• DirtAction

Honda CR250M Elsinore



Um dos modelos ícones da marca Honda no off road com certeza é a CR250M Elsinore, lançado no início dos anos 1970, primeiro modelo de série para o motocross. Apesar do Sr.Soichiro Honda afirmar nos anos 60 que nunca construiria uma moticicleta com motor dois tempos, a Honda decidiu mudar essa decisão e construir uma motocicleta específica para o motocross com esta motorização, isso nos anos 1970, em parte por constantes derrotas para os concorrentes que utilizavam motocicleta 2 tempos, e também animada com a vitória da Suzuki no Mundial de Motocross com o piloto belga Joel Robert, com sua RH70, se tornando o primeiro título vencido por uma fábrica japonesa no mundial. E como todos sabem, o Sr.Honda adorava competir e decidiu entrar no off road com um grande equipamento, buscando a vitória, como era a sua tradição.

Denominada CR250M, os primeiros testes com o protótipo aconteceram em 1971 no Japão e no ano seguinte nos Estados Unidos, na Califórnia. Foi um projeto do zero ao invés da fábrica adaptar uma motocicleta de rua, o que era comum naquela época. E como disse, este foi o primeiro modelo de produção direcionado ao motocross. Ele apresentava chassi de cromo-molibidênio, motor dois tempos de 29 cavalos de potência, câmbio de 5 velocidades, uso de materiais especiais como alumínio e magnésio e peso de 104 kg, apresentava grande ergonomia e durabilidade, que a tornou referência aos modelos oferecidos na época. Naquele ano o modelo foi comercializado pelo valor de 1.145 dólares.

Ela foi batizada de Elsinore nos Estados Unidos, nome que perpetuou no tempo. Conta a história que ela recebeu esse nome pois teve sua estreia na América em uma corrida realizada em Elsinore na Califórnia, uma das mais prestigiadas provas da época, lembrando também da presença do astro americano Steve McQueen no anúncio de lançamento. Para o sucesso da marca, a Honda contratou o campeão americano, Gary Jones, que conquistou o título nacional da categoria 250 em 1973, um ânimo a mais para a Honda dar continuidade aos trabalhos no esporte, além do motocross ter se tornando uma das modalidades off road mais populares e praticados pelos americanos a partir de 1974.

A Honda também lançou a CR125 Elsinore, que depois fez tanto sucesso como o modelo de 250cc, e podemos dizer que acabou tendo um maior impacto nos motociclistas americanos em seguida e que mudou o mercado naquele momento de crescimento do motocross nos Estados Unidos e no mundo. Comentaram na época que o modelo 125 da Honda foi responsável pelo fim de grandes marcas, como a Bultaco, Penton e Hodaka. Esse sucesso da linha 125 levou a Honda a construir outros modelos que também se tornaram ícones no motocross mundial, mas isso é outra história, que vocês vão acompanhar posteriormente, aqui no MUNDO HONDA.

REVISTA DIRT ACTION

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram