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Race Test - Yamaha YZ 450F 2023


Fotos Celestino Flaire Jr.

O mercado mundial foi surpreendido quando a Yamaha apresentou sua YZ 450F ao final do ano passado. O modelo 2023 foi totalmente renovado, se tornando mais estreito e tendo motor mais poderoso e novo visual. Nesta edição nós apresentamos o primeiro teste com este lançamento, nas mãos do campeão brasileiro Paulo Alberto. Descubra como se comporta a nova motocicleta campeã dos campeonatos americano de supercross e motocross passados, com o piloto Eli Tomac.


O mais poderoso modelo de motocross da Yamaha, a YZ 450F foi responsável pela mudança radical nas competições do planeta. Em 1997, a marca surpreendeu o esporte ao apresentar seu primeiro protótipo de uma motocicleta com motor 4 tempos – que haviam sido "marginalizados" com o domínio dos motores dois tempos –, a YZ 400, que foi apresentada na abertura do campeonato americano de motocross daquele ano, pilotada pelo campeão Doug Henry. O esporte nunca mais foi o mesmo a partir daquele momento, pois esse tipo de motor foi adotado pelas demais marcas no decorrer dos anos, apesar das controvérsias, e os campeonatos passaram a ser dominados pelos motores 4 tempos de alta de rotação.


Incansável em renovar, novamente a Yamaha surpreendeu o mundo em 2010 quando apresentou a YZ 450F com motor "invertido", que não se tratava de uma novidade, mas um projeto que abandonado pelas marcas: sistemas de alimentação e admissão na parte dianteira e de escapamento na traseira do motor, além do cilindro ser inclinado para trás. Dessa vez as demais fábricas não acompanharam o conceito, mas a Yamaha continuou mantendo esse projeto, que passou também para seu modelo 250F e para a linha off-road WR.


Depois de anos mantendo a mesma aparência, a imprensa internacional divulgou que a YZ450F 2023 receberia grandes alterações, e isso fez com que o mercado ficasse apreensivo. Como seria a nova Yamaha? Como esperado, a fábrica não decepcionou ao apresentar um modelo mais moderno, estreito e poderoso, renovando completamente sua motocicleta campeã. Há um novo motor, mais leve e mais potente, bem como um novo chassi leve e novos plásticos.


Totalmente nova, a YZ450F 2023 representa um grande passo à frente da principal máquina de motocross da Yamaha, que informou que a equipe de desenvolvimento da YZ-F começou esse novo projeto com as necessidades e expectativas do piloto sendo o foco principal, e cujo resultado é uma moto de motocross altamente competitiva, rápida e divertida em todos os tipos de pista, seja o piloto um profissional experiente ou de fim de semana. Produzindo 5% a mais de potência e pesando apenas 109 kg com todos os líquidos e o tanque cheio de combustível, o novo modelo foi projetado para reafirmar a posição da Yamaha no esporte.


O lançamento apresenta alto nível de eficiência de funcionamento, e as posições da caixa de ar, tanque de combustível e escapamento e o cilindro inclinado para trás têm como objetivo contribuírem para a centralização de massa. Mais leve e durável, o novo motor foi projetado para oferecer respostas mais lineares, para melhor dirigibilidade de um motor mais potente, tornando o modelo 2023 mais fácil de andar em qualquer velocidade.


O motor se beneficia de uma câmara de combustão otimizada e de um novo pistão, bem como um corpo de cilindro mais leve. Para permitir o aumento de 500 rpm na rotação limite, o novo motor é equipado com uma corrente de comando de alta precisão e baixo atrito – e para o aumento da eficiência, virabrequim e biela foram redesenhados, com bronzinas substituindo o rolamento de agulhas. Um novo balanceador único apresenta um novo eixo oco, um design mais leve que reduz a vibração.


O projeto de admissão frontal de alta eficiência foi melhorado com uma janela de admissão remodelada, com uma passagem mais reta para o cabeçote e o uso de válvulas de admissão de titânio de maior diâmetro (39 mm), que aumentam o volume de entrada de ar em 9% na elevação máxima da válvula. Para complementar a melhora na admissão de ar, o formato da janela de escape também foi revisado para uma conexão mais suave ao escapamento.


Há um caminho de entrada de ar completamente novo, com o ar fresco agora canalizado através do espaço entre o tanque de combustível, quadro, banco e painel lateral – as entradas de ar nas aletas do modelo anterior foram eliminadas. Este redirecionamento do fluxo de ar ajuda a evitar que água, poeira e lama entrem na caixa de ar, e resulta em uma máquina mais leve e mais fina, com um corpo mais compacto.


A embreagem de aço/alumínio de duas peças do modelo anterior foi substituída por uma única peça de aço, durável e leve, e com mola de disco cônico no lugar das molas helicoidais convencionais. A nova embreagem é significativamente mais leve (750 g a menos) e mais compacta, e há uma sensação mais direta e uma ação mais leve.


