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Sertões BRB atravessa Centro-Oeste deixando legado de sustentabilidade


(DivulgaçãoFoto: Eduardo Carvalho/Sertões)

O Sertões BRB parte do Mato Grosso do Sul e segue até o Mato Grosso ainda mais sustentável. Através de parcerias com empresas como Atvos, Kärcher e Ambipar, a competição proporcionou abastecimento dos carros movidos à etanol, lavagem dos veículos com água de reuso e a compensação de todo o carbono emitido para a realização da competição. As ações fazem parte da missão ambiental do Sertões, uma face do maior rally do mundo, que trabalha ativamente para gerar o menor impacto possível no meio ambiente ao longo do trajeto do evento.


Na terça-feira, dia 30 de agosto, a caravana do Sertões BRB passou pela cidade de Costa Rica (MS), onde está localizada uma das nove unidades agroindustriais da Atvos. A empresa aproveitou a oportunidade para ficar responsável por abastecer os carros com etanol. Também foi realizada a distribuição de frascos de álcool 70% para todas as equipes participantes.


Outra iniciativa parceira que vem sendo realizada desde o início do evento é com a empresa Kärcher, que utiliza equipamentos mais econômicos no uso da água para lavar gratuitamente cerca de 200 carros, motos e UTVs que participam da competição. A empresa acompanha 16 dias do evento com um caminhão equipado com duas máquinas de limpeza. Toda água utilizada é de reuso e a o que resultar da lavagem é descartado adequadamente. A Kärcher também se propôs a limpar monumentos emblemáticos das cidades por onde o evento passa.

O Sertões BRB também é um evento carbono zero e para isso conta com a parceria da Ambify, empresa da Ambipar voltada para iniciativas de compensação de carbono. Todos os carros da competição estão adesivados com o selo “Carbon Neutral” como forma de confirmação que todo o carbono emitido pelo veículo está sendo compensado. Com base em informações dos organizadores do evento, a Ambify fez uma estimativa das emissões de CO₂ a serem compensadas. Com esse número é possível fazer a compra de créditos necessários para compensar todo o carbono emitido ao longo das provas, estimado em 3,4 mil toneladas de CO₂. A Ambify gera esses créditos através de projetos que protegem florestas e geram energia sustentável.

Depois de Costa Rica (MS) a competição passou ainda por Barra do Garças (MT), São Félix do Araguaia (MT), chega em Palmas (TO) na sexta feira, 2/9, Mateiros (TO), segue para Bom Jesus (PI), Balsas (MA), Imperatriz (MA), Paragominas (MA) e Salinópolis (PA). A competição tem ações ambientais programadas ao longo de todo o evento. Além de parcerias com empresas sustentáveis as equipes da Sertões Ambiental acompanham todo o percurso de prova garantindo o menor impacto possível ao meio ambiente.

O que eles disseram:

Fábio Rímoli, Gerente de Comunicação Corporativa e Marketing da Atvos

“Estamos muito felizes com essa parceria dentro do universo da velocidade, unindo adrenalina e sustentabilidade. É uma excelente oportunidade para reforçarmos junto a pilotos, navegadores, membros das equipes e fãs do automobilismo em geral as vantagens do etanol: um biocombustível limpo, de alta performance e 100% brasileiro”.

João Valente, Diretor de Ativos Digitais da Ambipar

“Ser parceiro de um evento de tão grande relevância é uma satisfação para nós. Chegamos para contribuir e fortalecer as ações em benefício à sociedade e ao meio ambiente fazendo do Sertões um evento carbono zero. Esperamos que juntos possamos conscientizar a sociedade sobre a importância do combate às mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente”.

Gabriel Corvini, coordenador de Marketing da Kärcher

“Esta é a segunda vez que participamos do Sertões e é uma excelente oportunidade de apresentarmos na prática para os participantes, mecânicos e pilotos como os equipamentos são eficientes para remover a lama acumulada nos veículos, melhorando a performance na competição”.

Leonora Guedes, Diretora Executiva do Sertões BRB

“O Sertões é um evento carbono zero e sempre se preocupou com o impacto ambiental da prova, promovendo a coleta de óleo dos motores dos carros e motos de competição, o recolhimento de peças e rejeitos ao longo da rota e destinação adequada do lixo produzido pelos competidores e organização. Também temos metas de substituir combustíveis fósseis por energias renováveis. Essas parcerias com empresas preocupadas com o meio ambiente mostram como estamos evoluindo e buscando cada vez mais ativar a sustentabilidade”.







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