Mundial de Enduro - GP da Eslováquia - Vitória de Garcia
Josep Garcia, da Red Bull KTM Factory Racing, garantiu uma vitória dominante no POLISPORT GP da Eslováquia, que aconteceu entre os dias 12 a 14 de julho, alargando a sua vantagem de pontos no campeonato. Brad Freeman, da Beta Factory Racing, fez uma corrida impressionante em Gelnica para ficar em segundo, seguido por Andrea Verona, da GASGAS Factory Racing, em terceiro. Kyron Bacon (Yamaha) voltou a sair vitorioso no segundo dia do Campeonato do Mundo de Enduro Júnior da GALFER FIM.
Assumindo o MAXXIS Enduro Test para começar o segundo dia, foi Josep Garcia quem saiu balançando e deu o tom do dia, sendo o mais rápido em sete segundos sobre Brad Freeman. O espanhol não se conteve, vencendo também o primeiro ACERBIS Cross Test, construindo sua vantagem desde o início.
Brad Freeman se estabeleceu em um ritmo no final da primeira volta, levando a vitória no POLISPORT Extreme Test sobre Matteo Pavoni do JET Zanardo Husqvarna. No entanto, não foi suficiente para diminuir a diferença para Garcia, com o piloto da Red Bull KTM Factory Racing já oito segundos à frente após a volta de abertura.
Na segunda volta, Garcia conseguiu mais uma vitória no teste, mas novos candidatos surgiram logo depois. A vitória no ACERBIS Cross Test foi para Nathan Watson, da Beta Factory Racing, vice-campeão do primeiro dia do EnduroGP.
Entrando lentamente no balanço das coisas, Andrea Verona colocou uma série de top-três vezes antes de liderar a tabela de tempos no POLISPORT Extreme Test na segunda volta. O italiano provou que a consistência é fundamental, com seus resultados impressionantes o levando para segundo na geral, à frente de Freeman após duas voltas.
A batalha tripla entre Garcia, Freeman e Verona se intensificou na última volta do dia, com os três garantindo uma vitória convincente cada. Por fim, Garcia saiu na frente, sem dúvida impulsionado por seu resultado abaixo do par do primeiro dia, terminando com uma vantagem de 18 segundos no geral. Menos de meio segundo separaram Brad Freeman e Andrea Verona, com o britânico apenas superando o italiano para assumir o segundo lugar.
Depois de uma vitória nos testes e vários resultados nos três primeiros testes, Nathan Watson conduziu a sua Beta ao quarto lugar, com Steve Holcombe, da Honda Racing RedMoto Enduro Team, apenas dois décimos de segundo atrás, em quinto.
Não só liderando a classe EnduroGP, Josep Garcia também garantiu sua sexta vitória na categoria Enduro1 da temporada, a 30 segundos do segundo colocado, Steve Holcombe. Assim como no primeiro dia, Theo Espinasse, da Team Beta Oxmoto, completou o pódio da E1 em terceiro lugar.
Andrea Verona marcou sua oitava vitória consecutiva na classe Enduro2, ampliando sua vantagem para notáveis 45 pontos à frente de Nathan Watson, que terminou em segundo no segundo dia. Completando os três primeiros estava o piloto da Sherco, Wil Ruprecht, que teve outro dia impressionante, marcando o terceiro melhor tempo no ACERBIS Cross Test na segunda volta.
Além do pódio da EnduroGP, Brad Freeman somou mais uma vitória na Enduro3 com um minuto e meio de sobra sobre Hamish Macdonald, segundo colocado, da CH Racing Sherco. Apesar de lutar contra uma lesão contínua, o neozelandês já soma quatro vice-campeonatos consecutivos na E3. Matteo Cavallo, da TM Moto, completou os três primeiros.