O modelo 2023 também recebeu um design da caixa de ar altamente eficiente, que cria um vórtice para que a poeira seja separada do ar de entrada por forças centrífugas antes de passar pelo novo filtro tridimensional redondo. Esta nova rota de fornecimento de ar fresco possibilitou eliminar os dutos de ar dianteiros, encontrados na versão anterior, e isso permitiu reduzir muito (50 mm) a distância entre as aletas dos radiadores, bem como utilizar um novo tanque de combustível mais estreito, resultando em uma seção central muito mais estreita.


Para aumentar a durabilidade do novo motor, o sistema de arrefecimento foi atualizado, além de haver um novo sistema de lubrificação, por cárter seco e dos já mencionados novo tensionador da corrente de comando e nova biela.


O novo chassi proporciona uma sensação mais leve, maior agilidade e melhor estabilidade. O caráter e o comportamento do novo chassi são determinados por muitos fatores, incluindo a geometria, o equilíbrio da rigidez (específico para cada componente) e a forma de como os componentes interagem entre si. Uma mudança significativa foi a realocação da região entre os trilhos do tanque e a curva do escapamento, que agora é 15 mm mais baixa do que antes – e a região do quadro que liga os trilhos do tanque ao tubo inferior também foi rebaixada na mesma medida.


Outras mudanças importantes incluem o aumento da rigidez do tubo inferior, bem como a do tubo cruzado e da área do pivô do braço oscilante. O novo quadro agora possui um suporte de motor dianteiro de aço com 4 mm de espessura e três parafusos – em oposição ao suporte de alumínio de 8 mm de espessura com um parafuso.


As novas peças plásticas apresentam design "Movimento Horizontal" dando um visual elegante e estreito. Cada painel exterior foi redesenhado, e o resultado é um corpo mais fino e compacto, com acabamento perfeito e arredondado dando maior agilidade para a rápida mudança de posicionamento do piloto.


O para-lama dianteiro compacto combina com um novo para-lama traseiro, mais curto. E juntamente aos novos banco, tampa do filtro de ar e tanque de combustível, gerou um perfil horizontal mais liso e um corpo com comprimento muito mais curto, da dianteira para a traseira. Novos number plates laterais e protetores de garfo completam o visual dinâmico.


As posições relativas dos três pontos de contato do piloto – ou seja, banco, guidão e pedaleiras – foram alteradas para gerar uma posição de pilotagem ideal para diferentes físicos. A altura do banco aumentou em 5 mm e sua superfície está muito mais plana. Outra melhora foi o perfil mais arredondado dos lados do banco, tornando o movimento lateral do corpo mais fácil e confortável. As pedaleiras foram reposicionadas 5 mm mais para baixo, resultando num aumento total de 10 mm o espaço para as pernas e acomodar melhor os pilotos de maior estatura. E o guidão ajustável em 4 posições foi movido para gerar uma posição de pilotagem mais natural, enquanto os suportes do guidão de borracha garantem conforto na pilotagem.


O sistema de suspensão Kayaba foi mantido, mas recebeu refinamentos, com nova valvulação visando melhorar o amortecimento e aumentar a tração. Agora você pode ajustar a compressão do garfo com os dedos. E como a suspensão, o sistema de freio é o mesmo, mas com o novo flexível do freio traseiro, com rigidez reduzida, melhorando o equilíbrio da solicitação/ativação do freio e dando ao piloto um controle mais preciso nas mudanças de direção e entradas de curva.


O novo controle de tração oferece dois níveis de assistência e pode ser desligado. Através do aplicativo Yamaha Power Tuner, o piloto pode personalizar o grau de intervenção para corresponder às condições da pista. O controle de largada possui uma nova função que permite definir a rotação máxima, entre 6.000 rpm e 11.000 rpm, em incrementos de 500 rpm, para obter a melhor largada. O sistema é desativado quando a terceira marcha é engatada.


E o aplicativo Power Tuner foi atualizado e possui uma função intuitiva de "Ajuste Rápido", que torna muito mais fácil e rápido selecionar as características desejadas do motor. Agora basta deslizar uma barra de rolagem que vai de "Smooth" (suave) a "Aggressive" (agressivo). Adicionais são o tempo de volta, rpm, consumo de combustível, velocidade e outros dados, além das perguntas frequentes sobre ajuste das suspensões, que ajudam o proprietário da YZ450F a alcançar a melhor configuração.


Para fazer da nova YZ450F uma das máquinas mais leves da categoria, bomba de combustível, caixa de ar e guia de corrente novas contribuíram significativamente para reduzir o peso e a centralizar a massa, para aumentar a agilidade do chassi. Até mesmo peças menores, como o cabo do acelerador, os interruptores do guidão e o impulsor da bomba d'água, foram redesenhadas para reduzir o peso da moto para apenas 109 kg (peso total), uma redução de 2,3 kg.


