top of page

Sertões BRB cria ‘hub sustentável’ focado nas melhores práticas em eventos




Alinhado às melhores práticas de preservação do meio ambiente, o Sertões BRB evolui e forma uma rede de parceiros que visa chancelar as ações previstas para 2023. É com esse objetivo que a organização do Sertões, que este ano tem como mote a campanha “Nosso Palco é o Brasil”, criou um ‘hub de sustentabilidade’ que reúne empresas, cooperativas e entidades para planejar, executar e monitorar sete ações para minimizar os impactos do evento. Se o palco do maior rally das Américas é o Brasil, então o compromisso do Sertões é manter esse palco vivo.

A preocupação do Sertões com a sustentabilidade sempre esteve presente no DNA do rally. Para acelerar rumo a esse desafio, este ano a área ambiental, formada por especialistas em meio ambiente, elencou sete atos para minimizar os impactos do evento. As iniciativas seguem as normas da ABNT 20121, documento que guia as melhores práticas para alcançar a sustentabilidade em um evento.

Os 7 atos:

1.Neutralização do Carbono - Carbonext:

Todo o CO2 emitido durante a competição será neutralizado pela Carbonext. Serão 3 mil toneladas contemplando deslocamento aéreo de todos os participantes do evento, emissões dos competidores, das expedições e geradores. A Carbonext é a empresa que mais gera créditos de carbono oriundos da redução das emissões por desmatamento evitado no Brasil (créditos REDD+). Atualmente a empresa tem em andamento 17 projetos de preservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico.

  1. Gestão de Resíduos - Apoio: Conasa/Operação: Eccaplan:

A parceria do Sertões com a Conasa Infraestrutura vai promover a destinação correta dos resíduos produzidos durante todo o evento através da operação da Eccaplan - Consultoria de Sustentabilidade que é a responsável pela certificação de Evento "Sou Resíduo Zero". A iniciativa acontece nas Vilas Sertões, nas cidades de Petrolina, Crato, Sobral, Cruz e na Praia do Preá, e será realizada com a participação das cooperativas locais. Além de proporcionar a destinação correta de todos os resíduos recicláveis e comuns, a ação vai gerar renda para as cooperativas envolvidas

  1. Rerrefino de Óleo - Lwart:

Através de uma parceria com a Lwart Soluções Ambientais, o Sertões vai realizar a coleta do óleo lubrificante usado dos veículos de competição. O material passa pelo rerrefino e é transformado em óleo básico, matéria-prima para produção do óleo lubrificante. Os principais produtores, por sua vez, o aditivam e o transformam novamente em lubrificante para voltar ao mercado. Dentre os 18 centros de coleta da Lwart, três estão localizados no Nordeste e servirão como base para o armazenamento do resíduo coletado durante a prova.

  1. Doação de kits de filtros e centrais de distribuição de água - Conasa:

A Conasa também vai realizar a doação de 250 filtros de água às famílias que não contam com saneamento básico das cidades de Petrolina, Raso da Catarina, Crato, Camocim e Preá. O kit é composto por dois baldes atóxicos de 10 litros, torneira e vela de filtro tradicional e são facilmente replicáveis. Duas escolas públicas de Petrolina e Cruz/Preá também foram selecionadas para receberem centrais de distribuição de água com tecnologia da startup de impacto social Água Camelo.

  1. Educação Ambiental - Bárbara Benzato e Eccaplan:

O Brasil possui mais de 2 mil Unidades de Conservação (UCs) que abrangem cerca de 18% do território nacional e protegem uma riqueza imensa de biodiversidade, cultura e paisagens. Em 2023 o Sertões vai passar próximo a cinco UCs e aproveitar a oportunidade para chamar atenção para a importância das áreas de conservação. Serão realizadas ações de sensibilização ambiental e engajamento para competidores e staff. O conteúdo é organizado pela especialista em Gestão Ambiental e Doutoranda em Ciência Ambiental, Bárbara Banzato. Além disso, Sertões e Conasa também vão promover ações de educação ambiental em escolas, através de palestras sobre a importância da gestão de resíduos e treinamento para a implantação de hortas pedagógicas e orgânicas, ministradas pela equipe da Eccaplan.

  1. Limpa Trilha - Equipe Ambiental Sertões:

Remoção dos materiais oriundos dos veículos de competição logo após a passagem do último veículo em cada etapa da prova. Os objetos recolhidos são deixados na próxima cidade do roteiro, devolvidos para as equipes e ou descartados de modo correto. Também são aferidos danos à vegetação e à fauna para reparação.

  1. Voluntariado Ambiental:

Através de parcerias com as Secretarias de Meio Ambiente de Petrolina, Crato, Sobral, Cruz e Preá, o Sertões reuniu grupos de voluntários locais, prioritariamente estudantes ou agentes ambientais, para participar e auxiliar na realização e monitoramento das ações da Ambiental em todas as Vilas Sertões.

Parceiros Sertões Sustentável

- Carbonext: Neutralização das Emissões de CO2

- Conasa Infraestrutura: Gestão de Resíduos, Educação Ambiental e Doação de Filtros

- Lwart Soluções Ambientais: Rerefino do Óleo

- Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade: Gestão de Resíduos e Educação Ambiental

- Secretarias do Meio Ambiente (Petrolina, Crato, Sobral, Cruz-Preá): Voluntariado Ambiental

- Equipe Sertões Ambiental: Limpa Trilha

- Cooperativas Regionais: Gestão de Resíduos

- Bárbara Benzato (conteudista): Proteção das Unidades de Conservação e Educação Ambiental

EQUIPE SERTÕES AMBIENTAL:

Fernanda Hummel - publicitária, mestre em Turismo Sustentável e especialista em ESG e Economia Circular.

Amanda Branco - engenheira ambiental, pós-graduação em engenharia ambiental, MBA em perícia, auditoria e gestão ambiental e cursando pós-graduação em ESG e Sustentabilidade

Mauricio Mennella - biólogo com pós-graduação em gestão ambiental

ASPAS

Leonora Guedes, COO do Sertões

“Em seus 30 anos de história, o Sertões sempre teve um olhar para o meio ambiente. Esse ano decidimos ampliar as áreas de atuação e nos cercar de parceiros renomados para nos alinharmos às premissas da Norma ISO 20121. Nossa meta é assegurar que o Sertões, através de uma postura responsável e socialmente consciente, promova o desenvolvimento sustentável e incentive a adoção de práticas de consumo mais conscientes.”








.


























Comentarios


PRO TORK.jpg
CAPA 344.jpg
capa_bike_273_mai23.png
capa_bike_GUIA23.png
POST REDE SOCIAL.png
BANNER MICHELIN JAN24.jpg
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
bottom of page