Race Test - Yamaha YZ 125 2024

A Copa IMS YZ125 bLU cRU é uma novidade no esporte nacional, com a participação de 15 pilotos selecionados que disputam a competição que acontece junto com o Sportbay Brasileiro de Motocross. E a motocicleta fornecida aos pilotos é totalmente original, para manter o equilíbrio entre eles. Com exclusividade, testamos a YZ125 2024, que tem em seu currículo títulos americanos e mundiais e agora será acelerada por futuros campeões brasileiros!
Quando a Yamaha apresentou a YZ 400F, com motor de quatro tempos, em 1998, disse que poucos apostaram que o esporte off-road mudaria completamente, após os anos de domínio das motocicletas com motores de 2 tempos. Mesmo com a tomada do trono das 4T, muitas fábricas mantiveram seus modelos 2T, que ainda atrai fãs e entusiastas, além de provas por todo o planeta. E uma das fábricas que mantém a linha 2T é justamente a Yamaha, a responsável pelo retorno dos motores 4T.
Além de manter os modelos 2T em seu lineup, a Yamaha também realiza na Europa a YZ125 bLU CRU Cup, destinada para jovens pilotos, com provas que ocorrem junto ao Mundial de Motocross, e com a Superfinal no Motocross das Nações. Esta Copa oferece aos participantes a oportunidade de entrar no mundo Yamaha das competições, comtemplando as categorias 65cc, 85cc, 125cc e 250cc.
No final da temporada passada, a Yamaha do Brasil divulgou uma grande novidade para o esporte nacional, justamente o lançamento da IMS YZ125 bLU cLU Cup, evento que faz parte do Sportbay Brasileiro de Motocross, e destinada a pilotos entre 11 a 16 anos e mulheres até 17 anos, com o objetivo de formar pilotos de motocross. O sucesso foi imediato e 50 pilotos que passaram por uma seletiva que definiu os 15 pilotos que participam na Copa. Cada piloto terá apoio total, desde o fornecimento da motocicleta Yamaha YZ125, pronta para corrida, incluindo pneus, combustível e suporte mecânico, até equipamentos de segurança completo para o piloto e estrutura de box.
Como premiação, o líder da temporada 2024 disputará a Superfinale YZ125 bLU cRU no Motocross das Nações 2024, desde que tenha idade de 13 a 16 anos. E o campeão fará parte do time Yamaha bLU cRU para disputar a temporada 2025 do Campeonato Brasileiro de Motocross na categoria MX2Jr. Caso o piloto campeão esteja fora da faixa de 13 a 17 anos para os homens e 18 anos para as mulheres, faixa etária exigida para participar na MX2Jr, a premiação será a inscrição da temporada 2025 da IMS YZ125 bLU cRU Cup.
Depois da Yamaha revolucionar o esporte com o lançamento do programa bLU cRU em 2019, que premia e dá suporte a pilotos que utilizam suas motocicletas em determinados campeonatos, a nova Copa vem de encontro à necessidade de formar e apoiar jovens pilotos no motocross, com uma motocicleta intermediária entre as pequenas cilindradas, como a YZ65cc e YZ85cc, e as poderosas YZ250F. O modelo utilizado na Copa é totalmente original, apenas os plásticos foram substituídos pelos da Polisport, além do gráfico específico para a competição.
Assim, não poderíamos de deixar de ter contato com essa motocicleta que tem em sua história títulos americanos e mundiais, nas mãos de grandes nomes do esporte, como os americanos Bob Hannah, Broc Glover e Bobby Moore, o holandês John van den Berk e o italiano Alessio Chiodi. E depois de contatarmos a Yamaha, conseguimos acelerar a nova YZ125. Mas antes de abordarmos o seu comportamento, vamos analisar o que esta motocicleta oferece. Aproveitamos para agradecer todo o suporte que o assessor da Yamaha, Laner Azevedo, para a realização do teste.
CARACTERÍSTICAS – Visualmente, a YZ125 segue os padrões da linha Racing da marca, com uma ciclística ultrafina e compacta, banco plano fixado com um único parafuso e tanque de combustível (7 litros) e radiadores estreitos, que permitem um alto nível de mobilidade e controle do piloto. O peso total informado é 95 kg.

Uma grande mudança em 2022 tornou o motor da YZ125 mais poderoso. Ele apresenta o sistema de válvula flexível YPVS, que oferece resposta imediata, refrigeração líquida e alimentação por carburador Keihin (38,1 mm), com Powerjet, além de sensor TPS (Throttle Position Sensor), CDI controlado por mapa 3D e palhetas de torque V-Force. O câmbio tem 6 velocidades.
O sistema de suspensão é da Kayaba: garfo invertido SSS (Speed System Sensível), com mola helicoidal e 300 mm de curso, e monoamortecedor traseiro que gera 315 mm de curso na roda. O sistema apresenta grande funcionamento, macio, e possibilidade de afinações ideais de amortecimento de baixa velocidade, ideal para jovens pilotos.
Outro destaque é o chassi de alumínio, sendo que concorrentes do modelo de marcas europeias, como a KTM, utilizam a estrutura de aço cromo-molibdênio. O sistema de freios é formado por disco dianteiro de 270 mm de diâmetro e traseiro de 240 mm.

