Quatro títulos mundiais de enduro para os pneus Metzeler
- DirtAction
- há 7 minutos
- 3 min de leitura

O último ato do 2025 FIM Enduro World Championship terminou na Alemanha, e os pilotos equipados com pneus Metzeler MCE 6 Days Extreme conquistaram quatro títulos mundiais.
Josep Garcia (KTM) confirmou-se, pelo segundo ano consecutivo, Campeão Mundial da classe EnduroGP e também, pelo terceiro ano seguido, da Enduro1, totalizando sete títulos mundiais na disciplina, dois absolutos (EnduroGP), todos conquistados com pneus Metzeler. O italiano Andrea Verona (GASGAS) também obteve o segundo título mundial consecutivo na categoria Enduro2, completando uma fantástica dobradinha e elevando seu total de campeonatos mundiais conquistados na carreira para oito, incluindo um geral e sete de categoria, também todos com pneus Metzeler. Reviravolta incrível na classe Junior, onde o líder provisório Kevin Cristino perdeu o título e entregou-o a Axel Semb. Por fim, com uma dupla vitória na Alemanha, o italiano Pietro Scardina sagrou-se vice-campeão da categoria Youth.
Os quatro títulos conquistados neste ano somam-se ao já rico histórico dos pneus Metzeler MCE 6 Days Extreme, que, em duas décadas, de 2005 até hoje, já conquistaram 69 títulos mundiais de enduro, incluindo todos os oito de Andrea Verona e os sete de Josep Garcia.
Menos de um mês após a última etapa do 2025 FIM EnduroGP World Championship no GP da Itália, o ato final da temporada aconteceu neste fim de semana em Zschopau, Alemanha, uma pequena vila na Saxônia, diante de uma grande e festiva multidão de fãs que, assim como no GP de 2022, demonstrou novamente a tradição e paixão histórica pelo enduro presente nesta região.
O fim de semana do GP da Alemanha ocorreu sob condições climáticas tipicamente outonais, começando na sexta-feira à noite com o Super Test lotado de espectadores, seguido por dois dias de corrida de 68 km cada. Nossos pilotos enfrentaram três voltas por dia na seguinte ordem: um Enduro Test de 5,8 km dentro de uma floresta muito técnica e natural, com terreno macio e trechos de pedras escorregadias, seguido pelo primeiro Cross Test de 4,8 km dentro de um circuito de motocross, depois, após passar pelo paddock para o serviço, um Extreme Test dentro de uma pedreira, tão exigente quanto espetacular, com 1,4 km e caracterizado por subidas e descidas íngremes e desafiadoras. Para fechar cada volta, o último teste especial do programa, um segundo Cross Test, extremamente rápido e com 2,3 km, dentro de um grande campo com terreno escorregadio.
Com primeiro e segundo lugares no dia, Josep Garcia (Red Bull KTM Factory Racing) foi coroado Campeão Mundial na classe EnduroGP pelo segundo ano consecutivo, enquanto Andrea Verona (GasGas Factory Racing) conquistou o vice.
Com o título da Enduro1 já garantido no GP da Itália, Josep Garcia encerrou a temporada 2025 com mais uma vitória dupla. O pódio final da Enduro1 foi inteiramente de pilotos Metzeler, com Samuele Bernardini (Honda RedMoto Racing Enduro Team) em segundo e Morgan Lesiardo (Triumph Italia Racing) em terceiro.
Com uma recuperação excepcional no GP da Alemanha e uma dobradinha, Andrea Verona (GasGas Factory Racing) encerrou a temporada com sucesso e foi coroado Campeão Mundial na classe Enduro2.
O título da classe Junior foi decidido no sábado, quando Kevin Cristino (Fantic Factory Racing Team) abandonou após uma queda, entregando o título a Axel Semb (Fantic Factory Racing Team). No domingo, Semb administrou bem sua pequena vantagem e garantiu seu primeiro título na Junior.
Por fim, na categoria Youth, o italiano Pietro Scardina (Fantic Factory Racing Team) encerrou a temporada com dupla vitória e conquistou o título de vice-campeão mundial.
Embora tenham sido projetados para pilotos do Enduro e Extreme Enduro World Championships, os pneus MCE 6 Days Extreme também são indicados para amadores da disciplina que desejam equipar suas motos com pneus de alta performance, cujas forças residem na tração, versatilidade e resistência dos blocos. A linha MCE 6 Days Extreme inclui uma ampla variedade de especificações projetadas para diferentes aplicações de enduro, permitindo que os pilotos encontrem a solução que melhor se adapta às suas necessidades.
Classificação final do campeonato (pilotos METZELER em negrito):
EnduroGP
GARCIA Josep (KTM) p.244
VERONA Andrea (GASGAS) p.229
PICHON Zachary (TM MOTO) p.195
Enduro1
GARCIA Josep (KTM) p.273
BERNARDINI Samuele (HONDA) p.205
LESIARDO Morgan (TRIUMPH) p.197
Enduro2
VERONA Andrea (GASGAS) p.255
PICHON Zachary (TM MOTO) p.241
AHLIN Max (KTM) p.177
Enduro3
MCDONALD Hammish (SHERCO) p.271
MAGAIN Antoine (SHERCO) p.247
ROUSSALY Julien (SHERCO) p.189
Junior
SEMB Axel (FANTIC) p.226
CRISTINO Kevin (FANTIC) p.224
JOYON Leo (BETA) p.209
Youth
DAGNA Romain (KTM) p.231
SCARDINA Pietro (FANTIC) p.225
ELGARI Alberto (TM MOTO) p.212
Women
GUTISH Rachel (RIEJU) p.145
ROWETT Rosie (RIEJU) p.126
NOCERA Francesca (HONDA) p.107
Foto Josep Garcia e equipe - crédito Future7Media