top of page

Editorial - Temporada inesquecível!

Atualizado: há 13 horas

ree

Estamos no final de 2025 e podemos considerar que a temporada foi inesquecível para as competições! Os campeonatos nacionais foram acima das expectativas, com sucesso em todas as modalidades, grandes eventos e batalhas pelos títulos brasileiros. Organizadores, patrocinadores, equipes e pilotos foram impecáveis em suas funções, mostrando muito profissionalismo e dedicação. No Brasileiro de Motocross, o MX1 GP Brasil Sportbay, não faltaram emoções e decisões de títulos ao final da temporada, sinalizando que a cada ano as disputas serão mais intensas e emocionantes.


No Arena Cross, outra final eletrizante, com um resultado na categoria Pró pra lá de dramático, com direito a quedas dos dois protagonistas ao título, o brasileiro Enzo Lopes e o escocês Dean Wilson, e moto danificada que mesmo assim garantiu o campeonato para a Honda. A última bateria da categoria testou o limite cardíaco de todos, com a indefinição até a última volta do resultado. Foi uma das provas mais impressionantes dos últimos anos no campeonato.


No Brasileiro de Rally, outro campeonato intenso, com a Honda e a Yamaha disputando a cada etapa a liderança e a conquista do título na principal categoria. E, ao final da competição, coroado o "estreante" na Yamaha, Gabriel "Tomate" Soares, mesmo não tendo um bom resultado na prova mais dura do calendário, o Sertões, que foi vencida pelo experiente espanhol da HRC, Tosha Schareina, um destaque no Mundial de Rally e no Dakar. Outro destaque foi a presença por completo do supercampeão de enduro Bruno Crivilin, que chegou a liderar o campeonato.


Já no Nacional de Enduro, a Honda não deu chances aos adversários e foi soberana em toda a temporada, com todos os seus pilotos com o título em mãos. Lembrando que a última etapa, em Patrocínio (MG), foi válida pelo Latino-americano de Enduro, com os brasileiros Bruno Crivilin e Bárbara Neves no topo do pódio. Novamente, o campeonato nacional de enduro mostrou que continua com muito prestígio, trazendo novidades nesta temporada, como a transferência de Crivilin para outra categoria e com nova motocicleta, uma Honda 450cc, e mesmo assim, levando o título da categoria. Outro destaque nesta final do Brasileiro foi a presença do campeão do motocross e Arena Cross, Bernardo Tibúrcio, que garantiu vitórias na prova, mesmo sem participar de toda a temporada!


E, claro, não podemos esquecer de mais uma grande atuação da equipe brasileira no Motocross das Nações, que neste ano aconteceu nos Estados Unidos, no circuito de Ironman. Bernardo Tibúrcio, Enzo Lopes e Fábio Santos voltaram a representar o Brasil na prova e superaram o histórico resultado da edição passada, finalizando a edição deste ano na 12ª posição, ressaltando que Fabinho participou da prova com o ombro lesionado e chegou a fazer uma largada incrível (em segundo lugar) em uma das baterias!


Realmente a temporada 2025 foi incrível, e os nossos campeonatos nacionais continuam impressionando, inclusive lá fora, com pilotos estrangeiros que participam em nossos eventos elogiando os eventos brasileiros, colocando-os acima de campeonatos nacionais de prestígio de outros países. Nos últimos anos, os campeonatos brasileiros contam com a presença de campeões de outros países, como o escocês Dean Wilson, o português Paulo Alberto, os espanhóis Carlos Campano e Tosha Schareina e o francês Stephen Rubini entre outros, sinalizando o prestígio e a boa organização dos nossos eventos.


Então, acredito que estamos no caminho certo, com a Confederação Brasileira de Motociclismo em um grande momento, os promotores se profissionalizando cada vez mais e realizando grandes eventos, as empresas investindo nos campeonatos, as equipes devidamente estruturadas e com os pilotos cada vez mais rápidos e competitivos. A Sportbay TV também fez um grande trabalho na transmissão de grandes eventos nacionais, como o Brasileiro de Motocross, Arena Cross entre outros.


E para fechar com chave de ouro, a Yamaha contratou o jovem campeão brasileiro, Bernardo Tibúrcio, para competir no Campeonato Europeu de Motocross (e espanhol também) na nova equipe 115 M78 Yamaha Racing, com a coordenação do supercampeão espanhol e brasileiro (e campeão mundial MX3), Carlos Campano. E esse projeto sinaliza que o próximo passo deve ser o Mundial. Vamos ter outro brasileiro buscando carreira internacional!


E a próxima temporada promete ainda mais, mantendo a batalha entre as grandes marcas e pilotos em todos os campeonatos, a chegada de outro destaque mundial, o holandês Glenn Coldenhoff pela Yamaha, terceiro colocado no Mundial deste ano, e a presença de Tibúrcio na Europa. Que a evolução continue no próximo ano!


Foto Rodrigo Junior




 
 
 
PRO TORK.jpg
image (57).jpg
capa_bike_282.png
capa_guia_bike_2024.png
POST REDE SOCIAL.png
ConjuntoSPrint.gif
unnamed.jpg
unnamed (1).jpg
WhatsApp Image 2024-03-26 at 19.51.04.jpeg
unnamed.jpg
1200x1200.jpg
bottom of page