COMPORTAMENTO - A nova YZ125, como mencionado, será original na IMS YZ125 bLU cRU Cup. Enfim, depois da rápida apresentação, chegou a hora mais esperada, de acelerar a motocicleta, e para essa tarefa nós contamos com os campeões paulistas Hélio Mazzarela e Carlos Leinz Lazzaro, que numa sexta-feira nublada partiram para o circuito Kalango Cego, em Itupeva (SP). Acompanhe a seguir as impressões desses pilotos sobre o comportamento desta Yamaha.
Hélio – “Tive a oportunidade de ser um dos jurados na seletiva dos pilotos para a Copa, e consegui também entender a dificuldade deles na adaptação com a motocicleta, já que alguns pilotos nem alcançavam o pé no chão, assim como muitos nunca tinham andado em uma 125. Foi muito legal ver a evolução deles durante o dia, e isso mostrou como a moto é super versátil e fácil de pilotar.
Ela atende os pilotos que saem da 85cc e não vão direto para uma 250cc de 4 tempos, por exemplo. Com rodas de aro 21 (diant.) e 19 (tras.) polegadas e suspensão de grande curso, a moto é maior e mais robusta, mas ao mesmo tempo é muito fácil de pilotar. E quando recebi o convite para testar essa motocicleta, fiquei ansioso, pois fazia muito tempo que não acelerava uma 125 2T, e achei que teria de me readaptar ao seu estilo de pilotagem, parecido com o que aconteceu com os jovens pilotos na seletiva (risos).

Bom, primeiro que é nítido que você vê um crescimento muito, mas muito mais forte desse modelo 2T se compararmos com os modelos do passado. O torque é muito forte de média para alta, e a baixa é realmente de uma 125, você tem que saber deixar o motor em giros altos para sair forte nas curvas. Então, tem esse este macete, de não andar com os giros sempre altos, mas com a moto mais solta possível. Assim ela caminha melhor.
Totalmente originais, decidi não mexer nas suspensões primeiramente, para conhecer o seu comportamento. Senti que ela caminha para a frente, não quica e não lhe joga para qualquer lado. Apesar de serem macias, se mostraram firmes quando preciso e consegui encontrar o ponto de equilíbrio.
A ciclística da moto é sensacional para fazer curvas, a moto é muito fina, o tanque é muito fino. Sentado, na posição de pilotagem, você fica bem alto. E com o banco alto e plano, é muito, muito fácil de andar, fácil de fazer curvas e se posicionar na saída ou mesmo quando no ar. A moto é muito leve e, então, fica na mão, no controle. Todo o conjunto é agressivo, além do visual bonito.
Sendo toda original, ela me surpreendeu. A motocicleta tem bastante torque mesmo de média e alta, e uma posição de pilotagem perfeita. É realmente fácil e muito divertido acelerar a YZ125. Realmente ela é ideal para os jovens pilotos”, finalizou Hélio.
Lazzaro – “Minha impressão sobre a nova YZ125 é de uma moto muito divertida e emocionante de pilotar, pois traz a emoção e adrenalina de uma 2 tempos, mas com tecnologia das motos atuais. O motor responde rapidamente quando entra na faixa de rotação de média para alta, com os giros crescendo muito rápido e fortemente, até atingir o pico de 11.300 rpm.
A ótima suspensão Kayaba provou ser confiável nestes mais de 15 anos equipando as YZs, pois é firme e copia todas as imperfeições do traçado. Os freios chamaram a minha atenção também, pois são muito potentes e fortes, lembrando que agora a YZ125 vem com os mesmos freios dos modelos 4T, a YZ250F e a YZ450F.

A nova posição de pilotagem melhorou bastante com o novo tanque e o banco um pouco mais alto, deixando a posição de pilotagem mais para a frente e melhorando o centro de gravidade do conjunto, o que pode ser sentido nos saltos e nas curvas.
Em relação à transmissão 13/49 (pinhão/coroa), com um dente a mais na coroa do que nos modelos anteriores, a moto fique mais ‘solta’, diminuindo a necessidade de trocas de marcha.
Na minha opinião, esta é moto a ideal para os pilotos que saem da 85cc e também para quem está iniciando no esporte pois é uma moto forte, fácil de pilotar, leve e com um ótimo custo-benefício”, declarou Lazzaro.
Resumindo, a nova YZ125 é como um sonho. Ela é leve e tem uma estrutura de alumínio perfeita e uma suspensão espetacular. Além disso, o motor da YZ125 apresenta boa potência na faixa intermediária, o que ajuda no seu manuseio. Em geral, a motocicleta de 125cc é ótima para pilotos que avançam da 85cc e superminis para as classes de motos maiores. Podemos dizer que a YZ125 é uma moto divertida de pilotar e pronta para levar à VictorYZone”.
Ficha Técnica
Motor: monocilíndrico, 2 tempos, refrigeração líquida
Cilindrada: 125 cc
Alimentação: carburador Keihin PWK38S
Transmissão: 6 velocidades
Suspensão dianteira: KYB SSS, 300 mm de curso
Suspensão traseira: KYB, 315 mm de curso
Freio dianteiro: disco, 270 mm de diâmetro
Freio traseiro: disco, 240 mm de diâmetro
Tanque: 7 L
Peso: 95 kg (total)
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