Destaque - Lorenzo Ricken
- DirtAction
- há 5 minutos
- 3 min de leitura

O piloto catarinense já coleciona títulos estaduais e nacionais, como o bicampeonato catarinense de 50cc e 65cc, os campeonatos brasileiros de motocross de 50cc (2022) e 65cc (2024), o Arena Cross na 50cc (2022) e na 65cc (2024) e, nesta temporada, novamente o título do Arena Cross na 65cc.
Ele também participou em provas internacionais na pré-temporada passada, tanto no Mini O's como nas classificatórias do Loretta Lynn's, conquistando grandes resultados. E fechando 2025 com chave de ouro, participou no Latino-americano de Minicross no Uruguai e venceu na categoria 85cc. Acompanhe a seguir entrevista com essa grande promessa do motocross nacional.
DA – Você conquistou novamente o título do Arena Cross na 65cc neste ano. Como foi a temporada? Quais foram as suas maiores dificuldades no campeonato?
LORENZO – Como este ano eu vim com o “plate” número 1, já teve um peso maior. Fiz uma ótima temporada, gosto muito dessa modalidade. Estava preparado e muito feliz em todas as provas. De um ano para o outro, os pilotos evoluem e sobem o nível. Eu sabia que estava competindo contra bons pilotos e isso me motivou a treinar cada vez mais.
Você venceu todas as provas do Arena Cross, sinal de que você se sentiu muito confortável no campeonato. Como explica esse domínio?
Preparo físico, preparo mental e muito treino. Essa foi a receita, estava confiante, muito feliz e me diverti muito.
O que achou do campeonato Arena Cross deste ano? O que achou das pistas do campeonato e qual foi a mais difícil?
O Arena Cross como sempre dá um show na preparação das pistas, gostei de todas. A que mais gostei foi a de Jundiaí (SP), onde pude encaixar muitos saltos, foi animal. A mais difícil foi a da última etapa, no Parque Villa-Lobos (São Paulo-SP), a pista estava bem técnica e com poucos encaixes para a 65cc.
Você foi campeão brasileiro da 65cc em 2024, mas nesta temporada ficou de fora de boa parte das etapas e finalizou o campeonato na 12ª posição, na mesma categoria. Por que ficou de fora dessas etapas?
Nesta temporada no Brasileiro de Motocross, nossa família e o meu treinador optamos por subir de categoria, deixando a 65cc e competindo somente na 85cc. Mas nas últimas duas etapas, me deu vontade de disputar de novo, como minha despedida da 65cc, e fui muito bem.

Na próxima temporada você disputará o título do Brasileiro na 65cc ou pretende se transferir para a 85cc?
Tenho idade para andar na 65cc, mas não é meu foco. A partir de agora, vou andar apenas 85cc.
Você representou o Brasil na Copa Latino-Americana de Minicross, no Uruguai, e venceu na categoria 85cc. Como foi a prova?
É sempre muito legal competir no Minicross. Toda a organização do Latino-Americano e, com a supervisão da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), tudo ficou impecável: pista legal, terreno arenoso e técnico. A única dificuldade mesmo foi a condição da pista, por causa da grande quantidade de chuva que caiu naqueles dias.
Quais foram os seus patrocinadores para esta temporada?
Em 2025, estiveram comigo esses parceiros que vou levar também para a próxima temporada: Power Husky, Circuit, Dropmud, Aprovale Associação Veiculara, MRPro, Durag, Zombie, Goldentyre, Infected Grafix, Colégio Radiar, Lurk e Santo Forte.
O que pretende fazer na pré-temporada? Existe a intenção de competir no exterior?
Nosso foco já está em 2026. Estamos em preparação para a próxima temporada e temos um projeto em andamento para competir em outros países. Diferente de 2025, quando optei por não competir fora do Brasil.
Fotos Lucas Mendes







.png)






.jpg)



Comentários