top of page

Sanders é campeão Mundial de Rally-Raid

ree

Daniel Sanders, da Red Bull KTM Factory Racing, garantiu o Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIM de 2025 com uma vitória dominante na quarta rodada, o Rally Raid Portugal. Continuando sua invencibilidade nesta temporada, 'Chucky' liderou a tabela de tempos no prólogo e em três das cinco etapas para conquistar a vitória e a coroa do campeonato em grande estilo. Luciano Benavides pilotou sua KTM 450 RALLY para o terceiro lugar geral, enquanto Edgar Canet conquistou a vitória na disputada categoria Rally2.


Após uma pausa de quatro meses desde a ronda anterior no calendário do W2RC, a Red Bull KTM chegou a Portugal focada em continuar a sua série de sucesso na temporada de 2025. Sanders imediatamente lançou o desafio para seus rivais no prólogo curto, mas intenso, onde venceu o companheiro de equipe Canet por apenas dois segundos.


Indo para a primeira etapa – com 425 km com 325 km corridos contra o relógio – Sanders aproveitou sua posição inicial para atacar desde o início, dominando o terreno seco e escorregadio para abrir uma lacuna no resto do pelotão. Vencendo a especial por pouco menos de um minuto, o australiano fez uma corrida impecável, assumindo o controle inicial do rali e dando o tom para o que se tornaria outro desempenho dominante.


Sanders conquistou a vitória mais uma vez na segunda etapa, sendo que na prova seguinte, a mais longa do evento, viu as táticas entrarem em jogo para economizar pneus na longa e exigente especial cronometrada. Depois de relaxar para garantir um final seguro, Daniel ficou em segundo lugar na etapa quando o rali chegou à metade.


A quarta etapa foi decisiva. Com uma especial cronometrada de 274 km, Sanders foi capaz de forçar e, posteriormente, abrir uma vantagem considerável na frente. Conquistando sua terceira vitória na etapa do evento, Daniel entraria no último dia com uma vantagem de mais de três minutos.


A quinta etapa de domingo não poderia ter sido melhor para a equipe. Benavides conquistou sua primeira vitória na etapa do evento, seguido de perto por Sanders em segundo e Canet em terceiro, com os três companheiros de equipe separados por apenas 10 segundos. O resultado fez com que Daniel vencesse a corrida por confortáveis três minutos e 40 segundos.


Ao conquistar a vitória no Rally Raid Portugal, Sanders garantiu o título do Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIM de 2025 com uma rodada de antecedência. Seu triunfo na quarta rodada é o mais recente de uma série impecável de resultados. Depois de uma vitória inédita na carreira no icônico Rally Dakar no início deste ano, ele venceu todas as rodadas subsequentes, culminando neste desempenho decisivo em Portugal.


Daniel Sanders: "É um sonho tornado realidade vencer o campeonato mundial. Você pensa nisso quando é criança, não importa o esporte que pratique, mas eu escolhi motos e funcionou muito bem. A corrida aqui correu muito bem e a moto foi perfeita, por isso um enorme obrigado à equipa por todo o trabalho árduo que fizeram. É muito raro ter esse tipo de consistência no rali, pois muitas vezes é tão imprevisível. Mas até agora, fizemos uma temporada perfeita e ainda pretendemos levar isso para o Marrocos. Ainda está tudo afundando realmente. Estou feliz por conseguir o campeonato mundial aqui em Portugal e espero que haja muito mais por vir."


Com um excelente desempenho em Portugal, o ritmo de Luciano Benavides aumentou à medida que o rali avançava. Depois de entregar um resultado entre os 10 primeiros no prólogo, o argentino apoiou isso com o quinto lugar na primeira etapa, seguido por um quarto e dois terceiros lugares consecutivos. Na curta e final especial cronometrada de 103 km na quinta etapa, Benavides se esforçou para conquistar a vitória na etapa e, com ela, garantir seu lugar no pódio do Rally Raid Portugal em terceiro. Agora, com apenas o Rallye du Maroc restante, Benavides está em segundo lugar na classificação do RallyGP, três pontos à frente do terceiro colocado Tosha Schareina.


Luciano Benavides: "Estou super feliz por ter terminado o rali com o P1 na última etapa – eu estava andando bem e me diverti muito hoje. É muito importante para mim deixar Portugal com uma vitória de etapa também. É ótimo terminar no pódio aqui e ainda estou em segundo no campeonato. Lutei para me sentir confortável no início, mas trabalhamos nas coisas e fizemos algumas melhorias à medida que a corrida avançava. Sabemos o que temos que fazer pelo Marrocos e depois pelo Dakar agora. Parabéns a Daniel por vencer todas as rodadas e obrigado à equipe pelo trabalho incrível que fazem."


Resultados – Rally Raid Portugal 2025 (após 5 de 5 etapas)

1. Daniel Sanders (AUS), KTM, 12:39:39

2.Tosha Schareina (ESP), Honda, 12:43:19 +3:40

3. Luciano Benavides (ARG), KTM, 12:52:20 +12:41

4. Ricky Brabec (EUA), Honda, 12:54:13 +14:34

5. Edgar Canet (ESP), KTM, 13:01:36 +21:57


Classificação – Campeonato Mundial de Rally-Raid da FIM de 2025 (após a rodada 4)


RallyGP

1. Daniel Sanders (AUS), KTM, 113 pts

2. Luciano Benavides (ARG), KTM, 69 pts

3. Tosha Schareina (ESP), Honda, 66 pts

4. Ricky Brabec (EUA), Honda, 66 pts

5. Adrien Van Beveren (FRA), Honda, 48 pts


Rally2

1. Edgar Canet (ESP), KTM, 88 pts

2. Michael Docherty (ZAF), Honda, 74 pts

3. Tobias Ebster (AUT), Herói, 67 pts

4. Konrad Dabrowski (POL), KTM, 55 pts

5. Ruy Barbosa (CHI), KTM, 26 pts

 
 
 

Comentários


PRO TORK.jpg
image (53).png
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
unnamed.jpg
1200x1200.jpg
bottom of page