Schareina triunfa em Marrocos
- DirtAction
- há 33 minutos
- 2 min de leitura

Tosha Schareina da Honda garantiu uma vitória histórica no Marrocos quando o Campeonato Mundial de Rally-Raid de 2025 foi concluído com um emocionante confronto no deserto, com Ricky Brabec se juntando a ele no pódio.
Sentado no topo da classificação geral na sexta-feira, apenas 216 quilômetros separaram Schareina e sua primeira vitória no Rallye du Maroc, enquanto ele e seus companheiros de equipe da Monster Energy Honda HRC se alinhavam para a quinta e última etapa do evento deste ano.
A rota de Erfoud a Merzouga não prometia um final fácil com desfiladeiros rochosos rápidos e quatro seções de dunas, os últimos 12 quilômetros dos quais completavam a etapa, portanto, a navegação precisa era crucial para evitar erros dispendiosos.
Desde o início, Schareina estabeleceu um ritmo implacável em sua Honda CRF450 RALLY. Antes da primeira verificação de tempo, ele já havia alcançado o piloto Nacho Cornejo, ganhando valiosos segundos de bônus enquanto aumentava sua vantagem sobre Daniel Sanders da KTM na classificação geral. Apesar de perder pouco tempo após o segundo trecho de duna, Schareina manteve a compostura para vencer a etapa por 42 segundos, selando a vitória geral por 3'12".
O resultado coroou uma segunda metade excepcional do rali, com Schareina conquistando três vitórias em etapas e seu nome agora se junta a uma prestigiosa lista de vencedores da Honda no Marrocos, incluindo Cyril Despres, Paulo Gonçalves e Pablo Quintanilla. "Aqui estamos na linha de chegada, não foi fácil mas é a melhor forma de terminar a temporada conquistando finalmente a vitória com a Honda. Estou feliz pela equipe e por todos que me apoiam e agora nos concentramos no objetivo principal que é o Dakar." disse Schareina.
O triunfo de Schareina em Marrocos garantiu-lhe a posição de vice-campeão na classificação do Campeonato do Mundo de Rally-Raid de 2025, apenas nove pontos à frente de Brabec. Sua temporada consistente incluiu o segundo lugar no Rally Dakar e no Rally-Raid Portugal, e o terceiro no Abu Dhabi Desert Challenge.
Ricky Brabec começou a etapa final 5'14" atrás de Daniel Sanders em segundo lugar, ciente de que apenas uma corrida excepcional lhe daria a chance de desafiar os líderes. Com uma corrida determinada, o americano diminuiu a diferença para terminar a apenas 1m53" do primeiro lugar na quinta etapa, garantindo o terceiro lugar no Rali da Márroca e no Campeonato Mundial de Rally-Raid. O resultado marcou o terceiro pódio da Brabec na temporada, após fortes desempenhos em Abu Dhabi e no South African Safari Rally.
Vale lembrar que Sanders conquistou o título da temporada na etapa anterior no GP de Portugal. “É um sonho tornado realidade vencer o campeonato do mundo. Pensa-se nisso quando se é criança, não importa o desporto que se pratica, mas eu escolhi motos e correu muito bem. Um enorme obrigado à equipa por todo o trabalho árduo que fizeram. É muito raro ter este tipo de consistência no rali, pois muitas vezes é muito imprevisível. Mas, até agora, fizemos uma temporada perfeita. Estou feliz por ganhar o campeonato mundial aqui em Portugal e espero que haja muito mais por vir.” afirmou Sanders quando da conquista do título.

Foto Abertura Team Honda/ Team KTM crédito Edo Bauer
Comentários