top of page

Race test - KTM 350 SX-F 2025

ree

A linha 2025 da marca austríaca recebeu as alterações apresentadas no modelo Factory Edition 2024, como novo chassi e ciclística e o retorno do predomínio da cor laranja, com banco preto e gráfico nas cores vermelha e preta. Depois de testarmos os modelos 250 e 450 SX-F com o upgrade de peças especiais, chegou a hora de acelerar o modelo de 350cc, mas totalmente original.


Projetada para fornecer aos pilotos mais controle do que nunca, tanto os modelos SX como SX-F 2025 chegaram com uma série de atualizações, adotadas diretamente dos esforços da KTM Factory Racing, que tornaram seus modelos ainda mais "Ready to Race", tendo como plataforma a linha Factory Edition 2024. Depois de testarmos os modelos de 250cc e 450cc “turbinados”, nesta edição tivemos a oportunidade de acelerar o modelo 350 SX-F totalmente original. Curioso em saber se o modelo tem boa aceitação no mercado mundial – somente a KTM e suas parceiras disponibilizam modelos nessa cilindrada, descobri que a motocicleta ainda tem grande procura no planeta, principalmente por pilotos iniciantes ou intermediários que procuram um modelo mais forte que a 250, mas não tão poderoso como a 450.


Vale destacar que este modelo teve sucesso desde o seu lançamento, com a conquista do título mundial de motocross pelo italiano Antonio Cairoli, em 2010, e na principal categoria do campeonato MX1 (atual MXGP). Inclusive, ele foi campeão no GP Brasil em Campo Grande (MS), duas etapas antes do término do Mundial, sinalizando toda sua capacidade e performance. Naquele ano, ele venceu 13 das 26 baterias, enfrentando as poderosas 450cc de fábrica.


A NOVA VERSÃO - Seguindo as alterações dos demais modelos, destaque para o novo chassi, que recebeu uma atualização significativa, com recortes visíveis e mudanças na espessura da parede do tubo de direção, suportes do motor e nas áreas de montagem do amortecedor traseiro. Essas mudanças visaram melhorar as características de flexibilidade do chassi e reduzir o peso (cerca de 300 g), mantendo a estabilidade geral e melhorando o comportamento em curvas. Atualizações no braço oscilante e pedal de freio traseiro, para maior durabilidade neste último, completam as atualizações do quadro. O subquadro é híbrido, de poliamida e alumínio.

ree

Na traseira, o amortecedor traseiro WP XACT se beneficia de uma articulação atualizada, com vedações renovadas e parafusos do link de menor diâmetro. A configuração veio diretamente da KTM Factory Racing Team, e foi otimizada para a economia de peso e parâmetros de rigidez. Em complemento às atualizações feitas na traseira, o garfo WP XACT AER apresenta configurações retrabalhadas para dar conta da maior flexibilidade e menor peso, sendo que o sistema pode ser ajustado manualmente. E para fixar o garfo, mesas usinadas em CNC.


No motor SOHC, um novo silencioso proporciona desempenho mais nítido e mais torque na média rotação, tudo trabalhando em combinação com mapas comutáveis.

ree

Ergonomicamente, novas aletas do tanque, com plásticos bicompostos nos flancos superior e inferior, proporcionam um novo e distinto visual, além de arrefecimento melhorado. E uma entrada de ar atualizada oferece melhor refrigeração.


Novos gráficos espelham a nova linguagem de design das aletas do tanque e sugerem as muitas pequenas mudanças técnicas na linha 2025, nas cores vermelha e preta, em plásticos totalmente na cor laranja. O visual limpo se completa com um banco preto, mais durável, resultando numa intenção "Ready to Race" pura e clara. O modelo também apresenta nova guia traseira da corrente, com maior durabilidade e dissipação de sujeira.

ree

Foram mantidas características da versão anterior, como o quickshifter, que permite mudanças de marcha ascendentes sem embreagem a partir da segunda até a quinta; seletor entre dois mapas de ignição que alteram a característica do motor, e aciona o Controle de Tração, o Controle de Largada e o quickshifter; sistema de embreagem hidráulica da Brembo, que oferece modulação altamente controlável e operação leve; freios Brembo de alta tecnologia combinados com discos leves, oferecendo incrível potência e sensação de frenagem; cubos de rodas usinados (CNC) e aros Excel, combinando desempenho e durabilidade inigualáveis com uma enorme poupança de peso; filtro de ar que apresenta design e montagem simples; e caixa do filtro do ar com acesso fácil, graças à remoção do painel lateral esquerdo.

ree

Para acelerar esta KTM, contamos com o empresário e piloto Fábio Campos, que acelerou a novidade no Centro de Treinamento do Kalango Cego, em Itupeva (SP). Confira as suas impressões da 350 SX-F.


COMPORTAMENTO - "Este modelo é muito bom e atende uma grande gama de pilotos, principalmente os iniciantes e intermediários, com uma excelente potência, mas sem sustos. A entrega é progressiva e controlável, você se sente confortável ao acelerar esta motocicleta, que é fácil de pilotar e muito divertida. Você não precisa se esforçar para extrair a potência do motor, é preciso menos esforço do que numa 250cc para andar rápido, oferecendo toda a potência que você precisa. A 350 SX-F faz curvas muito bem, passando uma sensação incrível de controle, mesmo nos momentos mais agressivos e nas curvas fechadas. E tem força suficiente para sair rápido das curvas.


O sistema de suspensão é firme e equilibrado, mesmo original. Foi preciso somente com alguns cliques para o meu estilo de pilotagem. O conjunto copiou bem as imperfeições da pista, gerando muita tração na roda traseira. E é eficiente nos saltos, sem pancadas desnecessárias na aterrissagem.


ree

A motocicleta também oferece grande dirigibilidade, estando sempre pronta para qualquer movimento. Fácil de ser conduzida, é permitido se movimentar bem em cima dela, devido ao seu design mais plano. Há também a sensação de leveza.


Como disse, ela vai atender bem os pilotos iniciantes e intermediários, mas também aceita uma pilotagem mais agressiva.

ree

Resumindo, se você é um piloto acostumado a acelerar uma 250cc, mas sente falta de potência, mas não deseja montar em uma 450cc, esta motocicleta de 350cc é ideal para você. Ela é extremamente rápida, mas sem oferecer sustos, tornando a pilotagem mais divertida e controlável. Certamente muitos irão realmente adorar a sua performance", finalizou Fábio.


Fotos Idário Café

 
 
 

Comentários


PRO TORK.jpg
image (53).png
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
unnamed.jpg
1200x1200.jpg
bottom of page