Entrevista Especial - Patrik Capila no 6Days
O piloto Patrik Capila é um dos destaques nacionais no Brasileiro de Enduro, cuja carreira tem sido marcada por vitórias e títulos nacionais, e neste ano ele foi novamente convocado para representar o Brasil no maior evento de enduro do planeta, o 6Days, juntamente com Bruno Crivilin, Vinícius Calafati e Joaquim Neto. Ele vai competir com o apoio da Dyva Racing, que segundo ele, tornou essa participação possível.
Junto com os companheiros, Capila está na Europa se preparando para este grande desafio, que neste ano acontece na Espanha, na região da Galiza, entre os dias 14 a 19 de outubro. Dando continuidade à série "Brasil no Six Days", e depois de conversamos com Crivilin e Fernando Silvestre, chefe da equipe, batemos um papo com Capila, que se prepara para a sua segunda participação na prova.
da - Como foi receber novamente a convocação para o Six Days?
É sempre gratificante, e receber novamente essa convocação pe um prazer. Recebi o convite com muita alegria, afinal de conta você sente que o Brasil está acreditando no nosso trabalho, e agora é representar o País da melhor forma, vamos dar o nosso melhor.
da - Você já participou de duas edições do Six Days, então, qual foi a mais marcante das edições anteriores?
Eu participei da prova no Chile e depois na Itália. em 2018 e 2021 respectivamente, e penso que a primeira vez sempre é mais marcante, que as primeiras provas internacionais a gente nunca esquece. Eu estava andando muito bem, estava em forma e era tudo novo. Então a gente aprende muito nessas provas, e acredito que a que mais me marcou foi a edição no Chile.
da - Deu tempo para se preparar para a prova, já que a convocação ocorreu semanas antes da sua realização?
Sim. Na verdade fizemos um bom trabalho no Brasileiro de Enduro, para estar prepara sempre. E quando recebemos o convite para representar o País no 6Days, a gente treinou um pouco mais, e dedicamos mais tempo sobre a moto. São oito ou novo horas de prova todos os dias, é bem cansativo, então precisamos estar preparados para esta prova.
da - O Six Days 2024 acontece na Espanha, na região da Galiza? Conhece o local?
Isso mesmo, a prova acontece na região de Santiago de Compostela, e tive a oportunidade andar nesta região em uma etapa do Mundial uma vez. É uma região com bastante pedra, mas é uma região que me agrada muito em andar. Vão ser especiais bem técnicnas, com percursos bem rápidos, então acho que vai ser muito bom competir nesta região.
da - Qual motocicleta você utilizar no 6Days? Quando vai ter o primeiro contato com a motocicleta?
Eu vou estar correndo com a KTM 350 2024. É uma moto que eu tive contato já na Itália na semana passada treinando, e é uma moto que tenho também no Brasil. Então me agrada muito e acertamos a moto bem antes. É uma moto muito rápida e dócil, que eu gosto de andar, então acjo que vai ajudar bastante na prova.
da - Você tem como companheiros de equipe, o Bruno Crivilin, Vinícius Calafat e o Joaquim Neto. Como é ter eles como companheiros?
Éum time muito bom, e estamos contando com um dos melhores reusltados do Brasil até hoje. Treinamos juntos em Belo Horizonte, e sabemos como um e o outro anda, e estar unido é muito importante. Como disse, vamos dar o nosso melhor para conquistar o melhor resultado do Brasil. Todos são bem rápidos, e penso que é uma das melhores equipes que já tivemos, assim como a estrutura.
da - E qual a sua expectativa para a prova?
A minha expectativa é a melhor. Nos preparamos bem para isso. São terrenos que eu gosto de andar, são terrenos mais lisos, com a chuva, e está chovendo muito aqui. E acredito que vamos ter um bom resultado, independente do clima, se estiver seco ou não. O mais importante é saír do 6Days com o melhor resutlado possível e com segurança.
Comments