quem optar pela versão reduzida), com chegada no mesmo ponto da largada. Na sexta (8/7) serão 45 km no percurso completo e 32km no reduzido. Neste dia os ciclistas terão contato com uma das grandes atrações do Ibiti Projeto: as estátuas gigantes trazidas dos Estados Unidos que se transformaram em sinônimo do local. As maiores distâncias estão reservadas para o dia de consagração dos campeões (9/7): 51 km no percurso completo e 39km no reduzido. Ou seja, ao longo dos 3 dias de competição as distâncias são progressivas: Dia 1 - Percurso maior: 42km com 1.432 de ganho de elevação | Percurso menor: 21km com 716 de ganho de elevação Dia 2 - Percurso maior: 45km com 1.770 de ganho de elevação | Percurso menor: 32km com 1.085 de ganho de elevação Dia 3 - Percurso maior: 51km com 2.135 de ganho de elevação | Percurso menor: 39km com 1.616 de ganho de elevação.

Ibiti Projeto

O projeto foi criado em 1984, com a compra da Fazenda do Engenho. Desde então, foram adquirindo terras degradadas pela pecuária para aumentar a área de preservação ambiental. Também investiram na preservação de nascentes e hoje contam com vários projetos socioambientais, que vão desde a produção orgânica à reintrodução de animais, buscando criar modelos a serem replicados em outros lugares do Brasil e do mundo.

A prática responsável das atividades executadas no IBITI Projeto abrange as dimensões culturais, econômicas, sociais e ambientais. Tem como fundamento a integração da eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica.

Localização

A região de Ibitipoca é um dos muitos braços da Serra da Mantiqueira. IBITI Projeto está situado numa zona de transição da Mata Atlântica para os campos de altitude e abrange uma área de mais de seis mil hectares, que se estende pelos municípios de Lima Duarte, Bias Fortes e Santa Rita do Ibitipoca, margeando boa parte do Parque Estadual do Ibitipoca, um dos mais relevantes ecossistemas de Minas Gerais. IBITI Projeto forma, assim, um cinturão de preservação desse ecossistema.

Os gigantes de Ibitipoca O platô da Pedra do Tatu ainda guarda uma galeria de arte a céu aberto, pois é lá que ficam “os gigantes de Ibitipoca”, sete esculturas de ferro reciclado integradas à natureza.

As impressionantes criações têm em média 9 metros de altura e pesam de 6 a 9 toneladas cada uma. As obras de arte vieram de navio de São Francisco, na Califórnia (EUA), depois de serem expostas no festival Burning Man. O pôr do sol nesse local é uma experiência imperdível.

Natureza, paisagens deslumbrantes, mirantes de tirar o fôlego: assim é Ibitipoca ou mais precisamente, Conceição de Ibitipoca, um povoado localizado em Minas Gerais que vem ganhando fama e recebendo cada vez mais visitantes a cada ano.

O espaço fica numa reserva privada em torno do Parque Estadual do Ibitipoca e circunda 80% da área protegida.

Leonora Guedes, Diretora Executiva do Sertões

“O Sertões tem em seu DNA a aventura, o esporte ao ar livre, a superação e promover tesouros turísticos que poucos brasileiros conhecem. A prova de MTB tem total sinergia com nosso propósito, por isso decidimos enveredar por essa nova modalidade do ciclismo, que fala diretamente com nosso estilo, pelo tipo de terreno, pelos desafios e por nos dar a oportunidade de desbravar o Brasil buscando destinos exclusivos para proporcionar experiências memoráveis aos nossos participantes. Estamos muito motivados com essa nova vertical e não estamos medindo esforços para realizar uma prova incrível”.

As inscrições para o Sertões MTB (limitadas a 300 participantes) seguem abertas – maiores informações no www.sertoes.com.



PRO TORK.jpg
capa_dirt_321_jun22.png
capa_moto_178_jun22.png
capa_guiamoto_jan21.png
capa_bike_261_mai22.png
capa_bike_GUIA22.png
new classic (227 px × 227 px).jpg
unnamed.gif
BANNER VEDAMOTORS 321.jpg