top of page

Rally Jalapão: a emoção vai tomar conta do Tocantins


Bissinho Zavatti (Honda) (Doni Castilho/DFotos)

Na próxima semana as atenções se voltam para a disputa da 9ª edição do Rally Jalapão, serão cinco dias em mais de 1.280 quilômetros de percurso. O Campeonato Brasileiro de Cross Country chegará à cidade de Palmas, no Tocantins, onde acontece a movimentação (montagem de boxes, vistorias, abertura oficial, exposição dos veículos de competição, briefing e largada promocional) na segunda-feira, 19, e terça-feira, 20, e será iniciada a preparação para a largada do prólogo (define a ordem de largada) e das etapas de quarta, quinta, sexta e sábado, de 21 a 24 de junho.

Ricardo Martins, três vezes campeão do Rally Jalapão, garante que está pronto para a conquista do tetra. “Estou desde 2011 correndo o rali cross country e o Rally Jalapão para mim é especial em razão de gostar de andar no tipo de terreno que a prova proporciona e também pelos números de vezes que já venci o evento”, destaca.


“Venho treinando bastante já desde o último rali que participei. O treino tem sido contínuo, pois venho de uma lesão e cirurgia no joelho, mas agora já estou me sentindo bem preparado e bem forte para essa corrida. Devido a quantidade de areia que vamos enfrentar, foi necessário fazer alguns ajustes, por isso mudou um pouquinho o acerto da moto para ter mais segurança no motor. A moto está perfeita e pronta para os desafios do deserto Jalapão”, afirma o piloto Palhoça (SC).


Companheiro de equipe de Ricardo na Yamaha IMS Rally Team, Gabriel Bruning, vencedor entre as Motos em 2022, quer mais um título do Rally Jalapão. “A expectativa é grande, serão dias longos e um dos objetivos completar todas as etapas para repetir o feito da edição do ano passado”, frisou o piloto de São Ludgero (SC).


A equipe Honda Racing, terá Julio Cesar Zavatti, Tiago Luiz Wernersbach, Diego Martin Duplessis e Gabriel Lucas Soares para brigar pelo caneco da nona edição. “Este ano, teremos no primeiro dia um terreno um pouco diferente do que nas edições anteriores, haverá piçarra como o que estamos acostumados no nosso dia a dia aqui no nosso estado. A partir do segundo dia, vamos entrar realmente no Jalapão, onde o clima será muito quente, de pura areia. Mas conseguimos achar lugares por aqui bem parecidos para treinar”, comentou Bissinho.


“Por isso, a expectativa da prova é muito boa, O Jalapão sempre é um grande desafio. É um roteiro gostoso acelerar, mas que exige bastante técnica e preparo físico, e com certeza muita navegação também. Então, é uma edição que irei muito bem preparado e quero fazer um grande rali”, complementou o piloto de Monte Alto (MG).


Os atuais campeões nos UTVs, Cristiano Batista e Robledo Nicoletti, da Transmáquinas Racing, irão defender o título. “A expectativa é boa, bem treinado e equipamento bem preparado para buscar mais uma vitória. Queremos andar firmes e seguros em todo o roteiro. Estamos prontos e empolgados!", afirma o piloto de Pato de Minas (MG).


Entre os Carros, o piloto Marcos Baumgart e o navegador Kleber Cíncea também estão prontos para o desafio. “Mais um ano no Jalapão é bom demais. Já corri de moto, de UTVs e de carro, com boas oportunidades de estar nessas categorias e ter bons resultados. Com o novo carro que venha mais um pódio, mas nem estou pensando muito em resultados, porque será mesmo um laboratório de testes. Gosto muito do Jalapão e espero que nos ensine muito mais do que já pode nos ensinar em toda a vez que estivemos por lá”, diz o paulistano Marcos Baumgart.


Até o momento, são 111 veículos, 18 carros, 30 motos e 63 UTVs. A lista completa com os competidores da 9ª edição do Rally Jalapão você confere no site http://arenarally.com.br/ (aba inscritos).


CAMPEÕES DAS OITO EDIÇÕES

No ano passado, foram consagrados como campeões do Rally Jalapão, Marcos Baumgart e Beco Andreotti, nos Carros, sendo que Marcos chancelou o tricampeonato como piloto; Gabriel Bruning nas Motos; e Cristiano Batista/Robledo Nicoletti nos UTVs.


Na edição 2021, garantiram o título nos Marcos Baumgart e Kleber Cincea nos Carros (bicampeões), Bruno Pelizari nas Motos, Fabio Ruediger/Eduardo Bampi nos UTV e Marcelo Medeiros nos Quadriciclos (bicampeão).


No ano de 2020, José Hélio Rodrigues e Weidner Moreira nos Carros, Adrien Metge nas Motos, Bruno Varela e Gustavo Bortolanza nos UTVs, e Pedro Henrique Teixeira levou o título nos Quadriciclos.


Em 2019, os campeões foram: nos Carros, Marcos Baumgart e Kleber Cincea (T1); nas Motos, Tunico Maciel; entre os UTVs, Gabriel Varela / Eduardo Shiga e na categoria Quadriciclo ficou com o maranhense Marcelo Medeiros

Os vencedores da edição 2018, foram: o tricampeão Ricardo Martins (motos), participou de quatro edições, venceu em 2015, 2017 e 2018; os bicampeões Deni Nascimento e Idali Bosse (UTV)nos anos de 2017 e 2018; e o tricampeão Geison Belmont (quadriciclos) garantiu três títulos consecutivos em 2016, 2017 e 2018.


No ano de 2017, subiram ao lugar mais alto do pódio: Ricardo Martins (motos), Deni Nascimento e Idali Bosse (UTV), Geison Belmont (quadriciclos) e Luiz Facco / Humberto Ribeiro (carros). Em 2016, estiveram: Gregório Caselani (motos), Henrique Werneck Gutierrez / André Lucas Munhoz (UTV) e Geison Pinheiro Belmon (quadriciclos). Já na primeira edição do Rally Baja Jalapão em 2015 os campeões foram: Ricardo Martins (motos), Rodrigo Varela (UTV) e Jérémy Dubois (quadiciclos).


O Rally Jalapão é uma realização de Arena Promoções e Eventos, tem patrocínio do C6 Bank, apoio do Governo do Tocantins, Prefeitura Municipal de Palmas, Prefeitura Municipal de Mateiros, Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins, Capim Dourado Shopping, Divino Fogão e Anube Sport. A supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo e CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.


Para mais informações e inscrições acesse o site www.arenarally.com.br. Acompanhe a etapa nas redes sociais pelo Instagram @arenarally, @rallyjalapao e facebook Rally Jalapão. A cronometragem ficará a cargo da Chronosat (http://www.chronosat.com.br).


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO RALLY JALAPÃO 2023:

18/06 – Domingo

Abertura da área box - Centro de Convenções - Palmas /TO

19/06 – Segunda-feira

09h00 às 12h00 | 14h00 às 18h00 - Secretaria de Prova e entrega Stella.

Local - Centro de Convenções

Shakedown

14h00 às 15h00 – Carros

15h00 às 16h00 - Motos

16h00 às 18h00 - Utvs

17h00 às 21h00 - Vistorias CBM, CBA e Stella

Local - Centro de Convenções

20/06 – Terça-feira

09h00 às 10h00 – Vistorias com multa

13h00 – Prólogo

17h00 às 18h00 - Parque Fechado

Local - Capim Dourado Shopping

18h00 – Briefing equipes de apoio

19h00 - Briefing geral

Local - Capim Dourado Shopping

20h00 – Largada promocional

Local – Capim Dourado Shopping

21/06 – Quarta-feira – ETAPA 1

Palmas (TO) / Mateiros (TO)

Distância inicial - 10,50 km

Trecho cronometrado (Especial) - 268,16 km

Distância final - 120,60 km

Total - 399,26 km

20h00 - Briefing

22/06 – Quinta-feira – ETAPA 2

Mateiros (TO) / São Felix do Tocantins (TO)

Distância inicial - 2,55 km

Trecho cronometrado (Especial) - 233,80 km

Distância final - 7,91 km

Total -244,26 km

20h00 - Briefing

23/06 – Sexta-feira – ETAPA 3

São Felix do Tocantins (TO) / São Felix do Tocantins (TO)

Distância inicial -15,69 km

Trecho cronometrado (Especial) - 200,41 km

Distância final - 20,66 km

Total - 236,76 km

20h00 - Briefing

24/06 – Sábado – ETAPA 4

São Felix do Tocantins (TO) / Palmas (TO)

Distância inicial -57,33 km

Trecho cronometrado (Especial) - 141,37 km

Distância final - 200,08 km

Total 398,78 km

Parque fechado - Centro de Convenções de Palmas

A partir das 17h00 – Premiação

Local - Capim Dourado Shopping – Terraço do Capim.

-

OBS - Carretas e caminhões estão autorizados a permanecer no centro de

Convenções em Palmas.





















Kommentare


PRO TORK.jpg
Capa.png
capa_bike_281.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
bottom of page