KTM - Mudanças
- DirtAction
- 30 de out.
- 2 min de leitura

A imprensa internacional informa que a Bajaj Auto, financiadora da KTM, planeja cortar a força de trabalho em mais de 50% em várias áreas da KTM, incluindo o motorsport, à medida que se aproxima de concluir a aquisição da empresa austríaca. O diretor administrativo da Bajaj, Rajiv Bajaj, afirmou que pretende reduzir pela metade as despesas em vários departamentos, o que vai gerar grandes mudanças dentro na empresa. Segundo a o diretor, a redução de custos pesados é uma questão importante para colocar a empresa de volta no caminho do sucesso.
"Observamos uma oportunidade de reduzir as despesas gerais em mais de 50%, incluindo P&D, marketing (incluindo corridas), operações e administração geral", disse Bajaj. "A gestão anterior já reduziu a força de trabalho de 6.000 para 4.000, o que ainda é considerado muito alto". Ele ainda criticou a administração anterior da KTM: "Em termos gerais, eu diria que havia três tipos de ganância na gestão anterior. Primeiro, a ganância operacional, melhor exemplificada pelo que aconteceu nos últimos dois anos, quando a KTM Áustria continuou produzindo, embora o aumento na demanda pós-COVID tenha diminuído. Como resultado, os distribuidores e revendedores da KTM em todo o mundo estavam carregando mais de um ano de estoque, o que era absurdo.
"Em segundo lugar, o que eu chamaria de ganância estratégica. As empresas geralmente entram em negócios nos quais não devem entrar. No caso da KTM Áustria, o melhor exemplo foi entrar no negócio de bicicletas, especificamente no negócio de bicicletas elétricas. Esses dois fatores combinados levaram a KTM à insolvência em questão de meses. Agora, você pode dizer que a Bajaj fez parte disso, e eu admitiria que sim, também fizemos parte do que deu errado, mas como sócio minoritário, não pudemos evitar isso.
"Posso compartilhar que fizemos o nosso melhor para resistir a isso, tanto que isso levou eventualmente ao terceiro tipo de ganância, que posso chamar de ganância de governança, onde certas decisões foram tomadas sem nosso conhecimento, sem nossas informações ou, às vezes, sem seguir o devido processo. Este é um problema da antiga alta administração da KTM, e a maioria deles se foi", disse ele. "O que temos agora é uma nova equipe maravilhosa na qual eu pessoalmente me sinto muito confiante. Toda a equipe já está no lugar, exceto uma vaga, que será preenchida nos próximos meses. É uma combinação de alguns de nossos colegas mais antigos, que ainda são muito apaixonados e comprometidos com a KTM, particularmente em áreas como planejamento de produtos, P&D e jurídico, e alguns novos colegas excepcionais, liderados por nosso novo CFO e novo CHRO."
A Bajaj já injetou muitos valores para manter a KTM à tona e agora controla efetivamente o fabricante austríaco, o conglomerado indiano ainda aguarda a aprovação da Comissão Europeia para formalizar a aquisição. O nome da empresa também deve mudar, de Pierer Mobility para Bajaj Mobility AG, mas isto stá sujeito à condição precedente de que a aquisição da Bajaj não será proibida pelo Regulamento da União Européia. Os detalhes serão publicados em 29 de outubro de 2025 no site da Empresa em Relações com Investidores / Assembleia Geral.







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