top of page

Race Test Exclusivo - Fantic XE300

ree

A marca brasileira MXF Motors surpreendeu o mercado ao divulgar recentemente a representação da marca europeia Fantic. E sem perder tempo, aceleramos com exclusividade o modelo XE300, que está preparado para vencer no cenário nacional.


O MXF Group, empresa nacional de veículos off-road, divulgou recentemente a parceria com a marca europeia Fantic, que nos últimos anos tem sido destaque nos campeonatos mundiais, como no MXGP, onde a equipe já conquistou vitórias e pódios na categoria rainha. “Trata-se de um marco histórico. A chegada da Fantic ao Brasil é fruto de anos de estratégia, solidez e credibilidade construídas pela MXF. Agora, aliamos nosso know-how local à engenharia de ponta e ao DNA italiano da Fantic. Estamos prontos para elevar o nível do off-road no país”, afirmou na época do lançamento João Henrique Montani, CEO e presidente do conselho consultivo do MXF Group.


A Fantic, com mais de 50 anos de existência, produz modelos inovadores com design arrojado e grande performance, e a MXF conquistou o mercado nacional oferecendo motocicletas e quadriciclos off-road. “Estamos preparados para entregar uma experiência premium verdadeira. Nossos clientes pediram, o mercado precisava. E chegou a hora de surpreender”, afirmou Luiz Fontes, diretor técnico da MXF Group.


Diante dessa novidade nacional, decidimos conhecer um dos modelos da marca que está sendo comercializado no mercado brasileiro, a XE300 2 Tempos. E, com exclusividade, apresentamos nesta edição o comportamento desta motocicleta que está pronta para vencer.


Mas, antes de acelerar, vamos conhecer suas características principais. Os destaques são o sistema de injeção e a partida elétrica (Motori Minarelli). A injeção apresenta injetor duplo, para oferecer suavidade na operação. O motor monocilíndrico de 292,9 cc da Motori Minarelli apresenta também refrigeração líquida, embreagem hidráulica Brembo e válvula de escapamento eletrônica, garantindo esforço mínimo e precisão. O câmbio tem 5 velocidades.


ree

O sistema de escapamento é da marca Arrow, um diferencial do modelo, que oferece também interruptor com dois mapas, além de dez níveis de controle de tração, instalado do lado esquerdo do guidão. O chassi de berço semiduplo é construído em alumínio, buscando melhor relação entre rigidez e leveza. O braço oscilante, também de alumínio, apresenta seção variável e link progressivo.


ree

O sistema de suspensão é da marca Kayaba, com garfo SSS de 48 mm, totalmente ajustável e 300 mm de curso e amortecedor traseiro totalmente ajustável gerando 315 mm de curso na roda. Para a frenagem há um disco dianteiro de 270 mm de diâmetro e um disco traseiro de 240 mm, com pinças Nissin. As rodas têm aros da Excel.


O modelo tem ergonomia estreita e busca a centralização de massa. O tanque de combustível (9 litros) e o reservatório de óleo dois tempos é integrado. O visual é moderno e agressivo, e o peso anunciado é 107 kg (seco).


ree

Vale pontuar que no primeiro contato com o modelo, você vai perceber que ele compartilha alguns componentes da Yamaha YZ (motocross e enduro), como o quadro (design semelhante), suspensão e freios, sinalizando uma parceria entre as empresas.


A Fantic XE300 está sendo comercializada pela MXF com o preço de R$ 93.000.


ree

COMPORTAMENTO - Depois de apresentar suas características, chegou a hora de colocar o modelo na prova de teste, e para isso contamos com a colaboração do piloto Murillo "Caipirinha" Silva, que utilizou o modelo nas trilhas e pista do Centro de Treinamento da ASW, na cidade paulista de Mogi das Cruzes. Confira o depoimento do piloto sobre essa novidade nacional.


"Esta motocicleta oferece muita dirigibilidade e sua condução é estável e previsível, permitindo que pilotos de níveis diferentes, tanto o iniciante como o intermediário, possam pilotar com tranquilidade. Ela é leve e fácil de pilotar em trechos fechados ou mesmo em altas velocidades. Você sempre está no controle. Seu cockpit é muito interessante, você consegue ficar bem próximo do guidão, permitindo uma dirigibilidade muito boa, fazer curvas incríveis e ter agilidade em singletracks, desviando de obstáculos na trilha, como galhos e sequências de obstáculos.


ree

O sistema de suspensão é Kayaba nível 5, com câmara dupla na dianteira, com compressão superior e retorno embaixo, permitindo acertos ideais para o seu estilo de pilotagem. Em relação ao solo, ela consegue copiar bem os relevos do terreno. O funcionamento é macio, sinalizando sua identidade com a modalidade off-road (enduro/trilha). E mesmo acelerando em uma pista de motocross suave, ela se comportou muito bem, copiando bem os pequenos e grandes buracos, mesmo o sistema original de fábrica, sem qualquer preparação. Basta ajustar com os cliques para o seu gosto pessoal.


O motor tem grande potência de média para alta, a baixa rotação poderia ser mais forte. Mas o seu comportamento pode ser alterado pelo mapa. Falando nele, a motocicleta se mostra muito forte no mapa agressivo, enquanto que a perda de potência é sensível no mapa suave. Então, vai ao gosto do piloto. O controle de tração tem 10 níveis, um sinal de que os modelos com motor 2 tempos vêm evoluindo frente aos 4T.


ree

A embreagem hidráulica Brembo consegue modular bem as faces da rotação do motor. Realmente a Fantic impressiona com a sua tecnologia, com seletor de mapa e controle de tração. O sistema de freios da marca Nissin, que são encontrados nas motos japonesas, também impressiona, oferecendo frenagens ideais na pilotagem, passando muita confiança e controle.


A Fantic chegou ao Brasil para fazer diferença, com uma moto completa. A XE300 é divertida de se pilotar, confiável e de fácil pilotagem. Tenho certeza que os fãs do off-road vão gostar do seu comportamento, e que o investimento vale a pena", finalizou Murillo.


Confira abaixo o vídeo resumo do teste




Fotos Darcy Di Pompo


 
 
 

Comentários


PRO TORK.jpg
image (60).png
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
unnamed.jpg
1200x1200.jpg
bottom of page