O que faltou na Yamaha YZ450F 2023 foi o sistema de embreagem hidráulico (manteve o sistema por cabo), que é utilizado em grande parte das concorrentes e elimina a necessidade de regulagem da embreagem durante a pilotagem. Esse sistema já é utilizado nas motos do Mundial de Motocross, nas duas categorias. Mas vale lembrar que a fábrica oferece um kit desse sistema (no exterior) na linha dos produtos da GYTR.



ACELERANDO A NOVA VERSÃO - Diante de tantas mudanças, tenho certeza que os amantes do motocross devem estar ansiosos para saber como se comporta esta renovada motocicleta. Com exclusividade, apresentamos a seguir as impressões do piloto português Paulo Alberto, campeão brasileiro de motocross, que teve a oportunidade de receber este novo modelo em seu país. Depois de contatarmos o piloto, encontramos com ele em uma bela e rápida pista arenosa na cidade de Leiria, no circuito Superarena. Acompanhe a seguir o seu depoimento e descubra como se comporta a nova YZ450F.


"A Yamaha YZ450F 2023 é totalmente nova, poucas peças anteriores foram mantidas. Ela está mais fina, mais estreita, o que é bastante bom para fazer curva mais ágil. O novo banco e o posicionamento das pedaleiras foram alterados, contribuindo para pessoas de média e alta estatura, deixando-os mais à vontade em cima da motocicleta. Eu vou ter que fazer um ajuste no suporte das pedaleiras para melhorar meu posicionamento, por ter uma estatura mais baixa. O guidão também está mais alto, ideal para pilotos com estatura média e alta, e vou necessitar substituir por um mais baixo e mais para trás.


Muitas alterações diminuíram o peso da motocicleta, deixando-a mais leve e, com isso, mais ágil. A moto está cerca de 1,5 kg mais leve do que do que a do ano passado. Também está mais fácil desmontar os plásticos, pois há muito menos parafusos do que o modelo anterior, o que facilita a manutenção e a troca dos plásticos. Vale pontuar que os suportes das pedaleiras agora são de alumínio, em vez de ferro, ou seja, também menos peso na moto. Tudo isso tornou a motocicleta mais ágil, mais fácil de pilotar, e o novo banco, mais plano, aumentou a liberdade de movimento em cima da motocicleta.


Quanto ao novo motor, ele tem muito mais torque e potência, a moto está muito forte e mais elástica, passando a impressão de um comportamento de uma motocicleta de fábrica, na qual costumávamos a utilizar o sistema GET. Ela já vem assim de origem, ou seja, empurra muito, é muito elástica, tem muita força. Acho que até tem força sobrando, e a gente tem que amaciar um pouco para controlar mais, isso pelo menos pra mim, que sou muito leve e porque o novo motor é bem mais rápido do que do que a anterior. Mas a curva de potência do motor é surpreendentemente linear. Não há quedas, solavancos ou buracos na entrega, colocando a energia ideal na roda traseira. Ainda é propenso a empinar toda vez que você gira o acelerador, mas não é mais uma surpresa violenta. A nova caixa do filtro de ar oferece acesso e manutenção mais fáceis do que o modelo anterior.


Outra mudança interessante foram os interruptores de partida e dos mapas, está tudo incorporado, agora o botão de mapa também aciona o controle de largada, e com isso acabou por tirar ali fios e acaba por ser mais prático. Só recomendo atenção na hora de desligar o motor, para não mudar o mapa acidentalmente.


Os freios são iguais aos do ano passado e eles já eram bons. Assim como o sistema de suspensão, igual ao do ano passado, só tem um setup um pouco mais duro, o que acaba oferecendo mais estabilidade à moto, e a nova regulagem da compressão sem ferramenta é bem funcional.


Este modelo testado é novo, sem uso, mas competi em uma etapa do Campeonato Espanhol e na abertura do Português com outra o YZ450F 2023, e posso afirmar que o comportamento é totalmente diferente da versão anterior. Ela está bem mais ágil e, em termos ciclística, ficou perfeita, pois está mais estreita, diferente do modelo anterior, que alguns pilotos alegavam que era um pouco larga. Essa novidade é bem sensível e você tem mais controle do que o modelo anterior. Essas vantagens são fundamentais nas corridas", finaliza Paulo Alberto.


Indiscutivelmente, a YZ450F 2023 é totalmente nova, com poucas peças reaproveitadas de um modelo já consagrado em diversos comparativos. E os resultados obtidos pela marca com ela definem seu grande potencial. Mais estreita, mais leve e com um motor mais potente são grandes resultados no novo modelo. Podemos dizer que este novo projeto foi um salto gigantesco para os pilotos da marca.









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