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Gabriel Soares vence Super Prime e Ricardo Martins o Prólogo no primeiro dia do Sertões


Gabriel Soares, o Tomate, da equipe Honda Racing, é o mais rápido das motos no Super Prime do Sertões 2022. Crédito: Magnus Torquato/Mundo Press

Gabriel Soares “Tomate”, da equipe Honda Racing, venceu o Super Prime entre as motos da 30ª edição do Sertões na tarde desta sexta-feira (26/8), na pista montada próxima ao Marco das 3 Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR). Pela primeira vez no rally, considerado o maior do mundo em trechos cronometrados (especiais), o piloto mineiro garantiu prioridade no grid e escolheu largar na quinta posição na primeira etapa da prova, marcada para este sábado (27/8), com destino a Umuarama (PR).

Ele acelera a motocicleta Honda CRF 450RX, bem como os companheiros de equipe Jean Azevedo, Martin Duplessis e Bissinho Zavatti. Após ficarem entre os oito mais rápidos do prólogo, tomada de tempos realizada pela manhã, os três pilotos também ganharam o direito de disputar o Super Prime e irão largar na segunda, sexta e sétima colocações, respectivamente.

A vitória de Tomate no Super Prime foi construída após ele ser o mais rápido em todas as baterias entre os pilotos classificados, que se enfrentaram em disputas eliminatórias no formato “mano a mano”. Para ele, disputar a prova, que além dos seus 30 anos de história comemora o bicentenário da Independência do Brasil, é a realização de um sonho. “Estou muito feliz e ainda mais realizado por ter estreado com o pé direito. Agora, é manter a cabeça no lugar, porque quero muito chegar até Salinópolis. Eu vou chegar lá!”, afirma, de olho na cidade paraense onde se dará o encerramento da competição, no dia 10 de setembro.

Outro competidor da categoria Moto 2, o paulista Bissinho Zavatti chega como um dos favoritos. “Vi que estou bem preparado e agora vou focar na disputa em si, porque teremos 14 dias muito duros pela frente”, lembra o atual bicampeão da classe.

Jean Azevedo, heptacampeão e maior vencedor na geral das motos do Sertões, cumpriu a primeira meta nesta edição histórica. “O prólogo e o Super Prime são mais para soltar a adrenalina, não é hora de arriscar muito. Consegui uma posição que vai me permitir fazer uma boa largada e esse era o meu objetivo”, conta o paulista.

Quem também está motivado com a etapa de abertura da prova é o argentino Martin Duplessis, mais um integrante da categoria Moto 1. “Soltamos um pouco essa tensão que todos os pilotos têm. Estou feliz, me sinto muito bem, minha moto está boa e amanhã vamos começar com tudo”, aposta o competidor. Ele estreou na equipe Honda Racing neste ano. Fechando a equipe vermelha na disputa do Sertões, Tiago Wernersbach, que compete com uma CRF 250F na categoria Brasil, exclusiva para motos nacionais, viu no prólogo uma oportunidade para começar a se ambientar na disputa. “Minha moto foi super bem, achei que meu tempo foi ótimo e estou pronto pra encarar esse Sertões”, resume. O capixaba confirmou o 28º lugar no prólogo e busca o bicampeonato da categoria.

Neste sábado, a primeira etapa da competição, entre Foz do Iguaçu e Umuarama, terá 366 quilômetros de percurso, sendo 173 quilômetros de especiais. A disputa será encerrada após 14 etapas, em Salinópolis (PA), depois dos pilotos percorrerem 7.202 quilômetros, sendo 4.378 de trechos contra o relógio. A equipe Honda Racing de Rally é patrocinada por Pro Honda, ASW, Alpinestars, Borilli Racing, DID e Seguros Honda.


Ricardo Martins, da Yamaha IMS Rally Team, foi o mais rápido no Prólogo desta sexta-feira – Foto: Magnus Torquato

Quanto a campeã da temporada passada, a Yamaha, no Prólogo, Ricardo Martins foi o mais rápido entre todos os pilotos e garantiu vaga com sua Yamaha na disputa do Super Prime. Túlio Malta foi o quarto colocado e Adrien Metge o quinto, também garantindo vagas para o Super Prime. No Super Prime, Adrien Metge eliminou seu companheiro Túlio Malta na primeira disputa e depois eliminou o argentino Martin Duplessis, garantindo uma vaga na final. Na última disputa do dia, fez uma batalha emocionante com Gabriel Tomate, finalizando o Super Prime na segunda colocação, após cometer um erro na primeira curva. As disputas não somaram tempo pro Sertões, mas deram aos melhores a possibilidade de escolha da ordem de largada.


"Hoje teve o Prólogo de manhã e à tarde teve o Super Prime. Pelo resultado do Super Prime, os melhores puderam escolher a ordem de largada para amanhã, primeiro dia do rally. O Super Prime foi bom, bem legal, um pouco diferente do que a gente está acostumado a fazer. Fui até o final, na disputa com o Tomate (Gabriel Soares). Eu cometi um pequeno erro na primeira curva e ele foi o mais rápido. Mas foi bem legal. Escolhi largar em quarto amanhã, uma posição boa. Amanhã também vai ser um pouco diferente do que estamos acostumados desde o começo do ano, porque a planilha só vai ser entregue uma hora antes da largada. Então não vai dar pra marcar bem. Se tivesse mais tempo pra marcar, escolheria largar em primeiro, porque estou bem confiante. Isso muda um pouco o que estou acostumado, muda a forma de marcação na planilha. Vamos largar em quarto e acostumar com essa marcação diferente." afirmou Metge, campeão de 2021. A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Duboy Works, Power MX, DID, BMP Special Parts, Polisport, D’lua Racing, Geração Yamaha, Yamaha Racing Brasil, Wamc Log, Durag e Água Platina.


Resultados (extraoficiais)

Super Prime

1º - Gabriel Soares #6 2º - Adrien Metge #1 3º - Bissinho Zavatti #6 4º - Martin Duplessis #21 5º - Ricardo Martins #4 Prólogo (cinco primeiros)


Geral Motos

1º - Ricardo Martins #4 - 00:03:39 2º - Bissinho Zavatti #6 - 00:03:39 3º - Gabriel Soares #6 – 00:03:43 4º - Tulio Malta #5 - 00:03:43 5º - Adrien Metge #1 - 00:03:43

Moto 1

1º - Ricardo Martins #4 - 00:03:39 2º - Adrien Metge #1 - 00:03:43 3º - Jean Azevedo #3 - 00:03:45 4º - Martin Duplessis #21 - 00:03:52 5º - Marco Antonio Pereira #14 00:03:57

Moto 2

1º - Bissinho Zavatti #6 - 00:03:39 2º - Gabriel Soares #6 – 00:03:43 3º - Tulio Malta #5 - 00:03:43 4º - João Paulo Fornazari #10 - 00:03:48 5º - Richard Fliter #38 - 00:03:55

Brasil 1º - Tiago Wernersbach #41 - 00:04:21 2º - Adão Lemos #13 - 00:05:00 3º - Marcelo Massanori #48 - 00:05:38

Confira o roteiro do Sertões 2022: 1ª etapa – 27/8 (sábado) Foz do Iguaçu (PR) a Umuarama (PR) Deslocamento inicial – 20 km Especial – 173 km Deslocamento final – 173 km Total do dia: 366 km A primeira especial será um aquecimento para o Sertões 2022, com um dos menores trechos cronometrados do roteiro. A disputa será realizada em estrada agrícola, com piso de cascalho e bem técnica. Como é característica da região, haverá várias lombas – ou seja, a atenção na pilotagem e na navegação será fundamental para evitar os perigos. 2ª etapa – 28/8 (domingo) Umuarama (PR) a Presidente Prudente (SP) Deslocamento inicial – 20 km Especial – 303 km Deslocamento final – 213 km Total do dia: 536 km Com direção ao Sudeste, a segunda etapa é inédita e traz estradas de fazendas com lavouras de cana. A especial é apontada como a mais exigente da história do Sertões no quesito navegação. Principalmente nos últimos 110 quilômetros, por conta das referências muito próximas, qualquer erro pode custar muito tempo.


3ª etapa – 29/8 (segunda-feira) Presidente Prudente (SP) a Campo Grande (MS) Deslocamento inicial – 135 km Especial – 307 km Deslocamento final – 344 km Total do dia: 786 km

O cenário muda com as fazendas pecuárias e sinais de lagoas características do Pantanal. As estradas são estreitas, porém rápidas e arenosas. No deslocamento final, será permitido transportar as motocicletas nos veículos de apoio.

4ª etapa – 30/8 (terça-feira) Campo Grande (MS) a Costa Rica (MS) Deslocamento inicial – 64 km Especial – 382 km Deslocamento final – 31 km Total do dia: 477 km

Inédita no Sertões, a especial traz várias estradas de cascalho. Será rápida no início, porém, a partir do km 50, haverá trial pesado e estradas estreitas até o km 200, local do abastecimento. O percurso continua por uma serra e, nos últimos 30 km, apresenta algumas lombas altas, o que exigirá bastante atenção.


5ª etapa – 31/8 (quarta-feira) Costa Rica (MS) a Barra do Garças (MT) Deslocamento inicial – 87 km Especial – 527 km Deslocamento final – 23 km Total do dia: 637 km

Do Mato Grosso do Sul ao Mato Grosso, a quinta etapa traz evento promocional em Alcinópolis (MS). A especial será bastante dura, com estradas estreitas e arenosas. A cada 50 quilômetros, as características da prova irão mudar - e não haverá zonas longas de radar no extenso percurso. O preparo físico será primordial para cumprir o desgastante dia.

6ª etapa – 1/9 (quinta-feira) Barra do Garças (MT) a São Félix do Araguaia (MT) - 1ª parte Etapa Maratona 1 Deslocamento inicial – 67 km Especial – 523 km Deslocamento final – 92 km Total do dia: 682 km

Será a maior especial da história do Sertões e a parte inicial da primeira Etapa Maratona, na qual não é permitido auxílio mecânico externo aos pilotos. Longas retas, extremamente rápidas, e muitas deps (depressões causadas por poça seca) marcam o início do caminho, que fica bastante travado nos últimos 300 km. O final do dia terá muita areia, travessia de rios e uma travessia por balsa.

7ª etapa – 2/9 (sexta-feira) São Félix do Araguaia (MT) a Palmas (TO) - 2ª parte Etapa Maratona 1 Deslocamento inicial – 13 km Especial – 143 km Deslocamento final – 425 km Total do dia: 581 km

Após uma travessia de balsa pelo Rio Araguaia, os competidores descobrirão a Ilha do Bananal, local que conta com mais de 40 aldeias indígenas. É a menor especial do roteiro, mas que representa o final da primeira Etapa Maratona do Sertões 2022 – ou seja, os pilotos seguem sem contar com as equipes de apoio até o término da etapa. As características do local lembram a região do Jalapão, com piso arenoso. No deslocamento final até Palmas, será permitido transportar as motocicletas nos veículos de apoio.

Dia de descanso – 3/9 (sábado) Palmas (TO) O dia de descanso é obrigatório por questões de regulamentos internacionais pela quantidade de quilômetros rodados em sequência. 8ª etapa – 4/9 (domingo) Palmas (TO) a Mateiros (TO) - 1ª parte Etapa Maratona 2 Deslocamento inicial – 98 km Especial – 423 km Deslocamento final – 0km Total do dia: 521 km

Após o dia de descanso, a prova continua desafiadora com o início da segunda Etapa Maratona, que traz uma seleção das melhores trilhas da região do Jalapão. A maioria dos trechos com pontes de madeira ficou fora para evitar zonas de radar. A especial começa rápida, com piso de piçarra, mas logo em seguida vai para as areias – característica que predomina até o final. Haverá travessia do Rio Prata, muita areia e exigência na navegação.


9ª etapa – 5/9 (segunda-feira) Mateiros (TO) a Bom Jesus (PI) - 2ª parte Etapa Maratona 2 Deslocamento inicial – 0 km Especial – 409 km Deslocamento final – 101km Total do dia: 510 km

Etapa longa, que traz a parte final da segunda Etapa Maratona. O dia segue pelo mix das melhores trilhas do Jalapão, com direção ao Nordeste. Os últimos 80 km da especial são inéditos, ainda com muita areia. 10ª etapa – 6/9 (terça-Feira) Bom Jesus (PI) a Bom Jesus (PI) Deslocamento inicial – 0 km Especial – 329 km Deslocamento final – 0 km Total do dia: 329 km

Depois de dois dias em formato Maratona, as equipes de apoio permanecem em Bom Jesus (PI), tendo mais tempo para realizar a manutenção nos equipamentos. A especial terá roteiro em laço, começando pela bela região dos Cânions do Viana, muita “quebradeira” e terreno pesado de areia. Com apenas 2 km de deslocamentos, no final do dia, a etapa será marcada por muita navegação e quase 100% de trecho cronometrado.

11ª etapa – 7/9 (quarta-feira) Bom Jesus (PI) a Balsas (MA) Deslocamento inicial – 57 km Especial – 219 km Deslocamento final – 278 km Total do dia: 554 km

Apesar de já ter passado por Balsas em várias ocasiões, o Sertões reservou especial inédita para o trecho com direção à cidade maranhense. A especial começa com travessia de riacho e cenário de fazendas, na qual há predomínio do solo de piçarras. Haverá subida de serra, com um grande platô, onde o caminho começa a travar. Areia, muita navegação e médias velocidades também formam a especial apontada como uma das mais técnicas da edição 2022. 12ª etapa – 8/9 (quinta-feira) Balsas (MA) a Imperatriz (MA) Deslocamento inicial – 12 km Especial – 156 km Deslocamento final – 238 km Total do dia: 406 km

A especial inédita começa rápida e dentro de pequenas lavouras de soja. Entra em trecho de serra, com muitas subidas e descidas, e segue com a mesma característica até o final.

13ª etapa – 9/9 (sexta-feira) Imperatriz (MA) a Paragominas (PA) Deslocamento inicial – 35 km Especial – 358 km Deslocamento final – 70 km Total do dia: 463 km

Boa parte da especial será realizada em uma fazenda. O percurso será um dos mais travados do roteiro, mas dos mais bonitos também. Os primeiros 80 km sobem uma serra travada, misturando plantação de eucalipto com pastagens, e vão exigir muita navegação. Haverá deslocamentos pequenos para travessias de rodovias e pontos de altas velocidades, com passagens por vilas, até chegar no trecho mais travado do dia para acessar o Pará. 14ª etapa – 10/9 (sábado) Paragominas (PA) a Salinópolis (PA) Deslocamento inicial – 2 km Especial – 126 km Deslocamento final – 226 km Total do dia: 354 km

Apesar de ser o último dia, a especial será “de gente grande” e mistura terreno com areia e pedra. Passa por áreas agrícolas e trechos de matas e fica bastante técnica na parte final, que é muito bonita. As equipes de apoio aguardam para comemorar no fim da especial, e todos poderão aproveitar a paisagem paradisíaca no litoral do extremo norte do Brasil.


TOTAL DO PERCURSO: 7.202 km TOTAL DE ESPECIAIS: 4.378km

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