Kyron Bacon faz a dobradinha no Enduro Junior
A garantir seis vitórias em testes no segundo dia, foi Kyron Bacon (Yamaha) quem liderou a tabela de tempos no Campeonato do Mundo de Enduro Júnior da GALFER FIM, conquistando a sua segunda vitória do fim de semana. Bacon lutou com Max Ahlin, líder do campeonato, Team KTM Pro Racing Sport, durante todo o dia, mas no final foi o tasmanês que saiu na frente, com Ahlin terminando em segundo.
O terceiro lugar foi atribuído a Kevin Cristino, da Fantic Racing Team, seguido por Matej Skuta, da KBS Team, e Leo Joyon, da Team Beta Oxmoto, com apenas doze segundos a separar os três.
Manuel Verzeroli faz dois de dois na Eslováquia no Enduro Juvenil
O líder do campeonato de Enduro Youth, Manuel Verzeroli (KTM), ampliou sua vantagem para impressionantes 42 pontos com uma vitória no segundo dia no GP da Eslováquia da POLISPORT. Quem acompanhou o italiano durante todo o dia foi Romain Dagna, que terminou como vice-campeão, apenas oito segundos atrás de Verzeroli. Uma infeliz lesão de Alberto Elgari (TM Racing) afastou o italiano da batalha logo no início.
Completando os três primeiros ficou Pietro Scardina, da Fantic Racing Team, com Clement Clauzier (Beta) em quarto. Luca Colorio, do JET Zanardo Husqvarna, completou os cinco primeiros.
Faltando apenas duas etapas para disputar, o Campeonato do Mundo Paulo Duarte FIM EnduroGP prossegue dentro de três semanas com o ForSiteServices GP do País de Gales, em Rhayader, de 2 a 4 de agosto.
Josep Garcia (KTM): "Hoje foi ótimo para mim! Depois de ontem, o objetivo era estar de volta ao topo, por isso, desde o primeiro teste, mudei a minha mentalidade e a forma como andei nas provas em comparação com o sábado, o que fez toda a diferença. É bom estar de volta ao degrau mais alto do pódio."
Brad Freeman (Beta): "Foi um fim de semana de altos e baixos para mim, com alguns resultados de teste muito bons, mas alguns erros demais também. Eu realmente me esforcei ao máximo hoje e estou feliz por estar no pódio, mas sei que será preciso um pouco mais se eu quiser chegar ao topo da classe EnduroGP."
Andrea Verona (GASGAS): "Hoje foi de altos e baixos, pois comecei muito lento, mas depois tive alguns bons testes nas voltas dois e três. Foi super perto hoje com Brad [Freeman] me batendo por menos de um segundo, mas estou feliz por ter vencido o Enduro2 novamente."
Kyron Bacon (Yamaha): "Tive um fim de semana muito bom! Comecei forte esta manhã, cometi alguns pequenos erros, mas gostei muito de lutar com Max [Ahlin] durante todo o fim de semana. Estou acostumado com essas condições que acho que jogaram a meu favor, e definitivamente é um grande impulso de confiança para mim."
Manuel Verzeroli (KTM): "Estou muito feliz por voltar a vencer hoje porque a minha vantagem no campeonato de Enduro Youth é ainda maior agora. As condições aqui eram difíceis, mas gostei muito. Estou ansioso para as duas últimas rodadas da temporada."
Resultados: Campeonato do Mundo Paulo Duarte FIM EnduroGP, 5a. etapa – Dia 2
EnduroGP
1. Josep Garcia (KTM) 1:03:46.40;
2. Brad Freeman (Beta) 1:04:04.91;
3. Andrea Verona (GASGAS) 01:04:05.91;
4. Nathan Watson (Beta) 1:04:16.70;
5. Steve Holcombe (Honda) 1:04:16.95
Classificação do Campeonato (Após a quinta rodada)
EnduroGP
1. Josep Garcia (KTM) 177pts;
2. Andrea Verona (GASGAS) 169pts;
3. Steve Holcombe (Honda) 154pts;
4. Brad Freeman (Beta) 113pts;
5. Nathan Watson (Beta) 110pts;
Comments