• DirtAction

Dakar - Benavides vence 5a.etapa e assume liderança


Kevin Benavides/Honda - Foto Frédéric Le Flouch/DPPI Dakar

A 5ª etapa aconteceu entre Riyadh e Buraydah, com percurso de 625km e especial de 419km. A vitória neste dia foi do piloto da Honda, Kevin Benavides, com seu companheiro de equipe José Ignácio em segundo, Toby Price da KTM em terceiro, Lorenzo Santolino da Sherco em quarto e fechando os cinco primeiros, Sam Sunderland da KTM.


O atual campeão, Ricky Brabec da Honda foi 12o.colocado, sendo que depois desta quinta etapa, o líder é Benavides com uma vantagem de mais de dois minutos para Xavier Soultrait da Husqvarna, segundo colocado, seguido por José Ignácio, Price e Sunderland, que está mais de seis minutos atrás do líder. Está difícil prever quem pode levar o título desta temporada, tamanho a variedade de vencedores nessas primeiras etapas.


Na categoria UTV, ontem a vitória foi dos poloneses Aron Domzala e Maciej Marton, da equipe Monster Energy Can-Am. A festa dos poloneses na etapa ficou ainda mais completa com o 2º lugar da dupla Michal Goczal e Szymon Gospodarczyk, que também competem com Can-Am.


A dupla chilena Francisco “Chaleco” Lopez e Juan Pablo Vinagre da South Racing Can-Am lutou até o final para chegar à frente de Jones e Gugelmin, fechando apenas 1seg atrás dos adversários. Apesar disso, os chilenos seguem na liderança da geral com o tempo acumulado de 16h38min57seg.


Entre os brasileiros, a quarta-feira foi de outro bom resultado para o navegador Gustavo Gugelmin, campeão do Dakar em 2018, que atualmente compete em dupla com o piloto americano Austin Jones, também na equipe Monster Energy Can-Am. Eles fecharam o dia na 3ª colocação, apenas 4 segundos atrás dos vice-líderes. Com o resultado, seguem na 3ª colocação também na classificação acumulada do Dakar.


O piloto campeão do Dakar em 2018, Reinaldo Varela e o navegador Maykel Justo estão na 8ª colocação geral após terminarem a quarta etapa em 14º lugar. A dupla teve dois pneus furados no trecho especial desta quarta-feira.


E nesta quinta etapa, a vitória ficou nas mãos dos líderes, Francisco e Juan, com a dupla Khalifa Attiyuah e Paolo Ceci em segundo e Austin e Gugelmin em terceiro, mantendo a mesma posição na geral.



Chaleco e Juan - Foto: MCH Photography


Provas restantes


8/1 6ª etapa: Buraydah/Ha'Il (655km/SS: 485km)

9/1 Descanso

10/1 7ª etapa: Ha'Il/Sakaka (SS: 371/etapa Maratona)

11/1 8ª etapa: Sakaka/Neom (709km/SS: 375km)

12/1 9ª etapa: Neom/Neom (579km/SS: 465km)

13/1 10ª etapa: Neom/AlUla (583km/SS: 342km)

14/1 11ª etapa: AlUla/Yanbu (557km/SS: 511km)

15/1 12ª etapa: Yanbu/Jeddah (452km/SS: 225km)


















REVISTA DIRT ACTION

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram