• DirtAction

Rally do Jalapão - Adrien vence segunda etapa


Adrien Metge/Yamaha - Gustavo Epifãnio

Depois de 424 quilômetros, sendo 255 de especial cronometrada, o francês Adrien Metge, que faz sua estreia na equipe Yamaha IMS Rally Team, foi coroado o vencedor da segunda etapa do Rally Jalapão. A prova acontece no Oeste da Bahia, sob sol forte e altas temperaturas, colocando à prova pilotos e motocicletas.


O 6º Rally do Jalapão - válido pela abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country - tem sido o recomeço do francês na modalidade no Brasil. Adrien participou de algumas provas por aqui em 2015, quando chegou a vencer o Sertões e o campeonato brasileiro na sua categoria. Depois disso, disputou 5 edições do Rally Dakar e agora está de volta ao Brasil para defender as cores da Yamaha no Rally.


“A etapa de hoje, com 255 km, teve todo tipo de terreno, com areias, pedras, terra, trechos rápidos e travados, foi uma especial muito bonita. No começo, até o abastecimento, estava brigando com dois pilotos, estávamos bem juntos, separados por poucos segundos. Então resolvi atacar mais na segunda parte e consegui ganhar o dia, com mais de um minuto. Amanhã (sábado) é uma nova etapa, de 163 km, então vou dar tudo pra tentar ganhar o rally”, explicou Metge.


Vencedor de três das cinco edições do Rally Jalapão, Ricardo Martins ocupa a terceira colocação na prova, no acumulado dos dois dias. O líder da categoria, Gregorio Caselani da Honda conquistou o segundo lugar na prova, com seu companheiro, Jean Azevedo em terceiro. “A segunda etapa foi parecida com o primeiro dia de prova. Havia uns 60 km de trecho inédito, com terreno similar. Fiz uma boa prova e espero buscar a vitória do Rally Jalapão na etapa final”, conta Caselani, que também lidera a classe Super Production. “A expectativa é de que o roteiro seja parecido, mas com alguns desvios”, acrescenta. 


Gregorio Casalani/Honda - Gustavo Epiânio

A vantagem de Caselani é de menos de dois minutos sobre Adrien. Bissinho Zavatti da Honda manteve o primeiro lugar da categoria Rally Brasil, direcionada aos produtos de fabricação naciona, com seu segundo lugar na etapal. O piloto da equipe Honda Racing acelera a motocicleta CRF 250F. O vencedor desta etapa foi João Pedro Azevedo.


O mineiro Túlio Malta venceu novamente a categoria Moto 2 (antiga Production Aberta). Na soma dos dois dias, o piloto da Yamaha IMS Rally Team tem 2m26s de vantagem para Bruno Leles, segundo colocado, que também pilota uma Yamaha. Aliás, na categoria os três primeiros pilotam motocicletas Yamaha. Luciano Gomes, com uma Yamaha WR 450F é o terceiro colocado, a 1m03 do Bruno e a 3m29 do Túlio.


Neste sábado será realizado o terceiro e último dia de prova, com largada às 6h. Os pilotos terão 333 quilômetros de percurso, e o francês Adrien Metge terá 163 km de especial cronometrada para tirar a diferença de menos de dois minutos e buscar a vitória do 6º Rally Jalapão.


Resultado da etapa

1º) Adrien Metge/Yamaha

2º) Gregório Caselani / Honda

3º) Jean Azevedo / Honda

4º) Ricardo Martins /Yamaha

5º) Bruno Leles


Classificação geral Motos

1o) Gergorio Caselani / Honda 6h13:53

2º) Adrien Metge / Yamaha 6h15:46

3º) Ricardo Martins / Yamaha 6h25:37

4º) Jean Azevedo / Honda 6h26:34

5º) Túlio Malta / Yamaha 6h45:24


Programação - Sábado 29/08 – 333 km

Largada: 6h

Deslocamento inicial – 82 km

Especial – 163 km

Deslocamento final – 88 km

Premiação: 17h







REVISTA DIRT ACTION

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram