Honda Racing conquista cinco títulos brasileiros de Enduro
- DirtAction
- há 12 minutos
- 3 min de leitura

A equipe Honda Racing de Enduro fez a festa neste sábado (25/10), primeiro dia da final do Campeonato Brasileiro, também válida como a segunda e decisiva prova do Latino-Americano da modalidade. Em Patrocínio (MG), o time comandado por Rômulo Bottrel confirmou a conquista de cinco títulos nacionais. Bruno Crivilin assegurou as taças na classe E2 e na Elite, ranking combinado das principais divisões. Vinicius Calafati já é o campeão da E1, mesma situação de Luciano Rocha na E3 e de Bárbara Neves na EF (Feminina).
Crivilin, que pilota a motocicleta Honda CRF 450RX, chegou à impressionante marca de 14 títulos nacionais após ser o melhor do dia em sua categoria, no Brasileiro e no Latino. “Para mim essas conquistas representam muito. Eu dediquei minha vida toda ao esporte e poder colher os frutos de tantos anos de trabalho é muito gratificante. Estou bem satisfeito e feliz, todos os pilotos da equipe foram campeões. O resultado é de todo o time, cada um tem parte nesses títulos”, destacou o capixaba.
Calafati já havia assegurado matematicamente a conquista, sua décima no Brasileiro, e, ao largar neste sábado, veio a confirmação oficial, ratificada com a primeira posição na E1. “Dez títulos, estou realmente emocionado. Foi um ano muito difícil esportivamente falando, mas eu lutei muito, dei o meu máximo em todos os treinos e corridas. Mais um campeonato para mim e para a Honda, não é fácil ficar no topo tanto tempo, chegar é mais fácil que continuar”, resumiu o paulista, que comanda a CRF 250RX.
Em seu ano de estreia na equipe, o mineiro Luciano Rocha, com a CRF 450RX, mostrou todo o talento para vencer o Brasileiro na E3. Título garantido com mais uma primeira posição, superando inclusive os pilotos estrangeiros que brigam pelo Latino. “É uma sensação indescritível, ainda mais por ser campeão pela primeira vez com a Honda, o que significa muito para minha carreira. Estou muito feliz mesmo. A equipe proporciona muito para nós, pilotos, podermos trabalhar ainda mais e desempenhar nas especiais, isso faz toda a diferença e tem total influência no título.”
Com o heptacampeonato brasileiro garantido, Bárbara Neves ainda quer mais. Neste sábado, além de vencer entre as mulheres e confirmar o vice-campeonato da classe EI (Intermediária) no Brasileiro, disputando com os homens, ela venceu pela categoria Feminina do Latino, entrando de vez na luta pelo tri. “Estou muito feliz e concentrada, quero deixar para comemorar mesmo quando a prova terminar. Eu me senti à vontade nas trilhas aqui de Patrocínio, fisicamente estou bem e vamos para o último dia”, disse. Ela acelera a CRF 250RX.
De volta à modalidade na qual foi vice-campeão brasileiro da EJ (Júnior) há dois anos, Bernardo Tibúrcio mostrou que não esqueceu os segredos do enduro. O mineiro dominou a etapa na categoria, com uma CRF 250RX. “Legal demais voltar a competir no enduro, o dia foi difícil, mas gostei bastante da prova, consegui andar bem nas especiais. Me diverti bastante”, disse o atual campeão brasileiro de motocross na MX2.
Neste domingo (26/10), os pilotos voltam a fazer três voltas pelo percurso de cerca de 50 quilômetros, composto pelo Cross Teste Honda, de 5,5 km, em uma cascalheira (terreno onde é extraído o material), além de dois Enduro Testes de 5,9 e 4,2 km. A equipe Honda Racing de Enduro tem o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio, ASW e Borilli Racing.
Campeonato Brasileiro de Enduro 2025 (7ª prova) / Latino-Americano FIM (2ª prova)
Local – Patrocínio (MG)
Base do evento – Espaço Cultural
Acesso gratuito ao público
Programação*
26/10 (Domingo)
8h – Largada dos dois primeiros pilotos
16h30 – Premiação Latino-Americano
17h30 – Divulgação dos resultados e premiação Brasileiro
*A programação é fornecida pela organização e pode sofrer alterações.







.png)






.jpg)



Comentários