Produtos - Michelin Starcross 6 Mud - Teste
Recentemente, a Michelin lançou o Starcross 6, primeiro pneu para motocross com tecnologia Michelin Sílica, que mantém os blocos do piso em bom estado. Segundo a empresa, a utilização da tecnologia oferece mais aderência e por mais tempo, e traz melhorias na vida útil do pneu em comparação com compostos que usam negro Carbon Black.
Esta linha, ainda segundo a marca, atende à crescente demanda desse segmento de apaixonados por esse esporte, e está disponível em todos os tamanhos mais comuns, cobrindo 100% do mercado de motocross adulto. A linha de pneus Starcross 6 inclui cinco versões diferentes para atender a todos os tipos de condições de pista, estilos e preferências do piloto: Medium/Soft, Medium/Hard, Hard, Sand e Mud (somente traseiro).
Em comparação com seu antecessor, o Starcross 5, a empresa informa que o novo modelo utiliza tecnologias desenvolvidas nos centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Michelin e aperfeiçoadas nas pistas de corrida de todo o mundo para oferecer 16% a mais de tração e 19% a mais de durabilidade. Essas melhorias significam que os pilotos podem levar suas motocicletas a níveis de desempenho mais altos, ao mesmo tempo que se beneficiam do desempenho mais duradouro dos pneus.
Entre suas características, o novo modelo apresenta a carcaça com camada dupla, que proporciona altos níveis de resistência a danos, além de borracha de proteção com cordões reforçados de maior proteção contra perfurações, protegendo a parte inferior do pneu durante a montagem/desmontagem e das agressões da roda durante a condução.
No desenho de bandagem de rodagem, o novo pneu apresenta o Michelin Adaptive Design, um equilíbrio perfeito entre aderência e manuseio para o pneu dianteiro e entre aderência, tração (16% mais que a versão anterior) e maior durabilidade para o traseiro, graças ao posicionamento específico dos blocos na área central, intermediária e lateral do pneu, com distâncias estrategicamente definidas entre esses blocos.
STARCROSS 6 MUD - A Michelin nos forneceu para teste o modelo para o uso na lama, que só é comercializado o pneu traseiro. Seu design adaptativo promete aderência e controle em terreno lamacento, além de aderência de longa duração. O espaçamento entre os blocos do meio e os blocos de ombro tem como objetivo evitar o acúmulo da lama.
COMPORTAMENTO - Instalamos o pneu na motocicleta do nosso colaborador, o campeão paulista Carlos Leinz Lazzaro, que partiu para o centro de treinamento Kalango Cego, em Itupeva (SP), para testá-lo em uma pista de muita lama, pesada, condição ideal para conhecer o seu comportamento.
“Fiquei muito satisfeito e surpreso com o comportamento do pneu Starcross 6 Mud na pista pesada, com a tração que ele proporcionou. Mesmo com toda a lama, o pneu me passou confiança para pilotar nessa condição, pois a lama não gruda entre os cravos, evitando assim que a moto saísse de traseira e escorregando menos, talvez devido ao novo material, a sílica, em seu composto, material muito usado nos carros e bicicletas há anos.
O novo desenho dos cravos, mais espaçados e alinhados, além de uma ranhura/corte na superfície do cravo, ajudam a dar um excelente ‘grip’ no barro e terrenos pesados, evitando o acúmulo de material entre os cravos. Para o teste, utilizei as 13,5 ‘libras’ (psi), calibragem recomendada pelo fabricante para obter mais ‘mordida’ em sujeira mais profunda.
E o desenho dos cravos na base do pneu, no estilo ‘curvado, como uma pá’, gera muita tração. Ou seja, mesmo pilotando na lama, o pneu inibe a escorregada e empurra a moto; você não perde velocidade. E ainda permite um maior controle da motocicleta nessa situação.
Outro fator a destacar, é que, apesar dos longos treinos com o pneu durante o dia, ao final do teste ele não apresentou nenhuma rachadura, sinalizando a qualidade quanto à durabilidade. Resumindo, a tração foi ideal e a durabilidade também.
Posso afirmar que, depois deste teste, meu próximo pneu para os dias chuvosos e pistas com barro será o Michelin StarCross 6 Mud”, finalizou Lazzaro.
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