Mundial SX - Tomac vence o primeiro dia na Austrália e Enzo fica em segundo
Fim da segunda etapa do Mundial de Supercross com o GP da Austrália neste sábado (23/11). Confira como foi esta prova:
Categoria WSX
SuperPole
Depois de ficar atrás de Eli Tomac (Yamaha) durante a maior parte da noite, Joey Savatgy (Honda) encenou um desempenho iniciante na SuperPole. A caminho da liderança do pelotão, Savatgy ultrapassou Greg Aranda (Yamaha) e Mitch Oldenburg (Yamaha), deixando Tomac como o seu único desafiante. Vitória de Savagty, seguido por Tomac, Oldenburg e Aranda.
WSX GP Corrida 01
O piloto Kyle Webster, venceu o holeshot na Corrida 1 do GP com Vince Friese (Honda), Luke Clout e Tomac perseguindo o australiano desde a primeira volta. O vencedor da SuperPole, Savatgy, por sua vez, teve um início lento em sétimo, com Roczen logo à frente em sexto. Enquanto Webster se mantinha na frente, Tomac – que teve uma fuga estranhamente lenta – reuniu seus esforços e rapidamente abriu caminho através do pelotão para assumir a liderança no meio da corrida.
O americano abriu uma vantagem de seis segundos para conquistar a vitória na bandeirada, com Roczen conquistando o segundo lugar depois de lutar no final da corrida. Clout terminou em terceiro e conquistou o seu primeiro pódio na classe rainha das 450cc, com o companheiro de equipa de Savatgy e Fire Power Honda, Dean Wilson, a completar os cinco primeiros.
WSX GP Corrida 02
Tomac conquistou uma vitória dominante na Corrida 2 do GP depois de vencer o holeshot e assumir a liderança na primeira oportunidade. O oito vezes campeão do AMA Motocross e Supercross foi incontestado o tempo todo, embora a batalha pelo segundo lugar tenha sido acirrada.Tomac, com 10 segundos de vantagem, conquistou a quinta vitória da temporada de 2024. Roczen foi segundo, Clout recuperou para o quarto lugar, enquanto Oldenburg completou os cinco primeiros.
WSX GP Corrida 03
Na terceira bateria, Tomac retomou sua ofensiva da noite ao vencer o holeshot pela segunda moto consecutiva, com Clout atrás do americano mais uma vez na primeira volta. Enquanto Clout se manteve em segundo, a batalha pelo terceiro lugar ficou atrás dele, com Friese, Savatgy e Roczen se desfazendo no HBF Park. Quando Savatgy e Roczen ultrapassaram o piloto da MotoConcepts Racing e ultrapassaram Clout na quarta volta, a luta foi pelo segundo lugar e, com uma manobra na última volta, foi Roczen quem saiu por cima.
O piloto da Suzuki terminou como vice-campeão atrás de Tomac, que ficou quatro segundos à frente da pista, com Savatgy em terceiro. Clout conseguiu se segurar para terminar em quarto, enquanto Aranda completou os cinco primeiros, convertendo seu ritmo no início da noite em resultados.
SuperFinal
Na SuperFinal multiclasse do Campeonato Mundial de Supercross da FIM, os oito melhores pilotos das classes WSX e SX2 se enfrentaram, com Tomac, Savatgy, Roczen, Clout, Wilson, Oldenburg, Colt Nichols e Matt Moss representando o grid de 450cc. Depois de ser intocável em todas as corridas anteriores, foi Tomac quem venceu o holeshot, embora tenha começado rápido para Roczen, mas o líder de pontos do WSX sob pressão imediata.
Enquanto o piloto da Suzuki atormentava seu rival pelo título, um erro na quarta volta custou caro a Roczen e permitiu que Tomac avançasse e conquistasse a vitória, executando uma noite perfeita depois de fazer 1-1-1-1. Após o erro, Roczen foi forçado a uma recuperação rápida, mas manteve o segundo lugar, com Dean Wilson conquistando seu primeiro pódio individual da temporada de 2024 em terceiro. Savatgy foi quarto, enquanto Clout completou o top cinco.
A sessão de sábado da SX2 SuperPole foi muito disputada, com quatro titãs da competição de 250cc a defrontarem-se numa disputa de uma volta para decidir quem garantiria a cobiçada escolha #1 e mais cinco pontos no Campeonato do Mundo.
Mas depois de experimentar um ressurgimento na qualificação geral, foi Shane McElrath (Honda) quem saiu por cima novamente, conquistando a pole position por mais de meio segundo do companheiro de equipe Cole Thompson com uma corrida de 53,861s – a volta mais rápida do SX2 da noite. O brasileiro Enzo Lopes (Yamaha) seguiu Thompson em terceiro, com Maxime Desprey em quarto.
Na primeira bateria, o estreante do SX2, Coty Schock Yamaha), garantiu a primeira vitória na WSX GP Race de sua carreira, segurando um McElrath forte na primeira moto da noite. Schock ficou em terceiro após a queda do gate, com Thompson vencendo o holeshot e o piloto Wildcard, Kayden Minear em segundo. Schock lutou muito para chegar à frente e ultrapassou Thompson para a liderança na quarta volta antes de enfrentar a pressão de trás de McElrath. A batalha foi feroz, mas Schock aguentou, com McElrath terminando como vice-campeão. Lopes, por sua vez, completou os três primeiros, com Thompson caindo para quarto. Desprey completou os cinco primeiros.
Na segunda bateria, Foi McElrath vs Schock pela segunda vez na SX2, com a dupla lutando volta após volta, garantindo uma boa fuga no gate. Ao longo da corrida, Schock manteve uma pequena vantagem sobre o piloto da Carolina do Norte, embora um acidente para Schock tenha dado a liderança a McElrath. Com Schock em quinto e seus adversários mais próximos a mais de quatro segundos de distância, McElrath conquistou uma vitória confortável, com Lopes em segundo e Thompson em terceiro.
McElrath venceu o holeshot na bateria 3, manteve a liderança durante todo o tempo e conquistou uma vitória incontestável de quase cinco segundos, com Schock se recuperando de seu acidente no início da noite para levar para casa o segundo lugar. A batalha pelo terceiro lugar foi muito disputada entre Lopes, Desprey e Thompson, embora depois de trocar de posição volta após volta, tenha sido Lopes quem saiu melhor para dar o último passo do pódio na terceira bateria da noite. Thompson ultrapassou Desprey com sucesso na última volta, deixando o piloto da equipe francesa GSM para completar os cinco primeiros.
SuperFinal
Na SuperFinal, com as classes WSX e SX2, McElrath, Schock, Lopes, Thompson, Cullin Park, Desprey, Kyle Chisholm e Minear alinharam no grid como os oito primeiros pilotos do grid de 250cc. Todos os oito lutaram ferozmente, mas foi Schock quem garantiu uma largada relâmpago para assumir a liderança, com McElrath e Lopes empurrando muito atrás. Logo na SuperFinal, McElrath conseguiu ultrapassar Schock e conseguiu abrir uma vantagem saudável.
Após 12 voltas de corrida acirrada, McElrath recebeu a bandeira para garantir a noite perfeita, para reivindicar a vitória geral do WSX Australian GP SX2 depois de ir 1-1-1-1. Lopes, por sua vez, ultrapassou Schock nas últimas voltas para assumir o segundo lugar, com seu companheiro de equipe conquistando o terceiro lugar. Thompson, que novamente teve uma exibição competitiva, ficou em quarto lugar na SuperFinal, com Chisholm, completando os cinco primeiros. Com esses resultados, o brasileiro garantiu o segundo lugar nesta etapa.
Comments